Conass reúne representantes das SES na Câmara Técnica de Atenção à Saúde

Com a presença dos dirigentes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e de convidados externos, a Câmara Técnica do Conass de Atenção à Saúde (CTAS), se reuniu na sede do Conass, nos dias 22 e 23/05.
Coordenada pelas assessoras técnicas Eliana Dourado e Luciana Tolêdo, a CTAS abordou temas relevantes para a gestão estadual do SUS, especialmente no que diz respeito a temática da Média e Alta Complexidade e da Regulação da Atenção no âmbito do SUS.
Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, é fundamental reconhecer o valor das câmaras técnicas, pois delas saem as principais contribuições para a construção e aperfeiçoamento das políticas de saúde: “Por isso é importante que vocês repliquem nas secretarias tudo o que foi discutido aqui, para que seja reverberado e as informações cheguem a quem precisa chegar”, ressaltou.
No primeiro dia da reunião a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Suzana Ribeiro, destacou que a CTAS é uma iniciativa importante para ter uma proximidade com os estados e obter avanços na Atenção Especializada.  “Queremos uma interação cada vez maior com os estados para definir as políticas públicas, as diretrizes e fazer uma atenção especializada com cuidado”, reforçou.
Para a diretora, hoje o desafio é ter uma atenção com qualidade: “Precisamos juntos enfrentar as dificuldades da APS para fazer melhorias na Atenção Especializada. Precisamos, também, debater sobre o financiamento, com um olhar mais amplo, para garantirmos a efetividade e um cuidado especializado em todas as áreas da SAES”, disse.
A diretora do DAET, debateu ainda, com as SES, propostas de financiamento da hemodiálise, de revisão das políticas de alta complexidade nas áreas de neurologia/neurocirurgia, cardiovascular e traumatologia/ortopedia.
Doença Renal Crônica e Transplantes
O presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Gustavo Fernandes, apresentou uma atualização sobre os transplantes no Brasil e a situação atual da Política Nacional de Transplante no SUS, com ênfase no transplante renal, apresentando dados que mostram a disparidade geográfica da atividade transplantadora no Brasil.
Já o professor Dr.  José Medina Pestana, falou sobre os entraves na implementação da linha de cuidado da pessoa com doença renal crônica, como a sobrecarga de diretrizes para os clínicos gerais, o desalinhamento dos níveis de atenção primária até a especializada e diálise, a subutilização dos recursos tecnológicos de teleconsultoria e telemedicina e a instabilidade no processo de distribuição de medicamentos do componente especializado.
Saúde Mental
O segundo dia do evento contou com a apresentação do assessor do Departamento de Saúde Mental, Marcelo Kimati, que abordou as perspectivas para o reordenamento da legislação da política de saúde mental e a proposta de revogação da Portaria 3588/2017 que será pautada na próxima reunião da CIT.
Acesse aqui as fotos da reunião.
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000