Coronavírus (Covid-19) – Informação é melhor aliada para profissionais de saúde, gestores e para a população em geral


O Conass, cumprindo sua missão de “articular, representar e apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde, no âmbito do SUS, promover a disseminação da informação, produção e difusão do conhecimento, inovação e incentivo à troca de experiências”, por meio desse espaço vem ampliar e intensificar a troca de informações e conteúdos sobre o novo coronavírus – Covid-19.

Recomendações médicas e comprovações científicas estão em andamento em todo o mundo e, por se tratar de um vírus ainda novo, muitos esforços estão sendo despendidos em todo o Brasil para respaldar os profissionais de saúde – que atuam na linha de frente, atendendo aos infectados e que, portanto, estão muito suscetíveis ao vírus –, e aos gestores do Sistema Único de Saúde – que buscam agregar o conhecimento e experiência acumulados em epidemias anteriores às novas descobertas, práticas e ações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Toda e qualquer condição sanitária no Brasil precisa considerar a dimensão territorial e as diferenças regionais do nosso país. O Conass busca contemplar essas diferenças em todas as suas ações, reunindo os secretários de saúde todos os estados e do Distrito Federal, promovendo constantes discussões, debates e troca de experiências entre os gestores e também entre as áreas técnicas das Secretarias Estaduais de Saúde – SES (por meio de suas 13 Câmaras Técnicas).

A gestão do SUS é tripartite, ou seja, compartilhada entre o governo federal – representado pelo Ministério da Saúde; pelos estados – representados pelo Conass; e pelos municípios, representados pelo Conasems. Trata-se de uma busca constante pelo aprimoramento do sistema de saúde brasileiro e políticas públicas que o compõem.

Reunimos, por tanto, neste ambiente, documentos diversos, elaborados por estes três entes e segmentados por categorias e também por estado, esperando que sejam de grande valia para todos. Disponibilizamos também toda a legislação que contempla as tomadas de decisão dos entes para o enfrentamento desta pandemia. Nos ícones abaixo, você acessará conteúdo mantido pelo Conass, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Compartilhe!

Links úteis:


 

Notícias:

Conass Informa n. 32/2021 – Republicada a RDC Anvisa n. 474 que altera a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC n° 352, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre a autorização prévia para fins de exportação de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto farmacêutico acabado destinados ao combate da COVID-19
|

RDC Nº 474, DE 3 DE MARÇO DE 2021 (*) Altera a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC n° 352, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre a autorização prévia para fins de exportação de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto farmacêutico acabado destinados ao combate da COVID-19 A DIRETORIA COLEGIADA Leia Mais..

Conass Informa n. 30/2021 – Publicada a Portaria GM n. 390 que dispõe acerca da ampliação emergencial e temporária, pelo período improrrogável de 1 (um) ano, do número de vagas para profissionais médicos, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, para o Município de Rio Branco, no Estado do Acre, em razão da situação de emergência ocasionada pela pandemia novo Coronavírus (Covid-19)
|

PORTARIA GM/MS Nº 390, DE 4 DE MARÇO DE 2021 Dispõe acerca da ampliação emergencial e temporária, pelo período improrrogável de 1 (um) ano, do número de vagas para profissionais médicos, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, para o Município de Rio Branco, no Estado do Acre, em razão da situação de Leia Mais..

Um pacto nacional pela vida
Divulgação |

O primeiro e mais elementar dos direitos humanos é o direito à vida. Por isso, nós, entidades da sociedade civil que atuam em defesa dos direitos humanos e no enfrentamento a todo tipo de desigualdades, vimos a público endossar o “Pacto Nacional pela Vida”, conclamado nesta segunda-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Convocamos, Leia Mais..

Conass Informa n. 29/2021 – Publicada a Portaria SAPS n. 10 que institui Câmara Técnica Assessora para ações integradas à Assistência à Gestante e Puérpera no contexto do coronavírus (covid-19)
|

PORTARIA Nº 10, DE 3 DE MARÇO DE 2021 Institui Câmara Técnica Assessora para ações integradas à Assistência à Gestante e Puérpera no contexto do coronavírus (covid-19) O SECRETÁRIO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 34, do Decreto nº 9.795, de 11 de maio de 2019, resolve: Leia Mais..

Municípios podem solicitar o agendamento para retirada da nova remessa de doses da CoronaVac
Alagoas |

A vacina contra o novo coronavírus tem trazido esperança para a população e, a cada remessa com novas doses, mais pessoas conseguem ser imunizadas. E é isso que vai acontecer em Alagoas com a chegada de 28.800 doses da vacina CoronaVac. Os imunizantes, enviados pelo Ministério da Saúde (MS), chegaram ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Leia Mais..

Frente Pela Vida reuniu milhares em ato virtual: Brasil não pode se calar
Divulgação |

O Brasil contabiliza mais de 255 mil mortes por coronavírus, e diversos municípios atingiram a capacidade máxima nas redes de saúde. O Sistema Único de Saúde está colapsando. Diante do desespero da população, e da desorganização das autoridades políticas e sanitárias, a Abrasco e demais entidades da Frente Pela Vida promoveram o evento “O Brasil Leia Mais..

Conass Informa n. 26/2021 – Publicada a Portaria GM n. 373 que dispõe sobre o procedimento para autorização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico COVID-19, em caráter excepcional e temporário
|

PORTARIA GM/MS Nº 373, DE 2 DE MARÇO DE 2021 Dispõe sobre o procedimento para autorização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico COVID-19, em caráter excepcional e temporário O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único Leia Mais..

Municípios da Regional BH recebem nova remessa de vacinas contra a covid-19
Minas Gerais |

Os 39 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) receberam, hoje (1/3), na Rede de Frios, a quarta remessa de vacinas contra a covid-19. Foram entregues 84.700 doses que fortalecem a imunização do público-alvo. A referência técnica administrativa e servidora de imunização no município de Sarzedo, Andréia Freitas da Silva Graças, aponta que Leia Mais..

Conass Informa n. 24/2021 – Publicada a Portaria GM n. 361 que institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro federal de custeio aos municípios que, nas competências financeiras novembro ou dezembro do ano de 2020, possuíam credenciados e implantados Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento da Covid-19, de que trata a Portaria GM/MS nº 1.444, de 29 de maio de 2020, ou Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, de que trata a Portaria GM/MS nº 1.445, de 29 de maio de 2020
|

PORTARIA GM/MS Nº 361, DE 1º DE MARÇO DE 2021 Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro federal de custeio aos municípios que, nas competências financeiras novembro ou dezembro do ano de 2020, possuíam credenciados e implantados Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento da Covid-19, de que trata a Portaria GM/MS nº 1.444, de Leia Mais..

Conass Informa n. 23/2021 – Publicada a Lei n. 14.121 que autoriza o Poder Executivo federal a aderir ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility) e estabelece diretrizes para a imunização da população
|

LEI Nº 14.121, DE 1º DE MARÇO DE 2021 Autoriza o Poder Executivo federal a aderir ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility) e estabelece diretrizes para a imunização da população O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1ºEsta Lei autoriza Leia Mais..

CARTA DOS SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE SAÚDE À NAÇÃO BRASILEIRA
Conass |

O Brasil vivencia, perplexo, o pior momento da crise sanitária provocada pela COVID-19. Os índices de novos casos da doença alcançam patamares muito elevados em todas as regiões, estados e municípios. Até o presente momento, mais de 254 mil vidas foram perdidas e o sofrimento e o medo afetam o conjunto da sociedade. A ausência Leia Mais..

Lançamento – Série: O valor do SUS
Divulgação |

A Plataforma Região e Redes – Caminhos para a universalização da saúde no Brasil tem a honra de apresenta “O valor do SUS”. Uma série de eventos on line e publicações sobre o presente e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS).O momento requer reflexões profundas. Por isso, lançamos um projeto multidisciplinar que inclui conversas, debates, Leia Mais..

Conass e Conasems se unem à FNP e à Vital Strategies para campanha sobre vacinação contra Covid-19 e medidas de prevenção
Conass |

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se juntaram à Frente Nacional de Prefeitos e à organização global de saúde Vital Strategies para relançar nesta sexta a plataforma Cidades Contra Covid-19. A iniciativa traz um conjunto de materiais de comunicação para enfatizar a  importância da vacina Leia Mais..

Seminário trata da comunicação sobre as vacinas contra a Covid-19 e a convivência segura com o Coronavírus
Covid-19 |

A COVID-19 continua sendo um risco para a saúde das pessoas e a economia em todo o Brasil. Por isso, o Conass, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Vital Strategies se uniram para oferecer aos municípios materiais de comunicação para incentivar a adesão da Leia Mais..

Portaria da SES determina suspensão de cirurgias eletivas de média e alta complexidade
Santa Catarina |

Uma portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde determinou a suspensão de cirurgias eletivas de alta e média complexidade pelos próximos 20 dias, como forma de garantir o acesso dos catarinenses às unidades durante a pandemia de Covid-19. O documento assinado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro e publicado no Diário Leia Mais..

Governadores da região Sul debatem semelhanças no comportamento da pandemia
Rio Grande do Sul |

O governador Eduardo Leite se reuniu, por meio de videoconferência, na manhã desta terça-feira (23/2), com os governadores Carlos Moisés, de Santa Catarina, e Ratinho Júnior, do Paraná. O objetivo do encontro virtual, anunciado por Leite ainda na sexta-feira (19/2), foi trocar impressões e experiências sobre o combate ao coronavírus nos Estados da região Sul. Leia Mais..

Paraná ativa 62 leitos clínicos para atendimento da Covid-19
Paraná |

A Secretaria da Saúde do Paraná anunciou a ativação de 62 leitos de enfermaria nas macrorregiões Leste e Oeste do estado entre hoje e amanhã para atendimento exclusivo da Covid-19. 52 leitos já foram ativados nesta sexta-feira: 15 estão no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá; 15 no Instituto Nossa Vida, no município de Coronel Leia Mais..

Secretário da Saúde da Bahia quer fim das aglomerações e queda na taxa de transmissão da Covid-19
Bahia |

Há uma semana diagnosticado com a Covid-19, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, faz um apelo para que não existam aglomerações e a taxa de transmissão seja reduzida. “Tenho permanecido internado, fazendo uso de oxigênio, tomando medicações. Não tem sido uma experiência fácil, essa é uma doença traiçoeira. Ninguém sabe quem Leia Mais..

Webinar Proqualis: “Segurança e Eficácia de Vacinas contra Covid-19”, dia 26/02
Fiocruz |

O Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente – Proqualis realiza no dia 26 de fevereiro, o “Webinar Proqualis Fevereiro 2021: Segurança e Eficácia de Vacinas contra Covid-19”. O evento on-line contará com a presença dos pesquisadores Paulo Nadanovsky (Ensp); Patricia Mouta (Biomanguinhos), ambos da Fiocruz, e Alexander Roberto Precioso, do Instituto Butantan. A Leia Mais..

Sesau confirma nova variante da Covid-19 e reforça medidas de prevenção
Alagoas |

Duas pacientes do interior do Estado foram confirmadas com a nova variante, após resultado divulgado pela Fiocruz A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou a detecção em Alagoas da nova variante brasileira do novo coronavírus, surgida no Amazonas e denominada de P1. A divulgação aconteceu por meio de uma Nota Técnica emitida, nesta quinta-feira Leia Mais..

Saúde amplia oferta de leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19
Distrito Federal |

A Secretaria de Saúde ativou, na última quarta-feira (17), cinco leitos de UTI Covid adulto no Hospital Daher ampliando a oferta do serviço no Distrito Federal. Agora são 20 leitos disponíveis para atender pacientes do SUS na unidade. A partir desta sexta-feira (19), serão mobilizados mais oito leitos de UTI na mesma unidade. A ativação Leia Mais..

Diretora da OPAS afirma que vacinas contra a COVID-19 são recomendadas para as Américas mesmo com novas variantes
Opas/OMS |

“A rede de vigilância da OPAS está monitorando de perto as variantes de preocupação atuais.” Washington D.C., 10 de fevereiro de 2021 – A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, afirmou nesta quarta-feira (10) que as vacinas contra a COVID-19 que logo estarão disponíveis pelo COVAX nas Américas ainda são recomendadas à Leia Mais..

Três pacientes do AM recebem altas após tratamento em Santa Catarina
Santa Catarina |

Três pacientes de Manaus que estavam internados no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, receberam alta após o tratamento contra a Covid-19 e já estão retornando para casa O grupo chegou a Florianópolis na madrugada do domingo, 31, em jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB). Por conta da grave crise enfrentada no estado amazonense, com Leia Mais..

Primeira pessoa vacinada contra a covid-19 em Minas recebe a segunda dose
Minas Gerais |

Técnica de Enfermagem no Hospital Eduardo de Menezes, Cecé abriu a maior operação de vacinação da história do Estado As últimas semanas foram marcantes na vida da técnica de Enfermagem do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos. Cecé, como é conhecida, foi a primeira pessoa a ser imunizada em Leia Mais..

Artigo: Prenúncio da catástrofe
Artigo |

Artigo do presidente do Conass, Carlos Lula, publicado no jornal Folha de São Paulo no dia 06 de fevereiro.   Na pandemia, estamos a olhar o precipício; ainda é possível não tombarmos O avanço da Covid-19 no Brasil tem nos levado a enfrentar desafios inimagináveis. Em janeiro, mais de 1,46 milhão de pessoas foram diagnosticadas com a Leia Mais..

Wilson Lima anuncia abertura de 23 leitos de UTI no Hospital Platão Araújo
Amazonas |

O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (08/02), em pronunciamento nas redes sociais oficiais do Governo do Estado, a abertura de 23 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Platão Araújo, na zona leste de Manaus, para atendimento de pacientes com Covid-19. Estão em processo de abertura na unidade cinco salas vermelhas, voltadas Leia Mais..

