Conass e SGTES alinham prioridades para Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Isabela Cardoso, esteve hoje (12), no Conass, para conhecer as propostas do Conselho para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos em um momento em que precisamos conhecer e saber sobre o trabalho dos nossos parceiros, para que nossas ações sejam cada vez mais conjuntas em prol de uma saúde melhor”, disse a secretária.

Para ela, a área de atenção ao trabalhador da saúde, quando se trata de gestão, educação permanente, política de educação em saúde e residências, abrange grandes responsabilidades que precisam ser revistas. “Temos um compromisso com os trabalhadores do SUS, pois eles são os executores das políticas de saúde e garantem a qualidade dos serviços prestados à sociedade brasileira”, destacou.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, observou que, com essa parceria, as políticas públicas promovidas para integrar os setores de saúde e educação com as instituições formadoras de profissionais atuantes na área da saúde, serão consolidadas.  “Queremos que os planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação em saúde estejam bem integrados às demais áreas do Ministério da Saúde e caminhem no mesmo sentido”, falou.

Para o assessor técnico e coordenador da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Conass (CTGTES), Haroldo Pontes, essa sinergia servirá para estimular as estratégias de educação permanente e de formação de recursos humanos.

Segundo ele, a iniciativa do Conass –  Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública,  potencializa as ações fundamentais para melhorar a qualidade e a organização desta área, que é a Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública.  “É preciso aprofundar, em parceria com o Ministério da Saúde, a organização dessa rede e realizar as atividades utilizando as plataformas em que elas operam”, reforçou.

Outros assuntos debatidos foram as residências médicas, residência multiprofissional, o Piso da Enfermagem e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que tem o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000