Conass Informa n. 254/2020 – Conass lança Painel de Monitoramento de Habilitações de Leitos SRAG/UTI Covid-19

O Conass lançou nesta sexta-feira (05), o Painel de Monitoramento de Habilitações de Leitos SRAG/UTI Covid-19. O objetivo da ferramenta é suprir o pleito dos secretários de saúde que enfrentam a morosidade das informações demandadas pelo nível

Painel será atualizado a cada nova habilitação feita pelo Ministério da Saúde

federal.

A iniciativa permite aos gestores e equipes técnicas acompanharem em tempo hábil, a quantidade de leitos habilitados no seu estado e os recursos disponibilizados para até 90 dias, possibilitando assim, o monitoramento do cenário dos leitos de UTI-Covid de forma simples e direta no seu estado e também nos demais.

O acesso rápido a essas informações é fundamental uma vez que elas têm impacto direto na implantação de políticas de saúde e nas tomadas de decisão dos gestores.

Na habilitação de leitos estão vinculados recursos financeiros federais importantes na garantia dos compromissos estipulados pelos gestores nos planos de contingências estaduais. “A implantação dos leitos de UTI demanda grande somas de recursos financeiros e onera de sobremaneira os tesouros estaduais até sua habilitação, além disso, com a habilitação se promove a ampliação da rede com novos leitos para a melhoria no atendimento de casos internados com Covid-19 de maior gravidade. Esta é uma iniciativa de extrema relevância no atual cenário”, salientou Eliana Dourado, assessora e coordenadora da área técnica do Conass que representa os estados nesse tema.

O painel será atualizado a cada nova habilitação feita pelo Ministério da Saúde.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000