Estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os acidentes de trânsito no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas por ano e deixam mais de 300 mil pessoas com lesões graves. De acordo com esse estudo, os acidentes em rodovias custam à sociedade brasileira cerca de R$ 40 bilhões por ano, enquanto os acidentes nas áreas urbanas, em torno de R$ 10 bilhões, sendo que o custo relativo à perda de produção responde pela maior fatia desses valores, seguido pelos custos hospitalares.
Nesse contexto, torna-se fundamental a implementação de políticas públicas voltadas à prevenção e à redução de acidentes de trânsito e ao combate à morbimortalidade no trânsito.
Mas, para isso, é necessária a ação integrada de governos e sociedade. A conscientização e a mobilização social são o pressuposto básico para que os problemas sejam devidamente enfrentados.
E é exatamente sobre essa importante questão que o Conass Documenta 45 se debruça: o Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito (e-Transitar).
A publicação é fruto do projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito (e-Transitar), desenvolvido pelo Conass em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Lançado em 2019, esse projeto teve como objetivo apoiar as SES na elaboração de Planos de Ação para o enfrentamento da morbimortalidade por acidentes de trânsito, além de potencializar os instrumentos de gestão, propiciando mais eficiência na gestão dos agravos e das situações vinculadas aos acidentes de trânsito.
Aderiram ao projeto secretarias estaduais de saúde das 5 regiões do Brasil, com a participação dos seguintes estados: Acre, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Cabe ressaltar que a população desses estados representa atualmente 65% da população brasileira.
O projeto e-Transitar possibilitou a organização de uma rede de cooperação entre as SES, com o consequente desenvolvimento de pautas estaduais propiciando a ampliação da temática no âmbito dos Planos Estaduais de Saúde, promovendo o apoio à capacitação das equipes gestoras estaduais e a ampliação da articulação intersetorial com o foco na Promoção da Saúde.
A síntese desse projeto resultou no Conass Documenta 45, que traz o registro de 13 experiências estaduais que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos estados, possibilitando a ampliação de um conjunto de ações estratégicas, com articulação intersetorial, de modo a melhor atuar no enfrentamento da morbimortalidade por acidentes de trânsito.
—
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000