Conass lança Portal da Rede Colaborativa de Escolas Estaduais de Saúde Pública

 

O Conass lança, nesta terça-feira (07), às 15h, o Portal da Redecoesp – Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública, que foi criado com o intuito de promover o fluxo de informações entre as Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP), Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e demais atores que compõe a área de Gestão da Educação na Saúde no Brasil.

O lançamento ocorrerá na reunião virtual da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Conass. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Conselho no Youtube. Além dos membros da Câmara Técnica, a reunião contará com a participação de convidados de instituições parceiras.

O Portal Redecoesp conta com uma estrutura com três ambientes virtuais:

  • O diretório das Escolas Estaduais de Saúde Pública, que traz informações detalhadas sobre as escolas, como endereço, contatos, redes sociais, atividades desenvolvidas e cursos ofertados.
  • A biblioteca de gestão da educação na saúde, que oferece um acervo de documentos como planos estaduais de educação permanente, políticas e programas, além de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito acadêmico das Escolas de Saúde Pública.
  • Além do diretório e da biblioteca, que são de acesso público, o portal conta também com uma ferramenta de interação online entre as escolas. Essa ferramenta está disponível somente aos membros da rede e será acessada por meio do uso de senha.

A Redecoesp conta com vinte EESP e é coordenada pelo Conass, com o apoio de uma Secretaria Executiva composta por representantes de sete escolas que integram a rede.

 

 

Formação e capacitação da força de trabalho do SUS

A Constituição Federal aponta a participação dos entes federativos, em seus respectivos âmbitos administrativos, na formulação e execução da política de formação e capacitação dos trabalhadores da saúde.

As EESP, vinculadas às Secretarias Estaduais de Saúde, cumprem esse papel, como elementos essenciais na execução da política de educação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).

As EESP têm a missão de produzir, disseminar conhecimento, fomentar a capacitação permanente e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores da saúde.

Fortalecimento das Escolas de Saúde Pública

O Conass, por meio da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde tem o propósito de promover o fortalecimento da Gestão da Educação na Saúde no âmbito das SES.

Em 2018, na área de Gestão da Educação, apoiou essas secretarias na elaboração dos Planos Estaduais de Educação Permanente. Na área de Gestão do Trabalho, apoiou a elaboração e a aplicação de um levantamento sobre a situação das SES e a construção de uma agenda de prioridades.

Em 2019, foi dado o primeiro passo para a integração, o fortalecimento e a ampliação das ações desenvolvidas pelas EESP nos cenários estaduais e nacional.

“Em 2019, foi organizado um encontro, na sede do Conass, em Brasília, com as áreas de gestão das SES e das EESP. Nesse encontro as escolas interagiram e trocaram experiências sobre as atividades que desenvolviam. Até então não havia um espaço de interlocução entre elas. Em um segundo encontro foram elaboradas propostas de ação. Esse trabalho fez com que praticamente dobrasse o número de escolas de saúde pública no Brasil, passando de 12, em 2016, para 20, em 2022”, contou Haroldo Pontes, assessor técnico do Conass e coordenador da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Todo esse trabalho resultou na criação da Redecoesp, que tem como objetivo promover o fortalecimento dessas instituições, além de fomentar a integração, a interlocução e troca de experiências entre as escolas. A Redecoesp nasce com a missão de fortalecer o SUS por meio da capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores da saúde.

Um dos desafios dessa rede é desenvolver uma cultura de compartilhamento, articulação, interlocução e elaboração de projetos comuns entre as escolas e as áreas de gestão da educação das SES.

“A Redecoesp é a síntese de todo o processo que vem sendo coordenado pelo Conass, ao longo dos últimos seis anos e se constitui como instrumento para elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas de gestão do trabalho e educação na saúde”, ressaltou Haroldo Pontes.

 

 

Educação na Saúde

Quais as especificidades das escolas de saúde pública? Para o coordenador da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o diferencial dessas escolas está basicamente na priorização da educação permanente e na metodologia voltada para a educação de adultos que já estão inseridos em um ambiente profissional.

“A educação permanente trabalha com uma metodologia e uma didática diferenciada, que não necessariamente ocorre por meio de um curso, muitas vezes ocorre no cotidiano de trabalho. E aí está uma grande oportunidade: transformar o cotidiano de trabalho em aprendizagem”, enfatiza Haroldo Pontes.

As escolas que compõem a Redecoesp oferecem um leque de cursos e capacitações divididos em nove eixos:

  • Pós-graduação lato sensu (especialização)
  • Cursos de aperfeiçoamento
  • Cursos técnicos
  • Programas de residências
  • Estratégias de educação permanente
  • Regulação de campos de práticas e/ou estágios
  • Estratégias de integração ensino-serviço
  • Estratégias de produção e disseminação de conhecimento
  • Ações de educação a distância.

Além da oferta de capacitações aos servidores do SUS, algumas escolas oferecem também programas de extensão presenciais e online à comunidade local.

 

Acompanhe a transmissão ao vivo, no dia 07 de junho, às 15h, clicando no link abaixo:

 


Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000