AL recebe mais 34.800 doses da vacina contra Covid-19 e segue calendário de imunização
Alagoas |

AL recebe mais 34.800 doses da vacina contra Covid-19 e segue calendário de imunização Em suas redes, o governador Renan Filho informou que anunciará as próximas faixas etárias que serão imunizadas Nova remessa chegou a Alagoas às 12h20 deste domingo (7) e foi levada ao PNI, em Maceió Alagoas recebeu, por volta das 12h20 deste Leia Mais..

Nota à Imprensa – Habilitação de Leitos de UTI para Covid-19
Conass |

O CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde – manifestou-se recentemente em relação à necessidade de se manter a rede assistencial, em especial os leitos de UTI, instalados com esforços dos estados, municípios e do Ministério da Saúde ao longo de 2020. Isso possibilitou a oferta de mais de 20 mil leitos de UTI Leia Mais..

Novo Federalismo no Brasil? Tensões em Tempos de Pandemia de COVID-19, é tema de pesquisa da Fiocruz
Divulgação |

“Um forte estresse sobre os mecanismos de governança no Brasil fez com que o nosso federalismo institucional, pactuado, democrático e participativo não desse conta de enfrentar uma situação que junta a pandemia e o pandemônio, um autoritarismo exacerbado por um lado e uma situação que exige agilidade para tomadas de decisão de outro”, explica a Leia Mais..

Unale e Conass se reúnem para debater acordo de cooperação
Conass |

O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (CONAV) e secretário-geral da Unale, deputado Rodrigo Delmasso (Alexandre Amaro (Republicanos-DF), se reuniu hoje (04) com o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, para tratar das questões emergenciais acerca do programa nacional de vacinação contra Leia Mais..

Conheça cinco notícias falsas sobre as vacinas contra a Covid-19
Fiocruz |

Um estudo que analisou notícias falsas recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, conduzido no ano passado pelas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, já apontava um número significativo de fake news em tempos de pandemia. Com a chegada das vacinas contra a Covid-19, o app segue recebendo uma Leia Mais..

Segunda dose da Coronavac será aplicada entre os dias 10 e 17 de fevereiro
Rio Grande do Norte |

Quem tomou a primeira dose da Coronavac/Butantan deve procurar o mesmo local de vacinação A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia na próxima semana mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Serão 47.336 doses da Coronovac/Butantan que serão entregues aos municípios nos dias 08 e 09 de Leia Mais..

Saúde Amanhã: Seminário on-line discute, no dia 08/02, o Brasil depois da pandemia de Covid-19
Divulgação |

Como será o Brasil depois da pandemia de Covid-19? Qual o futuro possível para o estado de bem-estar social? Quais os rumos da administração governamental no horizonte dos próximos 20 anos? Como evoluirão as organizações de saúde e o trabalho em saúde nas próximas décadas? A partir dessas perguntas norteadoras, a rede Brasil Saúde Amanhã, Leia Mais..

ImunizaSUS: Inscrições abertas para contratação de tutores e tutoras bolsistas
Conasems |

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site até o dia 10/02 Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de contratação dos tutores bolsistas para o Curso de Aperfeiçoamento em Ações de Imunização, ofertado no âmbito do Projeto ImunizaSUS. As inscrições ficarão abertas até o dia 10/02/2021, por meio do endereço matriculas.conasems.org.br Clique aqui e confira o edital Leia Mais..

Alagoas implanta Centro de Armazenamento e Distribuição de Vacinas em Arapiraca
Alagoas |

Sesau implanta Centro de Armazenamento e Distribuição de Vacinas em Arapiraca Unidade tem capacidade de armazenar mais de 800 mil doses de vacina e vai atender 61 municípios alagoanos O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, implantou na cidade de Leia Mais..

Santa Catarina recebe 11 pacientes transferidos de Manaus para tratamento da Covid-19
Santa Catarina |

Fotos: Mauricio Vieira / Secom A chegada a Santa Catarina por volta das 02h25 da madrugada deste domingo, 31, renova a esperança de 11 pacientes de Manaus que vão continuar o tratamento da Covid-19 no Estado. Depois de cinco horas de voo, o jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Florianópolis. E, no Leia Mais..

Três variantes do vírus da COVID-19 foram encontradas em 14 países das Américas, informa OPAS
Opas/OMS |

Organização Pan-Americana da Saúde pede reforço na vigilância, investigação de surtos e rastreamento de contatos Washington, D.C., 28 de janeiro de 2021 (OPAS) – Três novas variantes do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, foram detectadas em 14 países das Américas, o que gera preocupações sobre a possível maior propagação e gravidade dos casos de COVID Leia Mais..

“Capacidade de atendimento para Covid-19 precisa ser ampliada”, afirma presidente do Conass
Conass |

O presidente do Conass, Carlos Lula, afirmou ser preciso ampliar a capacidade de atendimento nas redes de saúde, diante do avanço de casos de Covid-19 no País. “Não há outro caminho. A gente vai ter de ampliar a rede, ao mesmo tempo que medidas de contenção são adotadas”, completou, numa referência à higienização das mãos, Leia Mais..

Na Assembleia do Conass, governador do Piauí, reitera a necessidade de reforçar as medidas de prevenção contra a Covid-19
Conass |

Além de medidas preventivas, secretários apontaram a necessidade de mais financiamento para o enfrentamento da doença O governador do Piauí e coordenador do tema da vacina no Fórum de Governadores do Brasil, Wellington Dias, participou da 1ª Assembleia do Conass realizada nesta quarta-feira (27), e recomendou aos estados que reforcem as medidas de prevenção à Leia Mais..

Fiocruz lança novas cartilhas para cuidadores de idosos
Fiocruz |

Para orientar e informar os cuidadores de idosos no contexto da pandemia da Covid-19, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou nesse mês três novas cartilhas de apoio para esses profissionais. As publicações abordam os temas: luto e solidão, atividades físicas e direitos das pessoas cuidadoras de idosos, e integram o projeto Cuidando de Leia Mais..

Saúde abre 52 vagas para reforçar o atendimento no interior do Amazonas
Ministério da Saúde |

Novos editais são voltados para profissionais e gestores e possibilitam chamamento de profissionais para trabalhar no interior do estado. Inscrições serão abertas nesta quinta-feira (28) Após o processo seletivo voltado para Manaus, o Ministério da Saúde lançou um edital com mais 52 vagas por meio do programa Mais Médicos. Publicado nesta terça-feira (26/01), o edital Leia Mais..

Nota à imprensa – Aquisição de vacinas contra a Covid-19 por empresas
Nota Oficial |

É com surpresa que o Conass recebe a informação de que o governo federal concordou com a compra, por empresas privadas, de 33 milhões de doses da vacina contra Covid-19, produzida pela AstraZeneca. Os brasileiros sofrem com a expansão de casos da doença e há urgência para a vacinação de todos. A imunização, no entanto, Leia Mais..

Conass e Opas lançam coleção sobre Covid-19
Covid19 |

Conass e Organização Pan-Americana de Saúde lançam hoje a Coleção Covid-19, uma coletânea de artigos preparados por integrantes de diversas áreas do conhecimento para discutir as lições, perspectivas e efeitos da pandemia para o SUS e para o País. Dividida em seis volumes, a obra aborda desde as respostas à pandemia, os desacertos e as Leia Mais..

#ParaSaberMais: Série de tutoriais sobre como usar o SIPNI na vacinação contra Covid-19
Conasems |

O Conasems publicou no canal no YouTube cinco tutoriais explicando o passo a passo para registrar no SIPNI a vacinação contra a Covid-19. Confira abaixo cada um dos vídeos:   Passo 1 – Solicitação de acesso SIPNI – Módulo Campanha SCPA   Passo 2 – Liberação de Acesso no SCPA Sistema   Passo 3 – Configurar estabelecimento e Leia Mais..

Conass Informa n. 14/2021 – Publicada a Portaria Funasa n. 383 que altera a Portaria nº 6174, de 30 de dezembro de 2020, que dispõe sobre medidas administrativas excepcionais para a garantia de continuidade dos instrumentos de repasse, decorrente do estado de calamidade pública pelo Coronavírus (Covid-19), previsto no Decreto Legislativo nº 6, de 20.03.2020 e de acordo com a Portaria nº 134, de 30 de março de 2020 e Decreto nº 10.594, de 29 de dezembro de 2020
|

PORTARIA FUNASA Nº 383, DE 21 DE JANEIRO DE 2021 Altera a Portaria nº 6174, de 30 de dezembro de 2020, que dispõe sobre medidas administrativas excepcionais para a garantia de continuidade dos instrumentos de repasse, decorrente do estado de calamidade pública pelo Coronavírus (Covid-19), previsto no Decreto Legislativo nº 6, de 20.03.2020 e de Leia Mais..

Conasems e Conass promovem live sobre operacionalização dos serviços para a vacinação contra Covid-19
Covid-19 |

O Conasems e o Conass promovem nesta terça-feira (26), às 14h30,  uma live técnica com orientações sobre a operacionalização dos serviços em relação a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Participantes: Francieli Fantinato – Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS); Marcela Alvarenga – Assessora técnica do Conasems – Atenção Básica; Nereu Mansano – Assessor técnico do Conass – Vigilância Leia Mais..

Lançamento do projeto ImunizaSUS: Educação permanente, pesquisa e mobilização social
Conasems |

Projeto, que inicia em fevereiro, oferta 94.500 vagas para capacitação de profissionais que trabalham nas salas de vacinação de todo o país O Conasems lançou nesta quinta-feira (21) o Projeto ImunizaSUS em cerimônia com presença do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do Secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Arnaldo Medeiros, do Secretário Executivo do Conass, Leia Mais..

Conasems lança ImunizaSus, projeto de capacitação voltado às ações de imunização
Vacinação |

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) lançou nesta quinta o ImunizaSus, projeto preparado com o apoio do Ministério da Saúde para capacitar mais de 94 mil profissionais de saúde que atuam diretamente nas ações de imunização. O curso será feito por meio do  Ensino a Distância (EAD), com carga horária de 180 Leia Mais..

CNS, Conass e Conasems debatem preocupações conjuntas sobre orçamento da Saúde e continuidade da campanha de vacinação
CNS |

Presidentes e secretários executivos dos órgãos colegiados do SUS estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (20/01) A Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) reuniu-se virtualmente, nesta quarta (20/01), com os presidentes e secretários-executivos do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). Foram debatidas Leia Mais..

OPAS apoia estado do Amazonas com orientações sobre uso de concentradores de ar na assistência a casos de COVID-19
Opas/OMS |

Brasília, 19 de janeiro de 2021 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apresentou nesta terça-feira (19), em apoio ao governo estadual do Amazonas, as possibilidades de uso de concentradores de oxigênio para tratamento de pacientes com COVID-19 em hospitais e enfermarias na capital, Manaus, e em unidades do interior do estado. Esses equipamentos operam extraindo Leia Mais..

Conass Informa n. 10/2021 – Publicada a Portaria GM n. 85 que aprova o repasse de recursos para Estados e Distrito Federal, a título de financiamento, referente a janeiro, fevereiro e março de 2021, para aquisição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica conforme Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS
|

PORTARIA GM/MS Nº 85, DE 18 DE JANEIRO DE 2021 Aprova o repasse de recursos para Estados e Distrito Federal, a título de financiamento, referente a janeiro, fevereiro e março de 2021, para aquisição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica conforme Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único Leia Mais..

Manaus tem novas vagas para o Mais Médicos
Ministério da Saúde |

Interessados em participar têm até final dessa terça-feira (19/01) para aderir ao edital  O Edital nº 1/2021 do Programa Mais Médicos para o Brasil vai trazer reforço para a linha de frente em Manaus. Com o objetivo de continuar contribuindo para as ações de combate à Covid, os 108 médicos recrutados trabalharão nas frentes de atendimento à população, fortalecendo Leia Mais..

Lançamento do Projeto ImunizaSUS nesta quinta-feira, às 10h no canal do Conasems no YouTube
Conasems |

Após a aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) das vacinas da Fiocruz e Instituto Butantan contra a Covid-19 para uso emergencial em todo o território brasileiro, o Conasems dá início ao ImunizaSUS, que vai transformar as Unidades Básicas de Saúde em salas de aula. O projeto conta com o apoio do Ministério da Saúde Leia Mais..

Conass se manifesta sobre aprovação da Anvisa para o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19
Conass |

Após a aprovação da Anvisa do uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz, o presidente do Conass, Carlos Lula, falou sobre a importância da decisão e afirmou ser um Leia Mais..

Conass Informa n. 08/2021 – Publicada a Portaria GM n. 69 que institui a obrigatoriedade de registro de aplicação de vacinas contra a Covid-19 nos sistemas de informação do Ministério da Saúde
|

PORTARIA GM/MS Nº 69, DE 14 DE JANEIRO DE 2021 Institui a obrigatoriedade de registro de aplicação de vacinas contra a Covid-19 nos sistemas de informação do Ministério da Saúde O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição, e Leia Mais..

Saúde apresenta orientações técnicas para apoiar integração dos sistemas e das soluções à RNDS, que armazenará os dados da Campanha de Vacinação contra a COVID-19
Covid19 |

As informações irão direcionar estados, munícipios, Distrito Federal, estabelecimento de saúde e empresas privadas na integração de sistemas próprios junto à Rede Nacional de Dados em Saúde e ao SIPNI O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), está promovendo a integração dos registros de imunização em campanhas através da Rede Leia Mais..

Ministério da Saúde começa processo para distribuir vacina contra Covid-19 – Saiba o quantitativo por estado
Covid19 |

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO (DLOG) A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite. O Ministério da Saúde terá o Leia Mais..

