Conass participa de atividades internacionais em Portugal

O coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino, esteve em Lisboa, de 14 a 16 de fevereiro, onde participou de uma série de compromissos. A organização de um seminário sobre Cuidados de Saúde Primários (CSP) no universo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), possivelmente em outubro de 2024, foi um deles.

A ideia é que o evento inclua temas como Saúde Única e suas interfaces com os cuidados primários, a importância do diagnóstico da situação de saúde nas comunidades de modo a subsidiar projetos de intervenção, com vistas a fazer face aos seus principais problemas de saúde identificados a partir da utilização de instrumentos simples e de fácil execução.

O encontro será realizado pela CPLP e com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pretende-se ainda, ter a participação da União de Parlamentares dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), de modo a influenciar nas discussões sobre o orçamento da saúde nos Estados-Membros, com o objetivo de destinar recursos para o fortalecimento dos cuidados de saúde primários e para os objetivos do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP.

Na reunião também foi discutida a possibilidade de disseminar, na página da CPLP, a produção bibliográfica do Conass.

Já na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, instituição pertencente à Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, Cupertino proferiu palestra sobre cuidados de reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do caso do Centro de Reabilitação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo de Goiânia.  Participaram professores e pesquisadores da escola e do hospital de reabilitação que funciona no mesmo ambiente.

Assessoria de Comunicação do Conass