Começou hoje (26), em Brasília, o I Seminário Nacional do Projeto Nós na Rede. O evento promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com Fiocruz Brasília, marca o lançamento e a formação de um projeto que irá ofertar 42 mil vagas de capacitação para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o Brasil.
Com uma programação que aborda temas como cuidado em liberdade, atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas, e fortalecimento da RAPS, o seminário reforça o compromisso com um cuidado integral intersetorial em saúde mental.
“Saúde mental é uma pauta desafiadora para todos nós, principalmente neste período pós pandemia e com as nossas crianças e adolescentes enfrentando vários acontecimentos no mundo. Por isso, entendemos que quanto mais qualificados os profissionais que estiverem nos locais, mais eles poderão ser acolhedores e ter um cuidado integral com as pessoas”, disse a assessora técnica do Conass, Luciana Vieira.
Luciana destacou ainda a importância de o Conass poder participar do Seminário e todo o processo que envolve a saúde mental e as escolas de saúde pública. “Sabemos que as escolas são ferramentas potentes, mas nem todas as vezes bem utilizadas. Quanto mais a gente puder qualificar e utilizar e contar com as escolas de saúde públicas, com certeza vamos conseguir chegar nos territórios”, observou.
Com 120 horas de curso, o projeto reforça o cuidado às pessoas em sofrimento mental, fortalecendo estratégias territoriais e promovendo o cuidado em liberdade.
Veja:
—
Assessoria de Comunicação do Conass