Conass Informa n. 300 – Conass, Conasems e Opas/OMS lançam Guia para Operacionalização de Centro de Operações de Emergência em Saúde

Elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o Guia Orientações para Operacionalização de Centros de Operações de Emergência e Saúde Pública pelo Sistema Único de Saúde, é um documento feito para apoiar os gestores e profissionais de saúde do SUS a organizar respostas rápidas à emergências de saúde pública.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) é uma estrutura organizacional temporária que tem como objetivo promover a resposta coordenada de emergências inusitadas por meio da articulação e da integração dos atores envolvidos.

O objetivo do documento é nortear esses profissionais da saúde diante de emergências em saúde pública, que podem ser epidemiológicas (surtos e epidemias), por desastres ou desassistência à população. Ele orienta gestores e técnicos que estejam à frente da resposta à emergência nos estados e municípios e, com isso, ampliar as ações de preparação e resposta às futuras emergências.

Além disso, o Guia disponibilizará informações de como as equipes responsáveis pela resposta às emergências devem mobilizar um Centro de Operações de Emergência em Saúde e como  devem se organizar nos processos de trabalho e promover a melhor resposta ao evento em seus territórios para mitigar as consequências na saúde da população.

Acesse o documento.