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial das vacinas
Covid19 |

Autorização é temporária e excepcional para minimizar, o mais rápido possível, os impactos da pandemia. A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou neste domingo (17/1), por unanimidade, a autorização temporária de uso emergencial da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute Leia Mais..

Pesquisa Covid-19 inicia segunda etapa
Rio Grande do Norte |

De 15 a 17 de janeiro serão visitados aproximadamente 2.300 domicílios Inicia nesta sexta-feira (15) e segue até o domingo (17) a segunda etapa da Pesquisa Covid-19, desenvolvida pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), em parceria com o Instituto Amostragem do estado do Piauí. O objetivo é mapear Leia Mais..

Conass, Conasems, Ministério da Saúde, Cofen e Anvisa debatem a segurança dos profissionais e pacientes na vacinação contra a Covid-19
Conass |

  Representantes do Conass, Conasems, Ministério da Saúde, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Anvisa reuniram-se ontem para estabelecer uma cooperação entre as instituições para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e para discutir aspectos relacionados à segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde envolvidos no processo. A coordenadora do Programa Nacional Leia Mais..

Esclarecimentos sobre o cadastramento prévio – Vacina para a Covid-19
Divulgação |

Considerando a circulação em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais acerca da obrigatoriedade de cadastro da população no aplicativo Conecte SUS Cidadão e/ou a emissão da mídia física do Cartão Nacional de Vacinação (CNS) como ato condicionante ao processo de imunização para a Covid-19, esclarecemos que: – O Sistema Único de Saúde (SUS) é Leia Mais..

Lacen/ES detecta anticorpos IgG de SARS-CoV-2 em amostras de Dengue e Chikungunya de dezembro de 2019
Espírito Santo |

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), realizou um estudo em que foi detectada a presença de anticorpos IgG, específicos para SARS-CoV-2, em amostras de infecções por arboviroses (Dengue e Chikungunya) de dezembro de 2019. Com a Portaria n°153-R, de 11 de agosto de 2020, que determinou a obrigatoriedade Leia Mais..

Conass e Conasems retomam atividades do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19
Conass/Conasems |

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso e a assessora técnica, Maria José Evangelista reuniram-se na manhã desta terça-feira (12), com o secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira e diretor financeiro, Hishan Mohamad com o objetivo de debater estratégias para a retomada das oficinas do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede Leia Mais..

OPAS firma parceria com município do Rio de Janeiro para criação de Centro de Operações de Emergências para enfrentamento da pandemia
Opas/OMS |

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) firmou uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro para criação de um Centro de Operações de Emergências (COE). O organismo internacional apoiou a Secretaria de Saúde do município na organização, capacitação e implementação dessa estratégia para enfrentamento da pandemia de COVID-19. O COE tem como atribuições: elaborar Leia Mais..

Sem perfil único para óbitos por coronavírus: 15% não tinham comorbidades, enquanto 46% possuíam doenças do coração
Mato Grosso do Sul |

A letalidade do coronavírus tem feito vítimas com os mais diversos perfis em relação a comorbidades pré-existentes dos pacientes. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que do total de óbitos registrados em Mato Grosso do Sul, do início da pandemia até agora, 45% eram de pacientes que tinham doença cardiovascular crônica. Em Leia Mais..

Goiás vai receber 3,2 milhões de doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, 7% do total anunciado pelo Ministério da Saúde
Goiás |

Governo de Goiás está preparado para iniciar vacinação já no final de janeiro ou no início de fevereiro, informa secretário da Saúde, Ismael Alexandrino. Estado fez aquisição de 3,8 milhões de kits com seringa e agulha, o que é suficiente para imunizar mais da metade da população goiana. País terá 46 milhões de doses O Leia Mais..

MonitoraCovid-19 avalia cobertura dos testes em massa no controle da epidemia no Brasil
Divulgação |

A testagem em massa é uma das ações mais importantes para o monitoramento de epidemias e vem sendo praticada em vários países. Entre outras coisas, permite identificar grupos populacionais e regiões prioritárias nos processos de relaxamento (ou intensificação) das medidas de isolamento social. No Brasil, entretanto, as testagens são feitas com pouco ou nenhum planejamento Leia Mais..

Secretaria de Saúde divulga nova versão do Painel Coronavírus, com todas as informações sobre a Covid-19 no estado
|

Mudanças buscam aumentar a transparência e tornar a apresentação dos dados da pandemia mais acessíveis à população Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, anunciou a nova versão do Painel Coronavírus, que entrou no ar com informações mais acessíveis sobre a Covid-19 e com uma apresentação completa e Leia Mais..

Sul volta para onda vermelha e agora são dez as regiões na fase mais restritiva do Minas Consciente
Minas Gerais |

O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu, nesta quarta-feira (6/1), que a macrorregião Sul retornará para a onda vermelha, fase que permite o funcionamento, de portas abertas, de apenas serviços essenciais, como bancos, farmácias, padarias e supermercados. Segundo os dados apresentados pelo grupo, houve crescimento de 9% na taxa de incidência da doença em todo o estado Leia Mais..

Governo realiza barreiras sanitáris em portas de entrada de São Luíz e Imperatriz
Maranhão |

Barreiras sanitárias estão sendo realizadas em São Luís e Imperatriz Com a intenção de reforçar as ações de combate à Covid-19 no Maranhão, o Governo está realizando a triagem de casos suspeitos da doença que chegam ao estado.  Através de barreiras sanitárias, o poder público estadual está avaliando passageiros que desembarcam nas portas de entrada Leia Mais..

SES-RJ publica Cenário Epidemiológico da Covid-19
Rio de Janeiro |

Documento reúne dados relativos ao avanço do novo coronavírus por sexo, faixa etária, raça/cor, ocupação de profissionais de saúde e segurança e distribuição espacial e temporal nos municípios A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, lança o Cenário Epidemiológico da Covid-19 no estado Leia Mais..

Anvisa faz reunião com o CONASS
Covid-19 |

O encontro foi agendado com o propósito de compartilhar informações sobre o estágio de avaliação das vacinas no país, responder as principais dúvidas dos Secretários, bem como realizar esclarecimentos quanto às competências da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizou nesta quinta-feira (31/12), reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).   A Leia Mais..

Regional de Saúde de Uberlândia desenvolve projeto de saúde mental voltado para o coronavírus
Minas Gerais |

A Unidade Regional de Saúde de Uberlândia desde julho está desenvolvendo junto aos municípios a capacitação e o apoio técnico em saúde mental e atenção psicossocial à Rede de Atenção à Saúde em tempos de pandemia. O projeto consiste em consolidar e divulgar os materiais produzidos por diferentes órgãos, de forma a adaptar à realidade Leia Mais..

Governo deu prioridade e celeridade a ações de saúde em 2020; atenções se voltaram ao enfrentamento do novo coronavírus
Rondônia |

Há 11 meses o Governo de Rondônia deu início aos assuntos referentes à prevenção da Covid-19, no Estado. Dois meses antes de ter confirmado o primeiro caso da doença, no dia 30 de janeiro de 2020, foi lançada a primeira manchete relacionada ao assunto: “Sem suspeita de infecção pelo coronavírus, Rondônia faz recomendações à população”. Leia Mais..

O desafio dos novos gestores municipais
Conass |

Médico e PHD em Saúde Pública, o prefeito de Fortaleza fala da importância do SUS no enfrentamento da pandemia, no encerramento do Seminário Conass-Conasems “Esse é importante momento para a discussão sobre o presente e o futuro da saúde, tendo em vista um dos mais graves desafios sanitários da humanidade que é a Covid-19”, palavras Leia Mais..

Conass Informa n. 433/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3473 que habilita estados, municípios e o Distrito Federal a receberem incentivo financeiro federal de capital para estruturação e adequação dos ambientes de assistência odontológica na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Especializada, no enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional decorrente do Coronavírus (Covid19)
|

PORTARIA GM/MS Nº 3.473, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020 Habilita estados, municípios e o Distrito Federal a receberem incentivo financeiro federal de capital para estruturação e adequação dos ambientes de assistência odontológica na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Especializada, no enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional decorrente do Coronavírus Leia Mais..

Em coletiva em SP, presidente do Conass defende a incorporação de todas as vacinas ao PNI
Conass |

O presidente do Conass, Carlos Lula, participou nesta segunda-feira da entrevista coletiva promovida pelo Governo de São Paulo a respeito da vacinação contra a Covid-19, no estado. Lula enfatizou a preocupação dos secretários estaduais de saúde em imunizar o quanto antes toda a população brasileira e pontuou não ser razoável aceitar qualquer atraso não justificado Leia Mais..

Conass Informa n. 431/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3996 que dispõe sobre a transferência de incentivo financeiro federal de custeio para o fortalecimento das ações de equidade na Atenção Primária à Saúde considerando o cadastro de povos e comunidades tradicionais
|

PORTARIA GM/MS Nº 3.396, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2020 Dispõe sobre a transferência de incentivo financeiro federal de custeio para o fortalecimento das ações de equidade na Atenção Primária à Saúde considerando o cadastro de povos e comunidades tradicionais O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o art. Leia Mais..

Conass Informa n. 430/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3393 que homologa a adesão dos municípios e Distrito Federal a receber incentivo financeiro federal de capital para informatização das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária, por meio da implementação de Prontuário Eletrônico
|

PORTARIA Nº 3.393, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2020 Homologa a adesão dos municípios e Distrito Federal a receber incentivo financeiro federal de capital para informatização das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária, por meio da implementação de Prontuário Eletrônico O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que Leia Mais..

Conass Informa n. 429/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3389 que habilita estado, município e o Distrito Federal a receber incentivo financeiro federal de capital para estruturação e adequação dos ambientes de assistência odontológica na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Especializada, no enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid19)
|

PORTARIA GM Nº 3.389, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2020 Habilita estado, município e o Distrito Federal a receber incentivo financeiro federal de capital para estruturação e adequação dos ambientes de assistência odontológica na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Especializada, no enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da pandemia Leia Mais..

Planificação da APS é tema do último dia do I Seminário Nacional Conass Conasems
Conass |

Dando continuidade às atividades do último dia do seminário, o consultor do Conass, Marco Antônio Bragança, iniciou as apresentações sobre a Planificação da Atenção à Saúde (PAS) como instrumento de gestão e organização dos serviços de saúde em Redes de Atenção à SaúdeASprimeira exposição do último dia do I Seminário Nacional Conass Conasems. A PAS é Leia Mais..

Segundo dia do seminário debate o Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia nas RAS
Conass |

Como o material auxiliou a reorganização dos serviços de saúde no Brasil durante a Pandemia da Covid-19 e experiências bem sucedidas dos estados foram temas das apresentações do segundo dia do evento O segundo dia do I Seminário Nacional Conass Conasems começou com uma homenagem a todos os profissionais de saúde, em especial a assessora Leia Mais..

Pesquisa vai avaliar a percepção de jornalistas brasileiros sobre seu trabalho durante a pandemia
Divulgação |

A Fiocruz Brasília está desenvolvendo pesquisa com  jornalistas brasileiros sobre as alterações na cobertura jornalística durante a pandemia de covid-19. A investigação conta com duas fases: a primeira, com coleta de dados por meio de questionário online, e a segunda, com entrevistas online (aos que participarem da primeira fase e demonstrarem interesse em auxiliar no Leia Mais..

Conass Informa n. 427/2020 – Republicada a Portaria GM n. 2782 que institui, em caráter excepcional e temporário, incentivos financeiros federais de custeio para execução das ações de imunização e vigilância em saúde, para enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia de covid-19
|

PORTARIA GM/MS Nº 2.782, DE 14 DE OUTUBRO DE 2020 (*) Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivos financeiros federais de custeio para execução das ações de imunização e vigilância em saúde, para enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia de covid-19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no Leia Mais..

Pesquisa chama atenção para as condições de trabalho e saúde dos agentes comunitários
Divulgação |

Os números do novo coronavírus no Brasil são alarmantes e chamam ainda mais atenção quando o recorte leva em conta os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia. Coordenadora do estudo Monitoramento da saúde dos ACS em tempos de Covid-19, a professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Leia Mais..

Governo do Estado amplia 170 leitos de UTI Covid na Bahia e anuncia medidas de contenção do coronavirus
Bahia |

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta segunda-feira (7), novas medidas do Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19. Está prevista a reabertura de 170 leitos de UTI, sendo 130 na capital baiana. Também será ampliada a testagem e instituídos protocolos de segurança para o verão em todo o Leia Mais..

Conass Informa n. 426/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3330 que autoriza a habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico COVID-19 para atendimento exclusivo dos pacientes SRAG/COVID-19
|

PORTARIA GM/MS Nº 3.300, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2020 Autoriza a habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico COVID-19 para atendimento exclusivo dos pacientes SRAG/COVID-19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do Leia Mais..

Conass Informa n. 425/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3290 que institui Comitê Técnico para o acompanhamento das ações relativas à vacina AZD 1222/ChAdOx1 n-CoV19 contra a Covid19, decorrentes da Encomenda Tecnológica firmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a empresa AstraZeneca
|

PORTARIA GM/MS Nº 3.290, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2020 Institui Comitê Técnico para o acompanhamento das ações relativas à vacina AZD 1222/ChAdOx1 n-CoV19 contra a Covid19, decorrentes da Encomenda Tecnológica firmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a empresa AstraZeneca O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os Leia Mais..

Conass Informa n. 424/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3248 que institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro destinado aos Estados e Distrito Federal, para estruturação de unidades de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações e para Vigilância Epidemiológica, para o enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia de Covid19
|

PORTARIA GM Nº 3.248, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2020 Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro destinado aos Estados e Distrito Federal, para estruturação de unidades de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações e para Vigilância Epidemiológica, para o enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Leia Mais..

