Conass publica livro para apoiar gestores estaduais e municipais na revisão de suas capacidades de vigilância e resposta às emergências em saúde pública

A pandemia da covid-19 trouxe ao mundo inúmeros desafios e muitas lições. Entre todas as lições, talvez a mais importante seja a capacidade de agir, apesar do caos e das incertezas.

Ficou evidente, ao longo da pandemia, a necessidade de reforçar, nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a preparação e resposta às emergências de saúde pública e, dentre estas, as síndromes respiratórias agudas.

Para mitigar os danos de situações emergenciais, no segundo ano de resposta à pandemia da covid-19, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) elaborou a publicação Emergências em Saúde Pública e Vigilância Integrada de Síndromes Respiratórias Agudas, para motivar os gestores estaduais e municipais na revisão de suas capacidades de vigilância e resposta às emergências em saúde pública.

A publicação, de autoria do epidemiologista Wanderson Kleber de Oliveira, é composta por três capítulos estruturados para auxiliar os gestores na elaboração e atualização dos planos, protocolos e procedimentos de vigilância em saúde, nas esferas estadual e municipal.

O primeiro capítulo aborda os conceitos e a estrutura sugerida para elaboração das ações para preparação, resposta e recuperação ante as emergências em saúde pública, sejam elas de importância municipal, estadual, nacional ou internacional, com foco na sua esfera de gestão.

O segundo capítulo traz orientações para estruturação da Vigilância Integrada de Síndromes Respiratórias Agudas, considerando a incorporação de ações relativas aos coronavírus, com dois eixos de Síndromes Gripais (SG) e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

O terceiro capítulo apresenta uma proposta metodológica para formação de profissionais que atuam nas secretarias estaduais e municipais de saúde nas áreas de atenção e vigilância em saúde, para realização das ações de preparação e resposta às emergências em saúde pública, com foco na Vigilância Integrada de Síndromes Respiratórias Agudas (SG e SRAG). 

Este trabalho representa uma importante contribuição do Conass na implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), a fim de que gestores e profissionais de saúde estejam cada vez mais capacitados a atender aos anseios da população, mitigando os impactos das emergências, por meio de ações proporcionais e restritas aos riscos para a saúde pública.

Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000