Conselho Nacional de Saúde e OPAS Brasil prorrogam, até 31 de janeiro, a inscrição no Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde

Foi prorrogado para 31 de janeiro, o prazo das inscrições de experiências no Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde. Previsto anteriormente para encerrar no dia 23 de janeiro, a extensão do prazo visa divulgar a iniciativa no Fórum Social Mundial 2023, que ocorre na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, entre os dias 23 a 28 deste mês.

O Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social é uma atividade de cooperação técnica promovida entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), com apoio do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O objetivo da iniciativa é identificar, sistematizar e reconhecer experiências exitosas de participação e engajamento social em políticas públicas e práticas em saúde voltadas ao aprimoramento dos serviços e ações de saúde, gerando trocas e aprendizados entre os atores sociais envolvidos que potencializam sua ação local, regional, nacional e internacional.

O edital, disponível em espanhol e português, prevê a participação de instituições e movimentos sociais e dos países Latino-Americanos. Para reunir as mais diversas práticas de participação social em saúde, os relatos de experiências podem ser inscritos em dois eixos temáticos:

Eixo A –  Participação e controle social em políticas públicas de saúde:

A1 – Formação e Educação Permanente para a participação social

A2 – Fiscalização e Monitoramento de Políticas Públicas e indicadores de saúde

A3 – Gestão participativa do sistema sanitário

A4 – Fortalecimento da relação ensino, pesquisa e participação social

Eixo B –  Participação e engajamento comunitário em práticas de saúde:

B1- Educação popular em saúde, mobilização comunitária, análises situacionais de saúde em uma perspectiva participativa;

B2- Ações coletivas inovadoras que busquem transformações da saúde e seus determinantes sociais;

B3 – Experiências e práticas participativas que abordam elementos culturais e promoção da saúde, elaboração de diagnósticos situacionais, de prevenção e de vigilância em saúde.

Podem participar entidades e movimentos sociais, organizações públicas, estatais, instituições de ensino, religiosas e grupos de populações específicas, entre outros atores sociais que atuam em países latino-americanos. Porém, é necessário que a experiência já esteja em funcionamento.

As experiências homologadas serão registradas no “Mosaico de experiências do Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org). Dessas, serão selecionadas vinte (20) experiências inovadoras, sendo 10 para cada eixo temático, que participarão de oficinas para intercâmbio de experiências e vivências. Elas também serão reconhecidas publicamente, pelos promotores da iniciativa, por meio da emissão de certificados. Como atividade do encerramento do LIS, está previsto o lançamento de publicação técnica da Série NavegadorSUS, editada pela OPAS Brasil, com a sistematização das 20 práticas inovadoras e o registro de todo processo de trabalho.

O relato da experiência deve ser enviado por meio do formulário eletrônico disponível no Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://apsredes.org/lis-cns/), nos idiomas português e espanhol.

Inscreva-se em https://apsredes.org/lis-cns.

Fonte: APSREDES