Covid-19: Pesquisa enfoca como brasileiros lidam com isolamento social
Divulgação |

Estudo inédito no país investiga impactos da pandemia sobre trabalho, renda, tarefas domésticas e cuidado à saúde, com ênfase no uso de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) A pandemia de Covid-19 e o isolamento social adotado como medida coletiva de prevenção ao novo coronavírus modificaram profundamente a rotina dos brasileiros, afetando relações familiares, de trabalho Leia Mais..

Conass Informa n. 411/2020 – Publicada a Portaria GM n. 3017 que institui, em caráter excepcional e temporário, incentivos financeiros federais de capital, para apoiar a estruturação, reorganização e adequação dos ambientes voltados à assistência odontológica na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Especializada, para enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid19)
|

PORTARIA GM Nº 3.017, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2020 Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivos financeiros federais de capital, para apoiar a estruturação, reorganização e adequação dos ambientes voltados à assistência odontológica na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Especializada, para enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente Leia Mais..

Governo de Minas anuncia desenvolvimento de soro contra a covid-19
Minas Gerais |

Funed dá início à imunização de cavalos que irão produzir anticorpos usados no soro contra a covid-19 Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) deram início, nesta semana, à imunização de cavalos para a produção de soro contra a covid-19. A finalização de lotes-pilotos com cinco mil ampolas para estudos clínicos está prevista para janeiro de Leia Mais..

Criado no Ceará, capacete Elmo reduz em 60% necessidade de internação em leitos de UTI
Ceará |

“O Elmo foi a salvação da minha vida”, conta a aposentada Maria Irismar Morais, de70 anos, que se recuperou de insuficiência respiratória causada pela Covid-19 e recebeu alta hospitalar em julho após tratamento com o capacete de respiração assistida por apenas dois dias. Ela, que chegou a ter 70% dos pulmões comprometidos, está entre os Leia Mais..

Webinar Proqualis: “Manejo seguro do paciente com Covid-19 após a alta da UTI”, dia 04/11
Divulgação |

Na quarta-feira (04/11), o Proqualis realizará o Webinar ‘Manejo seguro do paciente com COVID-19 após a alta da UTI’, com Cássia Righy, pesquisadora do Laboratório de Medicina Intensiva do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI/ Fiocruz, e Monica Rodrigues da Cruz, coordenadora da fisioterapia do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Leia Mais..

Conass Informa n. 409/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2994 que institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro federal para atenção às pessoas com obesidade, diabetes mellitus ou hipertensão arterial sistêmica no âmbito da Atenção Primária à Saúde, no Sistema Único de Saúde, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do novo coronavírus
|

PORTARIA GM Nº 2.994, DE 29 DE OUTUBRO DE 2020 Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro federal para atenção às pessoas com obesidade, diabetes mellitus ou hipertensão arterial sistêmica no âmbito da Atenção Primária à Saúde, no Sistema Único de Saúde, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente Leia Mais..

Governo Federal investe mais de R$ 1,5 bilhão para fortalecer resposta à Covid-19 no Brasil
Ministério da Saúde |

JRecursos poderão ser utilizados para ampliar e qualificar serviços de detecção, monitoramento e notificação da Covid-19 nos estados e municípios. Investimento fortalece, amplia e moderniza os serviços de vigilância disponíveis no SUS O Ministério da Saúde criou o Projeto VigiAR SUS, uma Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta à Emergência de Saúde Pública decorrente Leia Mais..

Conass e Conasems defendem manutenção de leitos abertos durante pandemia; demanda irá continuar, afirmam
Conass |

O professor de epidemiologia da Universidade Federal do Ceará Luciano Pamplona disse considerar precipitada a discussão sobre os critérios para indicação da vacina contra Covid-19 no País. Durante debate organizado pelo Conass sobre as lições da pandemia do novo coronavírus para o futuro do SUS, Pamplona ressaltou a necessidade de se respeitar etapas. “A vacina Leia Mais..

Sesapi orienta para os cuidados com o coronavírus no Dia dos Finados
Piauí |

As recomendações são para que pessoas do grupo de risco não participem das visitas às sepulturas A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), está orientando a população para os cuidados durante às visitas aos cemitérios no feriado do Dia dos Finados. As recomendações são para Leia Mais..

Seplag debate com municípios resultados da Covid-19
Pernambuco |

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Núcleo de Gestão por Resultados na Saúde (NGR-SES), realiza, desde o mês de junho, debates remotos junto aos municípios para falar sobre os resultados da Covid-19. As reuniões fazem parte do Projeto Geres Conectada, iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que reúne as equipes Leia Mais..

BiblioCovid: Doenças crônicas da população idosa e Covid-19 é tema da edição de outubro
Divulgação |

Aproveitando o mês de outubro que celebra os cuidados com a saúde do idoso, o boletim BiblioCovid, em seu terceiro número, aborda as “Relações entre COVID-19 e doenças crônicas na população idosa”. Ao todo, 10 artigos foram selecionados pela equipe de bibliotecários referencistas da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. A publicação traz estudos da Arábia Leia Mais..

Abertas as inscrições para o II Encontro de Regulação em Saúde da Rede Ebserh
Divulgação |

Objetivo do evento é disseminar as experiências exitosas em regulação da Rede Ebserh durante a pandemia Brasília (DF) – Estão abertas as inscrições para o II Encontro de Regulação em Saúde da Ebserh, que será realizado de 25 a 27 de novembro de forma online. O tema do evento será “Oportunidades e desafios da Regulação em Saúde Leia Mais..

Conass Informa n. 405/2020 – Publicada a Portaria SAES n. 59 que prorroga o prazo da etapa de transição da capitação ponderada do Programa Previne Brasil, referente à Portaria nº 2.979/GM/MS, de 12 de novembro de 2019, para as equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária do Distrito Federal e municípios, considerando o contexto da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus (Covid-19)
|

PORTARIA SAES Nº 59, DE 26 DE OUTUBRO DE 2020 Prorroga o prazo da etapa de transição da capitação ponderada do Programa Previne Brasil, referente à Portaria nº 2.979/GM/MS, de 12 de novembro de 2019, para as equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária do Distrito Federal e municípios, considerando o contexto Leia Mais..

Webinar “A Telefonoaudiologia durante e após a pandemia” – 29/10
Divulgação |

O momento é difícil. É importante discutirmos as práticas, as evidências científicas e a expansão regulamentada da Telemedicina e Telessaúde. A nova diretoria da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), eleita em plena pandemia, vem estabelecendo articulação e relacionamento com as profissões da saúde, promovendo o Ciclo de Webinars ABTms 2020 “O Futuro da Leia Mais..

No RN, taxa de incidência de Covid-19 prevalece entre pessoas de 20 a 59 anos e mortalidade é maior em idosos
Rio Grande do Norte |

De acordo com a Sesap, 76,82% dos casos já confirmados para a doença estão entre pessoas adultas A faixa etária com maior concentração de casos confirmados pela Covid-19 no Rio Grande do Norte são de adultos entre 20 e 59 anos de idades, com 76,82% (61.389). Crianças e adolescentes correspondem a 5,8% (4.643) dos casos Leia Mais..

Conass e Conasems defendem manutenção de leitos abertos durante pandemia; demanda irá continuar, afirmam
Conass |

O professor de epidemiologia da Universidade Federal do Ceará Luciano Pamplona disse considerar precipitada a discussão sobre os critérios para indicação da vacina contra Covid-19 no País. Durante debate organizado pelo Conass sobre as lições da pandemia do novo coronavírus para o futuro do SUS, Pamplona ressaltou a necessidade de se respeitar etapas. “A vacina Leia Mais..

Covid-19: Fiocruz pesquisa como brasileiros lidam com isolamento social
Divulgação |

Estudo inédito no país investiga impactos da pandemia sobre trabalho, renda, tarefas domésticas e cuidado à saúde, com ênfase no uso de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) A pandemia de Covid-19 e o isolamento social adotado como medida coletiva de prevenção ao novo coronavírus modificaram profundamente a rotina dos brasileiros, afetando relações familiares, de trabalho Leia Mais..

Possíveis casos de reinfecção por Covid-19 devem ser investigados
Rio Grande do Norte |

Sesap orienta monitoramento de casos que apresentem sintomas em até 60 dias após primeiro resultado positivo Apesar de não haver nenhum caso de reinfecção por Covid-19 no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou uma nota técnica nesta terça-feira (20) para que as unidades de saúde façam o acompanhamento Leia Mais..

Nota à Imprensa – Vacina Covid-19
Conass |

  Nota à Imprensa O Conass reitera a necessidade de a sociedade debater, de maneira consistente e responsável, a questão de uma vacina segura para o novo coronavírus. O Brasil já sabe que a cooperação interfederativa é o melhor caminho para superar esta grave crise sanitária. Da mesma forma, já é de domínio público o Leia Mais..

Conass Informa n. 401/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2789 que dispõe sobre as medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19), no âmbito das unidades do Ministério da Saúde no Distrito Federal e nos Estados
|

PORTARIA GM Nº 2.789, DE 14 DE OUTUBRO DE 2020 Dispõe sobre as medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19), no âmbito das unidades do Ministério da Saúde no Distrito Federal e nos Estados O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que Leia Mais..

Após ofício do Conass, Ministério da Saúde decide comprar doses da vacina CoronaVac
Conass |

Após pressão dos secretários estaduais de Saúde, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, decidiu incluir na estratégia de vacinação contra a Covid-19, a compra de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com a empresa chinesa Sinovac. O investimento será de R$ 2,6 bilhões até janeiro de 2021 para a compra de Leia Mais..

Atendimento a distância garante assistência a pessoas com diabetes durante pandemia
Conass |

Durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19, 78% das pessoas com diabetes no País interromperam o acompanhamento de rotina. Boa parte deste grupo nem sequer remarcou a consulta. Os dados, apresentados durante o Debate Virtual promovido pelo Conass no último dia 16 de outubro, reforçam  a importância de renovar as formas de acesso aos Leia Mais..

Sesap publica nota técnica sobre casos de reinfecção no Estado
Foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters
Rio Grande do Norte |

Mesmo sem ter nenhum caso confirmado de reinfecção por Covid-19 até o momento, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública organizou o fluxo de notificação e investigação de possíveis casos de reinfecção pelo SARS-COV-2 no território do Rio Grande do Norte. Apenas em 24 de agosto no deste ano em Hong Kong, houve a Leia Mais..

Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde – Edição especial Covid-19: experiências e lições aprendidas
Divulgação |

No período de 16, 23 e 30 de novembro, o Hospital Israelita Albert Einstein realizará o Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde – Edição especial Covid-19: experiências e lições aprendidas. O fórum contará com palestras que abordarão diversos temas como, o aprendizado rápido em pesquisa e disseminação de informações durante a pandemia do Leia Mais..

Debate Virtual – As lições da pandemia para o futuro do SUS
|

No Debate Virtual do Conass desta sexta-feira (23/10), às 16h30, pesquisadores e gestores irão apresentar as lições aprendidas com a pandemia do novo coronavírus e como elas afetarão o futuro das políticas públicas de saúde. O aprendizado acumulado com a Covid-19, registrado e analisado pelos participantes, dão um norte à urgente retomada das ações e Leia Mais..

Disponível as aulas do programa avançado sobre o SUS e o futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19
Divulgação |

O Instituto de Economia da Unicamp tem a honra de apresentar o primeiro módulo do curso sobre o SUS, a pandemia e a economia intitulado “O futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19”, a série de atividades é agrupada em um programa avançado sobre saúde pública, gestão e desenvolvimento e está disponível Leia Mais..

Conass Informa n. 397/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2824 que institui, no âmbito do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Saúde – Siops, quadro de informações gerenciais relacionadas à aplicação de recursos, pelos entes federativos, no enfrentamento da pandemia de Covid-19
|

PORTARIA GM Nº 2.824, DE 15 DE OUTUBRO DE 2020 Institui, no âmbito do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Saúde – Siops, quadro de informações gerenciais relacionadas à aplicação de recursos, pelos entes federativos, no enfrentamento da pandemia de Covid-19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso da atribuição que lhe conferem Leia Mais..

Repositório intitucional da Fiocruz reúne documentos sobre a Covid-19
Fiocruz |

O Arca – Repositório Institucional da Fiocruz – alcançou a marca de 600 documentos em acesso aberto sobre a Covid-19. O conjunto inclui a produção acadêmica e de divulgação científica produzida no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz sobre o novo coronavírus ao longo deste período de pandemia. Além de trabalhos científicos, como artigos, relatórios de pesquisa, Leia Mais..

Novos testes rápidos de antígeno podem transformar resposta à COVID-19 nas Américas
Opas/OMS |

Novos testes diagnósticos aprovados pela OMS – acessíveis, confiáveis e realizáveis em qualquer lugar –  podem transformar a resposta à COVID-19 na Região, permitindo que profissionais de saúde realizem testes precisos e rápidos, mesmo em comunidades remotas, afirmou nesta quarta-feira (14) a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne. Ao contrário dos Leia Mais..

A importância da Atenção Continuada à pessoa com diabetes na Pandemia da Covid-19
Debate Virtual |

O Debate Virtual do Conass de sexta-feira (16/10), às 16h30, irá apresentar experiências exitosas na atenção à pessoa com diabetes na pandemia da Covid-19 – tema da primeira apresentação do debate. Em seguida, a experiência do município de São Sepé, no Rio Grande do Sul, e a integração da Atenção Primária à Saúde ao Ambulatório Leia Mais..

