Uma série de agendas com instituições internacionais também faz parte da missão do Conselho, em Portugal
Em Lisboa para cumprir uma série de compromissos internacionais, o coordenador técnico do Conass e assessor para Relações Internacionais, Fernando Cupertino, participou nesta manhã, do seminário “Juventude, igualdade de gênero, digitalização e desenvolvimento sustentável: desafios para o futuro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”. O evento faz parte das celebrações pelo Dia Mundial da Língua Portuguesa com os Observadores Consultivos da CPLP, comemorado no último dia 05 de maio.
Cupertino, que coordena a Comissão temática da Saúde da CPLP, afirmou que a comissão está preparando, para este ano, a realização de um seminário sobre cuidados de saúde primários no universo dos países de língua portuguesa.
Ele apresentou ainda, a biblioteca digital do Conass e observou que, na perspectiva da importância da língua portuguesa, ela atua na produção e disseminação do conhecimento na área da saúde, tendo seu foco alargado sobre os determinantes sociais da saúde. “Com isso temos a perspectiva de criar evidências próprias aos nossos países e não apenas importar aquelas citadas em artigos científicos, especialmente do hemisfério norte, mais precisamente dos Estados Unidos”, disse.
Cupertino citou ainda a Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (LEIASS), que o Conass possui em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT) e observou que ela contempla um panorama variado de temas sobre diferentes questões que vão desde os desafios atuais até as desigualdades que os países de língua portuguesa enfrentam e que se refletem no mundo da saúde. “Nosso objetivo é ampliar os intercâmbios e a cooperação entre as instituições dos nossos países, além de partilhar e difundir esse conhecimento no âmbito de todos os que entendem o nosso idioma”, concluiu.
Nos próximos dias, o coordenador técnico do Conass terá uma agenda extensa que contemplará reuniões com autoridades de várias instituições, como IHMT, a CPLP, a Fundação Gulbenkian, além de um encontro com a ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins.
Cupertino também já se reuniu com o professore do IHMT, Tiago Correia, para discutir a participação do Conass no WHO Collaborating Center for Health Workforce Policies and Planning.
—
Assessoria de Comunicação do Conass