Conass vai a Santa Catarina para alinhamento dos projetos do Proadi SUS

O secretário executivo e o coordenador de Desenvolvimento Institucional do Conass, Jurandi Frutuoso e René Santos, estiveram em Santa Catarina, onde se reuniram com a secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Este foi o primeiro de uma série de encontros com os 27 gestores estaduais, para apresentação dos projetos propostos pelo Conass ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. O objetivo é integrar e articular as áreas técnicas envolvidas nos projetos aderidos por cada SES.

Para Zanotto, os projetos propostos pelo Conass são fundamentais para a melhoria da gestão e, consequentemente, do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), quer seja na atenção primária, quer seja nos serviços de Média e/ou Alta Complexidade. “As ações de saúde são complexas e quanto mais a gente aprimorar a gestão, melhor será a qualificação e a assistência à nossa população”, disse.

A secretária ressaltou a importância da integração das áreas técnicas da SES envolvidas nos projetos e com o conjunto dos municípios do estado. “Sem a integração dos gestores estaduais e municipais e da rede de saúde como um todo, não teremos resultados eficazes. Por isso, é fundamental fazer essa integração entre os serviços municipais da atenção primária e da média e alta complexidade, pois assim, teremos resultados excelentes para os nossos usuários”.

Para ela, a visita do Conass permite, além de compartilhar o que já está sendo feito no Brasil por meio do Proadi-SUS, discutir em especial, no que é possível avançar em relação às futuras adesões de projetos.

Assessoria de Comunicação do Conass

Vídeo