Conass Informa n. 396/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2782 que institui, em caráter excepcional e temporário, incentivos financeiros federais de custeio para execução das ações de imunização e vigilância em saúde, para enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia de Covid-19
|

PORTARIA GM Nº 2.782, DE 14 DE OUTUBRO DE 2020 Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivos financeiros federais de custeio para execução das ações de imunização e vigilância em saúde, para enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia de Covid-19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso Leia Mais..

SES recebe comitiva de especialistas da OPAS para avaliar ações de combate à Covid-19
Mato Grosso do Sul |

Estado é o sexto no país a receber especialistas no enfrentamento ao coronavírus Mato Grosso do Sul recebe nesta semana a visita dos técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que acompanham a política local de enfrentamento à Covid-19. A ação, chamada de Missão Covid-19, conta com profissionais de diferentes órgãos, estados e especialidades. Os Leia Mais..

Missão COVID-19: OPAS e estado do Mato Grosso do Sul trocam experiências
Opas/OMS |

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) cumpre, nesta semana, visita ao estado do Mato Grosso do Sul, para conhecer a política local de enfrentamento à COVID-19. Este é o sexto estado do país a receber a comitiva de especialistas da OPAS, que já passou pelos estados de Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Amazonas e Pará. A operação, chamada de Missão COVID-19, Leia Mais..

Webinário Impacto da Covid-19 no Sistema de Previdência Brasileiro
Divulgação |

A pandemia de Covid-19 trouxe diversas implicações, não apenas no contexto epidemiológico, mas repercussões e impactos de ordem social, econômica, política e cultural. A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre a sustentação econômica do sistema financeiro e da população que já sofria com dificuldades de acesso a bens e serviços Leia Mais..

Representantes dos municípios da macrorregião Sul de Minas recebem orientações da SES-MG
Minas Gerais |

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promoveu, na última sexta-feira, 9/10, uma videoconferência com os municípios da macrorregião Sul. O objetivo do encontro foi debater a situação do Sul de Minas frente à pandemia da covid-19 O encontro contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de saúde, além dos superintendentes Leia Mais..

Casos de sífilis estão subnotificados devido à baixa testagem no período da pandemia
Rio Grande do Norte |

A situação epidemiológica da sífilis no Rio Grande do Norte preocupa os gestores da Saúde. A oferta de testes rápidos, nos serviços de saúde, teve considerável redução em todas as regiões de saúde do estado desde o início da pandemia do novo coronavírus. “Este fato é preocupante uma vez que a sífilis é considerada uma Leia Mais..

Pesquisa nacional evidenciará práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde 
Divulgação |

Resultados contribuirão para regular a profissão e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas Com o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem, cenários de atuação e perfis de enfermeiros e enfermeiras do Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB) – em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família Leia Mais..

Líderes mundiais e celebridades participarão de evento da OMS no Dia Mundial da Saúde Mental
Opas/OMS |

No Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, líderes mundiais, celebridades reconhecidas internacionalmente e defensores da saúde mental se reunirão para o grande evento da Organização Mundial da Saúde para a saúde mental. Este é primeiro evento virtual de advocacy da OMS para o tema e terá foco na necessidade urgente de abordar o Leia Mais..

Conass Informa n. 389/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2654 que altera a Portaria nº 580/GM/MS, de 27 de março de 2020, para prorrogar o pagamento de bonificação aos profissionais de saúde residentes pelo prazo que durar a situação de emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus
|

PORTARIA Nº 2.654, DE 1º DE OUTUBRO DE 2020 Altera a Portaria nº 580/GM/MS, de 27 de março de 2020, para prorrogar o pagamento de bonificação aos profissionais de saúde residentes pelo prazo que durar a situação de emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, Leia Mais..

Conass Informa n. 385/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2632 que dispõe sobre a alteração do prazo para alcance da meta de cadastro dos usuários do SUS no SISAB, previsto no art. 4º da Portaria nº 3.263/19, que estabelece o incentivo financeiro de custeio federal para implementação e fortalecimento das ações de cadastramento dos usuários do SUS, no âmbito da Atenção Primária à Saúde
|

PORTARIA GM Nº 2.632, DE 29 DE SETEMBRO DE 2020 Dispõe sobre a alteração do prazo para alcance da meta de cadastro dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), previsto no art. 4º da Portaria nº 3.263/GM/MS, de 11 de dezembro de 2019, Leia Mais..

OPAS traduz manual para apoiar o planejamento de Recursos Humanos em Saúde – Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde
Opas/OMS |

Foi disponibilizada a versão em português do documento Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde: Um Manual. O trabalho de tradução foi realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS/BRA) em parceria com o Centro Colaborador da OPAS/OMS da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) e a Estação de Trabalho do Observatório Leia Mais..

Com taxa reduzida de contágio, Maranhão mantém estabilidade em mortes por Covid-19
Maranhão |

O Maranhão mantém o quadro de estabilidade no número de mortes por coronavírus. Esse quadro vem acompanhado da taxa de contágio abaixo de 1. Quanto menor a taxa, melhor. A estabilidade no número de mortes se verifica na chamada média móvel dos últimos sete dias. Esse período dá mais confiabilidade aos números. Esse é o Leia Mais..

Goiás monitora desenvolvimento de vacinas contra Covid-19
Goiás |

Há quatros pesquisas em andamento no Brasil. Distribuição das vacinas é realizada pelo Ministério da Saúde e Goiás já está alinhado com Governo Federal para receber a primeira que for aprovada, informa secretário Ismael Alexandrino. Governador Ronaldo Caiado afirma que não existe disputa entre Estados para alcançar acordos com países que desenvolvem o imunizante  Publicado: Leia Mais..

Fernando Cupertino: “Pensar que a COVID-19 é democrática não faz sentido”
Conass |

O médico brasileiro Fernando Cupertino, membro do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) alerta que existe uma questão que se impõe no âmbito dos Países de Língua Portuguesa: o desenvolvimento e o combate às desigualdades. Para o coordenador técnico do CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde a Leia Mais..

Cerca de 4,5 mil profissionais do SUS foram atendidos no Pronto-Atendimento Covid-19
Bahia |

Em quatro meses, cerca de 4,5 mil profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidos no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador, com suspeita da Covid-19. As atividades da unidade foram encerradas na última sexta-feira Leia Mais..

Suspensão das cirurgias eletivas é prorrogada até 28 de setembro
Distrito Federal |

A Secretaria de Saúde prorrogou novamente a suspensão das cirurgias eletivas, desta vez até o dia 28 de setembro. O objetivo é concentrar os esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde, enquanto o Distrito Federal atravessa a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2. A pasta lembra que esse tipo Leia Mais..

Governo anuncia inquérito sorológico para alunos e profissionais da Rede Estadual
Espírito Santo |

A partir das próximas semanas, duas estratégias de enfrentamento e monitoramento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) serão realizadas em conjunto pelas Secretarias da Educação e da Saúde: o censo sorológico, destinado a todos os profissionais da Rede Estadual de Educação, e o inquérito sorológico com a coleta de amostras da comunidade escolar capixaba. As Leia Mais..

Covid-19: Governo de Minas avalia como será a utilização de leitos abertos durante a epidemia no estado
Minas Gerais |

Expansão no número de leitos foi feita para garantir atendimento aos pacientes com covid21 de Setembro de 2020 , 15:26 Em coletiva virtual desta segunda-feira (21/09), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre os planos do Estado para os leitos abertos durante esse período. “Para garantir assistência aos Leia Mais..

Pesquisa mapeia as condições de trabalho de cuidadores de pessoas idosas durante a pandemia
Divulgação |

A Fiocruz está realizando uma pesquisa para mapear o impacto da pandemia nas condições de trabalho e saúde de cuidadores de pessoas idosas. A investigação terá como base um questionário online, direcionado tanto a cuidadores remunerados como a cuidadores informais (como familiares), buscando abranger todas as pessoas que dedicam parte ou todo o seu tempo ao cuidado de um algum idoso que Leia Mais..

O SUS foi importante para pandemia e terá papel fundamental no período pós Covid, avaliam especialistas durante debate organizado pelo Conass
Conass |

Principal política pública de inclusão social e uma das mais poderosas ferramentas para a redução da desigualdade no País, o SUS mostrou, durante o enfrentamento da  Covid-19, a importância da existência de um sistema de saúde público, gratuito e universal. A resposta à doença foi exemplar, com abertura de leitos, a organização de um guia Leia Mais..

Painel: O futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19 – 06/10
Divulgação |

O Instituto de Economia da Unicamp convida você para o painel “O futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19“, o terceiro de uma série de atividades sobre o do Sistema Único de Saúde (SUS) e a economia brasileira neste período de pandemia. Neste terceiro encontro, o objetivo é debater a importância do SUS para a democracia brasileira, bem como a necessidade de Leia Mais..

Painel mostra dados sobre medicamentos para Covid-19
Anvisa |

Ferramenta traz informações do monitoramento sobre fabricação, importação e distribuição de fármacos utilizados em pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 A Anvisa dispõe agora de um painel com dados sobre o monitoramento do abastecimento nacional de medicamentos de interesse ao enfrentamento à Covid-19. A ferramenta mostra informações sobre fabricação, importação e distribuição de fármacos utilizados em pacientes Leia Mais..

Debate 17/09 – Cuidar de quem cuida: a segurança do Trabalhador da Saúde como uma prioridade para a Segurança do Paciente
Divulgação |

No Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) promove o debate virtual “Cuidar de quem cuida: a segurança do Trabalhador da Saúde como uma prioridade para Segurança do Paciente”. A atividade integra as ações da campanha regional da OPAS/OMS intitulada “Trabalhadores de saúde seguros, Pacientes Leia Mais..

Conass Informa n. 375/2020 – Republicada a Portaria GM n. 2222 que institui, em caráter excepcional e temporário, Ações Estratégicas de Apoio à Gestação, Pré-Natal e Puerpério e o correspondente incentivo financeiro federal de custeio para o enfretamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do coronavírus
|

PORTARIA GM Nº 2.222/GM/MS, DE 25 DE AGOSTO DE 2020 (*) Institui, em caráter excepcional e temporário, Ações Estratégicas de Apoio à Gestação, Pré-Natal e Puerpério e o correspondente incentivo financeiro federal de custeio para o enfretamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do coronavírus O MINISTRO DE ESTADO Leia Mais..

Conass Informa n. 374/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2405 que institui incentivo financeiro federal de custeio, em caráter excepcional e temporário, aos municípios e Distrito Federal para o fortalecimento das equipes e serviços da Atenção Primária à Saúde no cuidado às populações específicas, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Covid-19
|

PORTARIA GM Nº 2.405, DE 16 DE SETEMBRO DE 2020 Institui incentivo financeiro federal de custeio, em caráter excepcional e temporário, aos municípios e Distrito Federal para o fortalecimento das equipes e serviços da Atenção Primária à Saúde no cuidado às populações específicas, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente Leia Mais..

Desafios da Segurança do Paciente durante a Pandemia da COVID-19 no Estado de Rondônia
Rondônia |

Nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, haverá uma live com tema “Desafios da Segurança do Paciente durante a Pandemia da COVID-19 no Estado de Rondônia”  ocorrerá as 18h  na página oficial da Agevisa: https://www.facebook.com/agevisa.ro/

Palestras abordam Dia Mundial da Segurança do Paciente
Pernambuco |

Com o tema “Segurança do Paciente nos Tempos de COVID-19”, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu oficialmente, na última terça-feira, as atividades relacionadas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, lembrado no dia 17 deste mês. A partir de experiências observadas na UPA do Curado, foram discutidos, em palestras online, os desafios Leia Mais..

Cefope realiza mais uma live do projeto Saúde e Educação em Movimento
Rio Grande do Norte |

Como anda a busca ativa e o monitoramento dos casos de Covid-19 no território da Atenção Básica de Vigilância em Saúde? Este e outros questionamentos serão o tema central do próximo webinário do projeto Saúde e Educação em Movimento, realizado pelo Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope). O evento virtual Leia Mais..

Condições de vida dos cuidadores de idosos na pandemia está na pauta do Centro de Estudos do Icict
Divulgação |

A saúde dos idosos e a condição de trabalho dos profissionais que atuam no cuidado de pessoas idosas durante a pandemia de Covid-19 será o foco do próximo seminário online do Centro de Estudos do Icict, nesta sexta-feira, 11/9, às 15h, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O seminário ‘Condições de vida das pessoas Leia Mais..

Debate 10/09 – O atendimento de Urgência e Emergência na Atenção Primária no contexto da Covid-19
Opas/OMS |

Como parte das atividades da iniciativa APS Forte no SUS no combate à pandemia, três experiências do Sistema Único de Saúde participarão do debate virtual na próxima quinta-feira, 10 de setembro, às 17h. As práticas mostram estratégias utilizadas para ampliar e qualificar os atendimentos de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento Leia Mais..

“Temos a posição de preservar ao máximo os recursos [emergenciais para o SUS] em 2021”, diz Pazuello em reunião com o CNS
Conselho Nacional de Saúde |

A afirmação do ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello ocorreu durante reunião realizada com a Mesa Diretora do CNS nesta quarta (9/09), em Brasília O Conselho Nacional de Saúde (CNS) se reuniu pela primeira vez com o ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello, nesta quarta (9/09), na sede do Ministério da Saúde (MS). Durante o Leia Mais..

Agentes comunitários formam rede de proteção contra Covid-19 em município do Ceará
Debate Virtual |

Diante da ameaça da chegada do coronavírus, o  município cearense de Caucaia, com pouco mais de 400 mil habitantes, decidiu montar um sistema de prevenção e cuidado para população. Seis comitês de acompanhamento e formulação de estratégias foram organizados para dar mais agilidade à tomada de decisão. Além disso, uma rede batizada na cidade de Leia Mais..

