Conass lança livro sobre o trabalho e educação na saúde em tempos de pandemia

As experiências dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Enfrentamento da Covid-19 é o pano de fundo do Conass documenta 47, que traz 15 artigos distribuídos em cinco eixos que retratam as várias facetas e as especificidades do trabalho na saúde.

O livro compartilha experiências na forma de relatos que trazem à tona os desafios enfrentados pelos trabalhadores do SUS, bem como as soluções encontradas para lidar com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

Além disso, aborda a importância da educação como ferramenta fundamental para a gestão do trabalho e destaca a necessidade de fomentar a capacitação dos profissionais da saúde.

Mostra Nacional

A publicação é fruto da Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Tempos de Pandemia, realizada pelo Conass, em 2021, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A Mostra teve como objetivo identificar, incentivar e premiar as experiências em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no âmbito do SUS para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, implementadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde no período de março de 2020 a junho de 2021. A iniciativa contou com a participação de gestores, técnicos e trabalhadores de saúde.

Eixos temáticos

Os 15 artigos do Conass documenta 47 conduzem o leitor ao longo dos seguintes eixos temáticos:

  • Valorização e humanização do trabalho e dos trabalhadores da saúde;
  • Saúde e segurança dos trabalhadores do sus;
  •  Ações de educação permanente em saúde;
  •  Planejamento da força de trabalho em saúde;
  • Comunicação e informação da situação de saúde e ações de cuidado dos trabalhadores.

Para Haroldo Pontes, organizador do livro e assessor técnico do Conass, a publicação é uma coletânea de experiências e aprendizados que podem ser utilizadas para o aprimoramento da gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito do SUS.

Pontes destaca também o caráter inspirador da publicação. “O Conass documenta 47 tem algo que o diferencia. Ele traz um conjunto de estudos de caso em um dos mais duros períodos vividos pela nossa geração. Tivemos dificuldades, sequelas e incertezas. Além de tudo isso, tivemos que reagir e reagir muito fortemente. Resiliência é a palavra que representa os trabalhadores do SUS e isso está muito bem representado nessa coletânea de experiências inspiradoras”, analisou. 

Clique aqui para fazer o download do Conass documenta 47

 

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000