Conass e Conasems enviam contribuições para aprimorar o processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil

As recomendações da Anvisa não possuem caráter mandatório e visam um cuidado adicional para o início da imunização dessa faixa etária no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, no dia de hoje, 12/01, contribuições enviadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em atenção à reunião ocorrida no dia 06/01, para aprimorar as recomendações feitas pela Agência para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19.

No documento, foram apresentadas sugestões ao Comunicado nº 01, de 16 de dezembro de 2021, considerando a necessidade de garantir que a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos aconteça de forma equânime em todos os municípios do país, de acordo com suas particularidades.

A Anvisa entende que podem existir assimetrias que demandem ajustes de determinadas recomendações, com o objetivo primordial de avançarmos na imunização desse público mantendo-se todos os cuidados necessários à inclusão dessa faixa etária na operacionalização da vacinação no Brasil. Nesse sentido, as recomendações são passíveis de ajustes por parte dos estados e municípios.

Destaca-se que as referidas recomendações tiveram por objetivo orientar o Programa Nacional de Imunização no uso da vacina em crianças, a fim de que todos os esforços sejam empreendidos para evitar erros na administração das vacinas, sendo uma forma eficiente de evitar grande parte dos eventos adversos. No entanto, destaca-se que tais considerações não possuem caráter mandatório e foram emitidas pela Agência para que seja imprimido um cuidado adicional para o início da imunização das crianças no Brasil.

Existem peculiaridades locais que precisam ser analisadas e levadas em consideração na implementação do processo de vacinação com a devida segurança, mas sem inviabilizar a imunização das crianças.

Por fim, a Agência reitera que o objetivo é comum a todos: garantir uma vacinação segura para todas as crianças do Brasil. A Anvisa, o Conass e o Conasems permanecerão em diálogo para o avanço na campanha vacinal e no controle da pandemia de Covid-19.

Fonte: Anvisa