Congresso Nacional: CNS entregará primeiro lote de assinaturas contra desfinanciamento do SUS em 2021
Conselho Nacional de Saúde |

A petição pública tem o objetivo de sensibilizar deputados e senadores para garantir a continuidade do orçamento emergencial para a saúde no próximo ano O Conselho Nacional de Saúde (CNS), preocupado com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atual momento e no pós-pandemia, está mobilizando a sociedade por meio da petição “Você Leia Mais..

Sesa apresenta dados preliminares de pesquisas que ajudarão a compreender a Covid-19 no Estado
Espírito Santo |

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (04), o subsecretario de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, apresentaram dados preliminares de pesquisas que a Secretaria da Saúde (Sesa) está realizando para compreender melhor o comportamento do novo Coronavírus no Estado. Os estudos Leia Mais..

SES sugere audiência pública para debater medidas de prevenção ao novo coronavirus durante período eleitora
Maranhão |

Visando à proteção da população maranhense durante as eleições municipais a serem realizadas em novembro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sugeriu ao Ministério Público Federal (MPF-MA) uma audiência pública para aprovação de minuta com medidas sanitárias voltadas ao período eleitoral. Na solicitação, a autoridade em saúde pública do Maranhão destacou a Leia Mais..

Governo de Goiás lança boletim especial de pesquisas sobre a Covid-19
Goiás |

Dez pesquisas relacionadas à doença estão em andamento em sete hospitais estaduais O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), lançou o Boletim Especial Pesquisas Covid-19. Produzido pela equipe da Gerência de Pesquisa e Inovação da Escola de Saúde de Goiás, a publicação tem como objetivo divulgar para população goiana Leia Mais..

OMS reúne grupo de especialistas para mudança de comportamento em relação à saúde
Opas/OMS |

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou seu primeiro Grupo Consultivo Técnico em Percepções e Ciências Comportamentais para a Saúde. “A pandemia de COVID-19 ensinou ao mundo que as agências de saúde pública e especialistas precisam entender melhor como as pessoas e as sociedades se comportam e tomam decisões em relação à sua saúde”, afirmou Leia Mais..

Grito dos Excluídos terá Dia “D” para coleta de assinaturas da petição pública do CNS
CNS |

O dia 7 de setembro será marcado por mobilização nas redes para coleta de assinaturas contra a perda de R$ 35 bilhões que o SUS pode ter em 2021 O Conselho Nacional de Saúde (CNS), preocupado com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atual momento e no pós-pandemia, lançou no dia 11 Leia Mais..

Sespa entrega projeto de gestão, planejamento e regionalização da Saúde
Pará |

A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) e representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Pará (Cosems) celebraram na manhã desta quinta-feira (03), em Belém, a entrega de projeto de aprimoramento das ações de gestão, planejamento e regionalização da saúde. A oficialização do documento atende aos requisitos Leia Mais..

Piauí é o terceiro estado do Brasil que mais testou a população para detectar o coronavírus
Piauí |

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comemora os bons índices de testagem para a Covid-19 da população piauiense divulgados pela pesquisa PNAD do IBGE . Segundo os dados, até julho 10,3% da população do estado já realizou algum tipo de teste para detecção do vírus, ficando com o primeiro melhor percentual do Nordeste e Leia Mais..

Secretaria da Saúde do Ceará disponibiliza cerca de três mil leitos durante pandemia para atendimento a casos de Covid-19
Ceará |

Como parte das medidas de enfrentamento à pandemia, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ampliou a infraestrutura das unidades hospitalares. Entre os meses de abril e junho, foram destinados 2.951 leitos para o atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com coronavírus. Destes, 911 são de Unidade de Terapia Intensiva Leia Mais..

Pesquisa Fiocruz investiga processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família na Covid-19
Divulgação |

A Fiocruz lança nesta sexta-feira, 4/9/2020, a pesquisa nacional Análise do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família na pandemia de Covid-19. A investigação toma como ponto de partida a relevância da Estratégia Saúde da Família (ESF), considerada a estratégia primordial para o fortalecimento da Atenção Primária e coordenadora da rede de cuidados no Leia Mais..

Naomar de Almeida Filho apresenta Plano de Enfrentamento à Covid-19
Divulgação |

“Um Plano do SUS para o Brasil” – Esse foi o tema da sessão realizada pelo Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (CPG/FM/UFMG), em 31 de agosto. Naomar de Almeida Filho, vice-presidente da Abrasco, apresentou o PNEP-Covid19, em diálogo com Fátima Marinho e Nereu Mansano, que coordenaram a Leia Mais..

Saúde conclui distribuição de sedativos a hospitais com ajuda do Exército
Rio Grande do Sul |

A Secretaria da Saúde (SES) e o Exército Brasileiro concluíram nesta segunda-feira (31) a distribuição de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares para a realização dos procedimentos de intubação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Desde quinta-feira (27), o 4º Grupamento Logístico do Comando Militar do Sul vem percorrendo as estradas do Rio Grande do Sul Leia Mais..

Saúde realiza curso sobre Manejo Ventilatório de Pacientes com Covid -19
Tocantins |

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e o Hospital do Coração (HCOR) de São Paulo, realiza pela segunda vez o Curso Leia Mais..

Leitos de UTI Covid-19 serão transformados para equipar hospitais públicos estaduais população
Sergipe |

Com a diminuição na ocupação dos Leitos de UTI especializados no tratamento da Covid-19, o Governo de Sergipe começa a desinstalar os equipamentos e montar Leitos de UTI para outros pacientes. O legado deixado é 131 novos Leitos que serão distribuídos nos hospitais públicos. O processo de reorganização será gradual, conforme forem desocupados, para atender Leia Mais..

Durante debate virtual, Carlos Lula faz entrega simbólica de oxímetros para população indígena
Conass |

As ações desenvolvidas para o enfrentamento da Covid-19 entre população indígena, seus desafios e acertos foram discutidos durante o Debate Virtual do Conass, realizado na sexta feira e disponível no Youtube. Durante a discussão, o presidente do Conass, Carlos Lula, fez a entrega simbólica de 1.200 oxímetros para os Distritos Especiais Indígenas. A doação dos Leia Mais..

OPAS finaliza troca de experiências na resposta contra a COVID-19 no Maranhão
Opas/OMS |

Especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) finalizaram mais uma missão para conhecer as políticas de enfrentamento à COVID-19 nos estados brasileiros. Durante cinco dias, de 24 a 28 de agosto, os profissionais visitaram mais de 20 unidades de saúde do estado do Maranhão para entender o processo de trabalho implementado no estado nas áreas Leia Mais..

Conass Informa n. 363/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2306 que altera a Portaria nº 1.857/GM/MS, de 28 de julho de 2020, que dispõe sobre a transferência de incentivos financeiros federais aos Municípios e ao Distrito Federal, em caráter excepcional e temporário, considerando ações de saúde nas escolas da rede básica de ensino no enfrentamento da emergência em saúde pública de importância nacional e internacional em decorrência do coronavírus (COVID-19)
|

PORTARIA GM Nº 2.306, DE 28 DE AGOSTO DE 2020 Altera a Portaria nº 1.857/GM/MS, de 28 de julho de 2020, que dispõe sobre a transferência de incentivos financeiros federais aos Municípios e ao Distrito Federal, em caráter excepcional e temporário, considerando ações de saúde nas escolas da rede básica de ensino no enfrentamento da Leia Mais..

Conass Informa n. 361/2020 – Republicada a Portaria GM n. 2298 que institui, para o ano de 2020, o repasse financeiro referente ao Piso Variável de Vigilância Sanitária (PV-Visa) para o fortalecimento e execução das ações de Vigilância Sanitária voltadas ao enfrentamento do coronavírus – Sars-CoV-2
|

PORTARIA GM Nº 2.298, DE 27 DE AGOSTO DE 2020(*) Institui, para o ano de 2020, o repasse financeiro referente ao Piso Variável de Vigilância Sanitária (PV-Visa) para o fortalecimento e execução das ações de Vigilância Sanitária voltadas ao enfrentamento do coronavírus – Sars-CoV-2 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das atribuições Leia Mais..

Lacen-PE quadruplica processamento de exames
Pernambuco |

Em visita ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), nesta sexta-feira (28.08), o governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, André Longo, inauguraram dois novos equipamentos que vão ampliar a capacidade de processamento de testagem das atuais 800 amostras diárias para 3,2 mil. Foram investidos, por meio da Fundação de Amparo Leia Mais..

Dia do Nutricionista: profissionais explicam relevância do trabalho durante a pandemia da Covid-19
Sergipe |

A atuação dos profissionais da saúde tem ganhado papel de destaque durante a pandemia da Covid-19. Com os nutricionistas não foi diferente, entre os desafios trazidos pelo coronavírus está o de se alimentar bem e com segurança, principalmente o paciente que segue internado no hospital. No Dia do Nutricionista, celebrado na próxima segunda-feira, 31, nutricionistas Leia Mais..

Conass Informa n. 359/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2298 que institui, para o ano de 2020, o repasse financeiro referente ao Piso Variável de Vigilância Sanitária (PV-Visa) para o fortalecimento e execução das ações de Vigilância Sanitária voltadas ao enfrentamento do coronavírus – Sars-CoV-2
|

PORTARIA GM Nº 2.298, DE 27 DE AGOSTO DE 2020 Institui, para o ano de 2020, o repasse financeiro referente ao Piso Variável de Vigilância Sanitária (PV-Visa) para o fortalecimento e execução das ações de Vigilância Sanitária voltadas ao enfrentamento do coronavírus – Sars-CoV-2 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das atribuições Leia Mais..

Médico Sanitarista reforça papel da atenção primária na contenção da pandemia
Rio Grande do Norte |

“Mesmo após a vacina a estimativa é que a pandemia se transforme em endemia, com surtos em bairros, famílias, fábricas. Precisamos antecipar esses surtos desde agora. Com a atenção primária e a vigilância evitaremos que surtos se transformem novamente em contaminação comunitária”, afirmou o médico sanitarista e professor titular da Universidade de Campinas, Gastão Wagner Leia Mais..

Conass Informa n. 358/2020 – Republicada a Portaria GM n. 1975 que credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus
|

PORTARIA GM Nº 1.975, DE 6 DE AGOSTO DE 2020 (*) Credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das Leia Mais..

Conass Informa n. 357/2020 – Republicada a Portaria GM n. 1797 que temporariamente Municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus
|

PORTARIA GM Nº 1.797, DE 21 DE JULHO DE 2020 (*) Credencia temporariamente Municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no Leia Mais..

Conass Informa n. 356/2020 – Republicada a Portaria GM n. 1579 que credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19)
|

PORTARIA GM Nº 1.579, DE 19 DE JUNHO DE 2020 (*) Credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso Leia Mais..

Sesau recebe 120 mil testes rápidos para realizar exames em massa na população roraimense
Roraima |

O teste adquirido da marca Wama está entre as principais marcas do mercado farmacêutico Em busca de reforçar o monitoramento da COVID-19, o Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está reforçando o trabalho de combate da doença em Roraima. As medidas incluem a testagem em massa da população, com foco na Leia Mais..

Conass Informa n. 354/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2222 que institui, em caráter excepcional e temporário, Ações Estratégicas de Apoio à Gestação, Pré-Natal e Puerpério e o incentivo financeiro federal de custeio para o enfretamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do coronavírus
|

PORTARIA GM Nº 2.222 DE 25 DE AGOSTO DE 2020 Institui, em caráter excepcional e temporário, Ações Estratégicas de Apoio à Gestação, Pré-Natal e Puerpério e o incentivo financeiro federal de custeio para o enfretamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do coronavírus O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE Leia Mais..

Cefope realiza live com foco na capacitação de agentes comunitários de saúde
Rio Grande do Norte |

A prevenção da Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): idosos e crônicos. Este é o tema do terceiro webinário que o Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope) realiza, na próxima quinta-feira (27), das 16h às 17h. A live faz parte do projeto Saúde e Educação em Movimento, Leia Mais..

Saúde recebe mais de R$ 21 milhões em doações de materiais e insumos
Mato Grosso |

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), vem recebendo diversas doações de equipamentos, insumos hospitalares e aportes financeiros para enfrentar a pandemia pelo coronavírus. De janeiro a agosto, o órgão estadual já recebeu 2.090.701 de itens avaliados em R$ 21.405.148,94. O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressalta a Leia Mais..

Seminário Aberto sobre Saúde em Desastres
Maranhão |

INFORMAÇÕES DOS EXPOSITORES (1) Representantes dos municípios selecionados entre os doze municípios que estão participando do processo de elaboração dos Planos de Preparação e Respostas aos Desastres (2) Carlos Machado de Freitas Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e Leia Mais..

Seminário debate inovação em saúde e a política industrial no mundo pós-pandêmico (27/8)
Divulgação |

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) promoverá o seminário Oportunidades e desafios para a inovação em saúde e a política industrial em um mundo pós-pandêmico, na próxima quinta-feira (27/8), com o convidado internacional Antonio Andreoni, professor associado de Economia Industrial na University College London (UCL) e chefe de pesquisa do Institute for Innovation & Leia Mais..

Conass Informa n. 353/2020 – Fiocruz analisa condições de trabalho dos profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19
|

Liderada pela Fiocruz, a pesquisa nacional Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil tem o objetivo de conhecer as condições de vida e trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas que atuam diretamente na assistência e no combate à pandemia do novo coronavírus. A pesquisa Leia Mais..

Governo de Goiás lança duas capacitações na área de ciência e pesquisa
Goiás |

Oferecidos em EAD pela Escola de Saúde de Goiás, da SES, cursos são autoinstrucionais, para profissionais de saúde e a comunidade em geral Com o objetivo de capacitar profissionais da área de saúde e comunidade em geral para o desenvolvimento de pesquisas científicas, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Leia Mais..

