Conass e Google oficializam acordo de cooperação

Parceria tem como objetivo potencializar o enfrentamento da pandemia de Covid-19

Os gestores estaduais do Sistema Único de Saúde (SUS), em Assembleia do Conass realizada na quarta-feira (23), receberam o diretor de Políticas Públicas da Google, Marcelo Lacerda, e o líder de ações governamentais no Brasil da Google, Cássio Brandão, que apresentaram os objetivos da cooperação entre as instituições.

Lacerda explicou que a Google busca reunir esforços com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) para apoiar a sociedade e as empresas para prevenção da Covid-19, enfrentamento da pandemia e retomada pós pandemia. As ações estão calcadas nos eixos: Reformulação de Experiências –, com base em informações seguras e confiáveis, onde os usuários encontram as principais notícias nacionais e regionais, estatísticas, painel de conhecimento sobre a doença e informações oficiais; Sala de Aula –, promovendo ações de educação por meio de produção de vídeos educativos e de treinamentos para professores para auxiliar sua adaptação às aulas virtuais; e Filantropia –, com apoio e diversas iniciativas junto à organizações não governamentais para auxílio aos mais vulneráveis, ações junto aos profissionais de saúde, além de doação de créditos de Google Ad para agências governamentais para mídia gratuita e comunicação mais eficiente.

“Queremos somar aos esforços das SES junto ao seu público a fim de dar visibilidade às ações, alavancando o alcance que esse tipo de plataforma de publicidade pode alcançar e contribuir de maneira significativa para os esforços do Conass”, destacou.

O vice-presidente do Conass, secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, agradeceu e citou ações e outras parcerias que o Conselho vem estabelecendo para apoiar as ações dos estados no enfrentamento à pandemia. Além da parceria com a Google, o Conass também firmou com a Uber, com a organização internacional Vital Strategies, com a Associação de Cartórios Civis (Arpen-Brasil), com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e com o Observatório Covid-19 (da Fiocruz).

No âmbito da comunicação, o Conass é fonte de dados oficiais da Covid-19 no Brasil junto a emissoras de comunicação brasileiras como a Band e o SBT, e internacionais, como a BBC e El País, conforme explicou Alexandrino. “A primeira ação de apoio foi do YouTube, que ofereceu uma oficina exclusiva para as assessorias de comunicação, evento que contamos com convidados como a Natália Pasternak. Também estamos em tratativas com o Google Cloud, para a área de ciência de dados e inteligência artificial e hoje recebemos o Marcelo Lacerda, que apresentará as ações de apoio do Google Ads, empresa de marketing da corporação”.

O gerente de Comunicação do Conass, Marcus Carvalho, reiterou que as ações são de grande relevância para as Assessorias de Comunicação das SES, que estão trabalhando diuturnamente para promover ações de comunicação e atender às demandas da imprensa. “Convocaremos para os próximos dias a Câmara Técnica de Comunicação em Saúde e definiremos os critérios de distribuição dos recursos do Google Ad, além de estabeleceremos os fluxos de trabalho”, pontuou.

Carvalho falou ainda da importância de uma comunicação ostensiva para o enfrentamento da pandemia, incluindo a geração de dados, cujos desafios requerem parcerias como a estabelecida com a Google, para informar a sociedade com clareza e objetividade e promover o enfrentamento das fake News. Ele também enalteceu a parceria com a equipe de Comunicação do Conasems, que ativa a rede de comunicadores municipais.

O presidente do Conass, Lula Lula, disse que a Google é uma parceira mundialmente reconhecida, que alcança todas as faixas etárias na produção e disseminar conhecimento e combater fake News. “Vivemos duas pandemias – a do Coronavírus e a da ignorância. Por isso é necessária a estruturação do espaço na internet em torno de informações confiáveis, sem podar a livre circulação de ideias, mas atentos às informações corretas e de fontes confiáveis”, ressaltou.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000