Governo de Minas investe em ampliação da testagem para covid-19
Minas Gerais |

A partir da próxima semana, o Estado passará a utilizar amostras de saliva para diagnóstico da doença Como forma de ampliar os mecanismos de combate ao coronavírus em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) começou a orientar os profissionais da rede de assistência sobre uma nova forma do teste RT-PCR, realizado por Leia Mais..

Webconferência debate importância do humor para saúde nesta quinta, 20
Ceará |

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizará, nesta quinta-feira (20), a partir das 15h, a webconferência “Potência do Humor na Saúde – Como vai seu senso de humor?”. O objetivo da transmissão é discutir a influência do humor no Leia Mais..

Amapá ultrapassa 40 mil casos de covid-19, mas taxa de recuperação é superior a 70%
Amapá |

No estado, a taxa de letalidade é 1.5%, a quarta menor do país. O Risco de transmissão é classificado como baixo O boletim informativo que traz o cenário do novo coronavírus no Amapá mostra que o número de casos de covid-19 chegou a 40.211 nessa quarta-feira, 19. Ainda assim, o estado possui uma taxa de letalidade de Leia Mais..

Susam garante vantagem no preço e segurança jurídica com fortalecimento do processo de Compra
Amazonas |

Com novas diretrizes para seus processos de compras e contratações, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vem conseguindo redução considerável no valor das Compras Eletrônicas em relação ao preço de referência. A Susam passou a concentrar todas as aquisições com valores abaixo de R$ 17.600 e o que está acima desse valor, encontrasse sob Leia Mais..

Conass Informa n. 348/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2181 que dispõe sobre o registro obrigatório de internações hospitalares nos estabelecimentos de saúde públicos e privados, em todo o território nacional, durante a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19
|

PORTARIA GM Nº 2.181, DE 19 DE AGOSTO DE 2020 Dispõe sobre o registro obrigatório de internações hospitalares nos estabelecimentos de saúde públicos e privados, em todo o território nacional, durante a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das atribuições que lhe Leia Mais..

Sesap começa mudança gradativa de leitos de UTI Covid-19 para outras patologias
Rio Grande do Norte |

Com a redução progressiva no número de casos e de óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte, bem como da taxa de ocupação de leitos Covid, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) começou a transferência gradativa de leitos de UTI destinados à Covid, para leitos de UTI que serão Leia Mais..

Pandemia fortalece trabalho de enfermagem, avaliam especialistas
Conass |

A pandemia de Covid-19 trouxe um desafio sem precedentes para profissionais de enfermagem. Equipes tiveram de em pouco tempo incorporar novas ferramentas de tecnologia, encontrar  formas  diferentes de se organizar, atender demandas de pacientes que chegam aos serviços com queixas de uma doença cujas características ainda estão sendo desvendadas e, de forma simultânea, garantir a Leia Mais..

Profissionais de saúde devem notificar casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica
Pará |

Já está disponível no portal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) o link para a notificação de casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) possivelmente relacionada à Covid-19 A notificação foi estabelecida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de identificar, investigar e monitorar todos os casos de SIM-P no país em conjunto Leia Mais..

Saúde e segurança no trabalho em tempos de pandemia é tema de seminário virtual
Espírito Santo |

A coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde (Sesa), Liliane Graça Santana, será uma das palestrantes do webnário “Saúde e Segurança no Trabalho em Tempos de Pandemia”, que será realizado em quatro dias,  17, 18, 24 e 25 de agosto, sempre a partir das 17 horas, diretamente via canal Leia Mais..

UBSs voltam a disponibilizar testes rápidos para detectar Covid-19
Distrito Federal |

A partir desta segunda-feira (17), todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal voltam a oferecer o teste rápido para diagnóstico da Covid-19. As UBSs foram abastecidas com 50 mil testes que serão aplicados em pessoas que apresentam sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Além desse tipo, as unidades também possuem Leia Mais..

Infodemia tem tornando resposta às emergências de saúde ainda mais difícil, afirma OPAS em aula inaugural de pós-graduação de comunicação em saúde
Opas/OMS |

A infodemia – um aumento significativo no volume de informações, corretas ou não, sobre um tema específico – tem dificultado a resposta à pandemia de COVID-19, afirmou nesta sexta-feira (14) a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross, na aula inaugural da especialização “Comunicação Leia Mais..

Painéis de Indicadores sobre a Pandemia de COVID-19
Divulgação |

  A pandemia do novo coronavírus tem imposto desafios inéditos aos sistemas de informação em saúde do país. Como manter cientistas, gestores e a sociedade informados sobre os números de uma epidemia tão complexa? O  seminário da Fiocruz “Painéis de indicadores sobre a Pandemia de Covid-19”, na próxima segunda-feira, 17 de agosto, vai debater as Leia Mais..

Caderno de Boas Práticas na APS de Minas Gerais
Minas Gerais |

A Superintendência de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SAPS/SES-MG) tem realizado várias ações no enfrentamento a COVID-19. Dentre essas, a SAPS/SES-MG produziu o Caderno de Boas Práticas na APS de Minas Gerais – N° 1 com experiências das referências de Atenção Primária à Saúde das Unidades Regionais Leia Mais..

Atendimentos odontológicos continuam mesmo durante a pandemia
Distrito Federal |

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e os riscos de contaminação durante os procedimentos, por conta dos aerossóis produzidos, os atendimentos odontológicos continuam ocorrendo, porém, com maior cuidado, em toda a rede. “O papel da Odontologia durante a pandemia da Covid-19 é continuar prestando assistência odontológica aos usuários do SUS, adequando sua forma de Leia Mais..

Comunicação sobre coronavírus nas favelas está na pauta do Centro de Estudos do Icict
Divulgação |

O Centro de Estudos do Icict convida para sua próxima atividade online. O seminário ‘Experiências e Desafios da Comunicação sobre Coronavírus nas Favelas’ acontece nesta sexta-feira, 14/8, às 15h, com transmissão online pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. A atividade, realizada em parceria com a equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, o Wikifavelas, reúne comunicadores, educadores Leia Mais..

Webinário: Pessoas jovens, adolescentes e a Covid-19
Divulgação |

Nesta edição da série de webinários População e Desenvolvimento em Debate serão discutidos os impactos da pandemia em pessoas jovens e adolescentes, considerando as múltiplas perspectivas. Apesar de não ser o grupo populacional com a maiores níveis de mortalidade por Covid-19, pessoas jovens expostas ao novo coronavírus têm a mesma chance de infecção e contágio Leia Mais..

Rede de Bibliotecas da Fiocuz lança Boletim BiblioCovid
Divulgação |

Na primeira edição, publicação reúne artigos sobre os impactos na saúde física e mental dos profissionais de saúde no enfrentamento da Covid-19 A Rede de Bibliotecas da Fiocruz está lançando o Boletim BiblioCovid, destinado a apresentação de estratégias e artigos científicos sobre temas relacionados à Covid-19. O tema da primeira edição é “Covid-19 e os Leia Mais..

Conass Informa n. 341/2020 – Publicada a Portaria GM n. 2062 que estabelece normas excepcionais para a análise e execução de projetos de apoio e de serviços ambulatoriais e hospitalares no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – Proadi-SUS, durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – Espin declarada em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus – Covid-19
|

PORTARIA GM Nº 2.062, DE 11 DE AGOSTO DE 2020 Estabelece normas excepcionais para a análise e execução de projetos de apoio e de serviços ambulatoriais e hospitalares no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – Proadi-SUS, durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – Espin Leia Mais..

Conass Informa n. 340/2020 – Publicada a Lei n. 14.035 que altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para dispor sobre procedimentos para a aquisição ou contratação de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019
|

LEI Nº 14.035, DE 11 DE AGOSTO DE 2020 Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para dispor sobre procedimentos para a aquisição ou contratação de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019 O P R Leia Mais..

Equipe do Nasf tem papel fundamental junto às equipes de Estratégia Saúde da Família
Distrito Federal |

Núcleo composto por profissionais de diversas especialistas dão suporte a pacientes com Covid-19 A pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais a importância do trabalho da equipe dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf). Na Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul (612 Sul) o trabalho desses servidores tem sido essencial, inclusive no Leia Mais..

Debate 13/08 – Atenção Primária Forte (APS): estratégia central para enfrentar os desafios da pandemia
Opas/OMS |

Há mais de cinco meses desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 no país, em 24 de fevereiro, profissionais e gestores da saúde aperfeiçoaram o conhecimento e as medidas adotadas para enfrentar a doença, desde ações de assistência hospitalar, laboratorial, vigilância, governança, entre outras atividades da rede de atenção à saúde. Devido a longa convivência Leia Mais..

Seminário on-line debate espaço fiscal e fluxos financeiros na Saúde (10/08, às 10h)
Divulgação |

Economistas e sanitaristas participam, na próxima segunda-feira, 10 de agosto, às 10h, do seminário virtual “Espaço fiscal e fluxos financeiros no setor da Saúde”, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento é pautado pelo mais recente Texto para Discussão da rede Brasil Saúde Amanhã:  “Os fluxos financeiros no financiamento Leia Mais..

Diretora da OPAS alerta para interrupções nos serviços regulares de saúde devido à COVID-19
Opas/OMS |

Os serviços de saúde nos países das Américas estão sendo interrompidos à medida que profissionais de saúde são redirecionados para atender pacientes com COVID-19, as pessoas estão hesitando em procurar atendimento de rotina devido ao medo de infecção e as cadeias globais de fornecimento de medicamentos e equipamentos estão prejudicadas, alertou nesta terça-feira (4) Carissa Leia Mais..

Rádio Universitária FM discute o SUS em documentário especial de cinco episódios  
Divulgação |

O surgimento da Covid-19 expôs uma série de desafios às nações em relação ao direito à saúde. Condições de acesso e qualidade dos serviços, infraestrutura e pesquisa, modelos e formas de organização dos sistemas de saúde são alguns dos temas que vieram à tona nos últimos meses diante da pandemia do novo coronavírus. No Brasil, Leia Mais..

Conass Informa n. 338/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1975 que credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus
|

PORTARIA GM Nº 1.975, DE 6 DE AGOSTO DE 2020 Credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso Leia Mais..

Presidente assina Medida Provisória que garante produção de vacina contra a Covid-19
Ministério da Saúde |

Crédito orçamentário de R$ 1,9 bilhão viabilizará a aquisição e produção de 100 milhões de doses da vacina contra a doença, produzida pelo laboratório AtraZeneca e Universidade de Oxford Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou, nesta quinta-feira (06), Medida Provisória (MP) que viabiliza recursos para produção e aquisição Leia Mais..

Especialistas debatem sobre o impacto da Covid-19 no acesso aos métodos contraceptivos
Divulgação |

Promovido pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais e Fundo de População da ONU, webinário ocorre nesta quarta-feira (05/08), a partir da 15h Nesta quarta-feira próxima (05/08), acontece a 15ª edição da série de webinários População e Desenvolvimento em Debate. Nesta semana, especialista vão debater sobre os impactos da Covid-19 no acesso aos métodos contraceptivos. A Leia Mais..

Frente Pela Vida: Parlamentares acolhem Plano de Enfrentamento à Pandemia, que deve servir de base para tomada de decisões
CNS |

O documento com orientações ao Ministério da Saúde, governadores, prefeitos e secretários de saúde deverá servir de subsídio para tomada de decisões entre parlamentares Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 17h33 Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 19h00 O Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, construído coletivamente pelas entidades que Leia Mais..

Governo nomeia e convoca 540 profissionais de saúde
Rio Grande do Norte |

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte nomeou, no último sábado (1°), 223 candidatos aprovados no concurso público Edital n° 001/2018 para cargo efetivo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e convocou 317 profissionais de saúde aprovados provenientes dos editais de Recrutamento para Contratação Temporária, totalizando mais 540 profissionais de saúde. Leia Mais..

Câmara dos Deputados realizará audiência sobre Plano de Enfrentamento à Pandemia, criado por entidades da Saúde
Conselho Nacional de Saúde |

Debate será na terça-feira (4/08), às 11h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube A Câmara dos Deputados vai realizar na próxima terça-feira (4/08), às 11h, uma audiência pública para discutir o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e demais entidades científicas da Leia Mais..

Governo do Estado entregou 69 respiradores a hospitais localizados em oito municípios
Santa Catarina |

Em uma semana, o Governo do Estado entregou 69 respiradores pulmonares a hospitais localizados em oito municípios. A ação visa ampliar o número de leitos de UTI em oito regiões de Santa Catarina.  As operações iniciaram na segunda-feira, 27, com a entrega de 20 ventiladores adquiridos pelo Governo do Estado, junto à empresa WEG, e Leia Mais..

A SES-RJ lança estudo nos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Rio de Janeiro |

Documento analisa como a Covid-19 se manifestou nesse público em situação de violência Nesses 30 anos do estatuto da criança e do adolescente, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, lança um estudo em que mostra como a Covid-19 se manifestou neste público. Clique e acesse o documento.

Parnaíba vai ganhar unidade pós Covid-19 em centro de reabilitação
Piauí |

O Centro será a primeira unidade no território da Planície Litorânea a oferecer os serviços em quatro modalidades de reabilitação: deficiência física, visual, intelectual e auditiva, com capacidade de atendimento para mais de 60 mil pessoas O secretário de Saúde Florentino Neto visitou, neste sábado (1), as obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER), em Leia Mais..

Fiocruz e AstraZeneca alinham detalhes para produção de vacina para Covid-19
Fiocruz/Ministério da Saúde |

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, e a AstraZeneca assinaram, nesta sexta-feira (31/7), um documento que dará base para o acordo entre os laboratórios sobre a transferência de tecnologia e produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança. O entendimento é Leia Mais..

Um novo SUS é possível? A resposta é sim!
Artigo |

Artigo do presidente do Conass e Secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, publicado no jornal Estadão Na última semana estive em Brasília e me pus a pensar, no saguão do aeroporto, “que motivos temos para não defender o SUS?”. Na ocasião eu usava uma máscara, que por sinal me apetece muito, com uma mensagem Leia Mais..

Projetos do Pronon e Pronas/PCD poderão ser suspensos durante a pandemia de Covid-10
Ministério da Saúde |

As instituições impactadas pela Emergência de Saúde Pública poderão adotar a medida sem prévia autorização do Ministério da Saúde As instituições que contam com projetos no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) poderão suspender as atividades Leia Mais..

OPAS pede prevenção e tratamento contínuos das hepatites durante pandemia para não interromper progresso rumo à eliminação
Opas/OMS |

 A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) pediu nesta segunda-feira (27) que os serviços essenciais de prevenção e tratamento das hepatites virais sejam mantidos durante a pandemia de COVID-19 para que o progresso rumo à sua eliminação não seja interrompido. “No meio de uma pandemia, as hepatites virais continuam a adoecer e matar milhares de pessoas”, Leia Mais..

Tabela de Situações Clínicas do Componente Especializado disponibiliza informações sobre Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, entre outras
Conass |

A Coordenação Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde disponibilizou a Tabela de Situações Clínicas do Componente Tabela de Situações Clínicas do Componente Especializado Especializado, com as informações acerca dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), Condições Clínicas, códigos da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), Medicamentos, Leia Mais..

Pesquisa e educação são foco de ‘live’ sobre coronavírus
Goiás |

Quarta edição do Fórum da Saúde, promovido pelo Governo de Goiás, debate desafios e estratégias para o enfrentamento da pandemia por Covid-19 no Estado  O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu na tarde desta terça-feira, 28, a quarta ‘live’ do Fórum da Saúde, que debate ações Leia Mais..

Ágora Abrasco: “Como a APS está enfrentando a pandemia de Covid-19 no Brasil?
Divulgação |

No dia 4 de agosto às 15h acontecerá o colóquio “Como a APS está enfrentando a pandemia de Covid-19 no Brasil? como parte da programação da Ágora Abrasco. Abertura: Gulnar Azevedo e Silva-  Presidente da Abrasco Apresentação dos resultados da pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”: Aylene Bousquat, FSP/USP Debatedores: Leia Mais..

Ministério da Saúde e Conass recebem o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 elaborado por sociedades científicas e Conselho Nacional de Saúde
CNS |

Representantes de 13 entidades científicas da saúde e bioética e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foram recebidos em reunião virtual, na tarde desta sexta-feira (25/7), pelo Ministério da Saúde. Eles integram a Frente pela Vida, lançada em junho deste ano. No encontro, considerado inédito, as entidades e o CNS entregaram o Plano Nacional de Leia Mais..

Conass Informa n. 320/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1848 que dispõe sobre a suspensão da execução de projetos no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – Pronon e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – Pronas/PCD, durante a vigência da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – Espin declarada pela Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020, em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus – Covid-19
|

PORTARIA GM Nº 1.848, DE 27 DE JULHO DE 2020 Dispõe sobre a suspensão da execução de projetos no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – Pronon e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – Pronas/PCD, durante a vigência da Emergência em Saúde Pública de Leia Mais..

Conass Informa n. 317/2020 – Publicada a Lei n. 14.028 que altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para garantir que o receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos a prescrição e de uso contínuo tenha validade pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção do surto da Covid-19, na forma que especifica
|

LEI Nº 14.028, DE 27 DE JULHO DE 2020 Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para garantir que o receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos a prescrição e de uso contínuo tenha validade pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção do surto da Covid-19, na forma Leia Mais..

Fortalecimento das redes é o caminho para redução de mortalidade materna
Conass |

Planejamento, regulação de pacientes e melhora do ensino também são desafios Quando os primeiros casos de Covid-19 foram registrados no Brasil, a experiência de outros países indicava que gestantes, ao contrário do que aconteceu com H1N1, não integravam o grupo de maior risco para a doença. Bastaram poucos meses, no entanto, para que essa afirmação Leia Mais..

SES-MG reforça preparação da rede estadual de saúde e revisão do Minas Consciente
Minas Gerais |

Ações envolvem ampliação de leitos e aperfeiçoamento das orientações sobre setorização das atividades econômicas durante a pandemiaAções envolvem ampliação de leitos e aperfeiçoamento das orientações sobre setorização das atividades econômicas durante a pandemia Em coletiva virtual desta sexta-feira (24/7), o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, e o chefe de Gabinete, João Pinho, Leia Mais..

Manual apresenta recomendações de biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19
Divulgação |

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou o ‘Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19’, que reúne normas e diretrizes para retomada das aulas em segurança. O manual traz informações facilmente acessíveis, destacando as questões sanitárias, aspectos sobre a transmissão da Covid-19 e a implementação de boas práticas de Leia Mais..

Dia dos avós: Sespa alerta para os serviços disponíveis pelo SUS a esse segmento da população
Pará |

Com o Dia dos Avós lembrado neste domingo (26), a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) orienta sobre a necessária atenção à saúde das pessoas acima de 60 anos de idade, segmento com 755.611 habitantes, o que significa 10% do total da população paraense, que é 7.822.205 habitantes. A informação é do Instituto Brasileiro de Leia Mais..

Povos indígenas de Aquidauana e da fronteira recebem máscaras para se proteger contra a Covid-19
Mato Grosso do Sul |

Campo Grande (MS) – Indígenas de Aquidauana, no Pantanal, e de Japorã, Paranhos e Tacuru, no extremo sul do Estado, estão recebendo 56,2 mil máscaras de proteção contra o novo coronavírus. São cerca de três máscaras de tecido para cada pessoa entregues pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde. Somente Leia Mais..

Governo investe mais de R$ 11 milhões em programas e serviços de saúde
Mato Grosso |

Além das diversas ações de combate ao coronavírus, o Governo de Mato Grosso trabalha para garantir o funcionamento de outros serviços de saúde no Estado. Na última quinta-feira (23.07), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) efetivou o pagamento de R$ 11.050.569,11 para o custeio de programas e serviços de saúde. A parcela do pagamento Leia Mais..

Dica de Leitura – Formas de adaptar os serviços de Atenção Primária à Saúde para uma resposta mais efetiva à COVID-19
Opas/OMS |

A Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS Brasil apresenta a tradução do documento “Reforçando a resposta dos sistemas de saúde à COVID-19 – Adaptando serviços de atenção primária para uma resposta mais efetiva à COVID-19”, produzido pelo Escritório Regional da OMS na Europa. “Entendemos que este documento é adequado para auxiliar Leia Mais..

Conass Informa n. 316/2020 – Edital de chamamento público para seleção de estabelecimentos que serão contemplados pela doação de 30 tomógrafos
|

A Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (Saes) publicou o edital de chamamento público para seleção de estabelecimentos que serão contemplados pela doação de 30 tomógrafos frente à emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (SARS-CoV-2). A alocação inicial será de 10 (dez) tomógrafos de 32 cortes e 10 (dez) tomógrafos de Leia Mais..

2 ª live atualização do tratamento para paciente grave da Covid-19 – como tratamos
Divulgação |

Evento online e gratuito com profissionais renomados da área da saúde discutirá as formas de condução, critérios de intervenção e tratamento de pacientes em estado grave.   Auxiliar a sociedade e os profissionais da saúde com informações relevantes e práticas sobre o tratamento dos pacientes de Covid-19 em estado grave – esse é o maior Leia Mais..

RN é o terceiro estado do Brasil com maior número de leitos de UTI Covid-19
Rio Grande do Norte |

O Rio Grande do Norte é o terceiro estado do Brasil, ao lado do Rio de Janeiro, em número de leitos de UTI Covid-19 para adultos por habitantes, com 1,2 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. Atrás apenas do Espírito Santo e Pernambuco, o RN dispõe de 284 leitos adultos exclusivos para Covid-19 Leia Mais..

Fiocruz analisa condições de trabalho dos profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19
Divulgação |

Pesquisa abarcará cerca de 1 milhão de profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia A Fiocruz lança nesta quarta-feira (22/7) a pesquisa nacional “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil”. O objetivo do estudo é conhecer as condições de vida e trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos e Leia Mais..

Conass Informa n. 315/2020 – Fiocruz analisa condições de trabalho dos profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19
|

Pesquisa abarcará cerca de 1 milhão de profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia A Fiocruz lança nesta quarta-feira (22/7) a pesquisa nacional “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil”. O objetivo do estudo é conhecer as condições de vida e trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos e Leia Mais..

Conass Informa n. 314/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 400 que define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a aplicação de excepcionalidades a requisitos específicos de rotulagem e bulas de medicamentos, em virtude da emergência de saúde pública internacional decorrente do novo Coronavírus
|

RDC ANVISA Nº 400, DE 21 DE JULHO DE 2020 Define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a aplicação de excepcionalidades a requisitos específicos de rotulagem e bulas de medicamentos, em virtude da emergência de saúde pública internacional decorrente do novo Coronavírus A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no Leia Mais..

Conass Informa n. 313/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 405 que estabelece as medidas de controle para os medicamentos que contenham substâncias constantes do Anexo I desta Resolução, isoladas ou em associação, em virtude da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2)
|

RDC ANVISA Nº 405, DE 22 DE JULHO DE 2020 Estabelece as medidas de controle para os medicamentos que contenham substâncias constantes do Anexo I desta Resolução, isoladas ou em associação, em virtude da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2) A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Leia Mais..

Debate virtual – Os Desafios da Redução da Mortalidade Materna no Brasil
Conass |

  O próximo Debate Virtual do Conass irá tratar do aumento da mortalidade materna no Brasil, em especial àquele relacionado à Covid-19. O país vem apresentando crescimento no número de óbitos desde 2016, se distanciando da meta de redução de 75% da mortalidade materna, estipulada pela Organização da Nações Unidas (ONU), na pactuação dos Objetivos Leia Mais..

Em meio à pandemia, Hospital de Base realiza sete transplantes renais
Distrito Federal |

Três deles foram realizados neste mês de julho e duas receptoras receberam o órgão do mesmo doador Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, o Hospital de Base realizou sete transplantes de rim desde março, sendo três deles apenas neste mês de julho. Duas mulheres receberam os órgãos de um mesmo doador e passaram Leia Mais..

Conass Informa n. 311/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1797 que credencia temporariamente Municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus
|

PORTARIA GM Nº 1.797, DE 21 DE JULHO DE 2020 Credencia temporariamente Municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso Leia Mais..

Sesa firma 2º Termo de Ajuste de Cooperação Técnica com a OPAS
Espírito Santo |

A Secretaria da Saúde (Sesa) firmou o 2º Termo de Ajuste de Cooperação Técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17).  A iniciativa visa ao fortalecimento de políticas públicas de saúde Leia Mais..

Sesa realiza 920 vistorias em terceira fase de retomada das atividades econômicas
Ceará |

Fortaleza iniciou nesta segunda-feira (20) a quarta fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais nas Regiões de Saúde do Ceará. Durante a terceira etapa, finalizada no último domingo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realizou 920 fiscalizações em espaços como praças de alimentação, estabelecimentos de saúde, restaurantes, mercados públicos, indústrias, Leia Mais..

Governo de Goiás repassa EPIs ao HDT para enfrentamento à Covid-19
Goiás |

Mais de 176 mil equipamentos de proteção individual e 6 mil lancetas para punção digital foram entregues à unidade pela SES O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás, recebeu, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), na sexta-feira, diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), destinados aos profissionais Leia Mais..

Fiocruz lança Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19
Fiocruz |

A Fiocruz lançou, na última sexta-feira (17/7), o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19. A iniciativa tem como objetivo apresentar dados, de forma clara e didática, da situação dos estados brasileiros e do Distrito Federal, em relação ao cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da Covid-19, assim como da capacidade do sistema de saúde Leia Mais..

Conass Informa n. 309/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1972 que altera a a Portaria nº 356/GM/MS, de 11 de março de 2020, para dispor sobre a obrigatoriedade de notificação ao Ministério da Saúde de todos os resultados de testes diagnóstico para SARS-CoV-2 realizados por laboratórios da rede pública, rede privada, universitários e quaisquer outros, em todo território nacional
|

PORTARIA GM Nº 1.792, DE 17 DE JULHO DE 2020 Altera a Portaria nº 356/GM/MS, de 11 de março de 2020, para dispor sobre a obrigatoriedade de notificação ao Ministério da Saúde de todos os resultados de testes diagnóstico para SARS-CoV-2 realizados por laboratórios da rede pública, rede privada, universitários e quaisquer outros, em todo Leia Mais..

Conass Informa n. 308/2020 – Publicada a Portaria n. 394, da Secretaria do Tesouro Nacional, que estabelece rol mínimo de fontes de recursos a ser observado na Federação para identificação dos recursos de natureza federal vinculados a ações e serviços públicos de saúde repassados no bojo da Ação 21C0
|

PORTARIA STN Nº 394, DE 17 DE JULHO DE 2020 Estabelece rol mínimo de fontes de recursos a ser observado na Federação para identificação dos recursos de natureza federal vinculados a ações e serviços públicos de saúde repassados no bojo da Ação 21C0 O SECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL, no uso das atribuições que lhe confere Leia Mais..

Governo do Tocantins promove reconhecimento de profissionais da Saúde por meio de Ouvidoria
Tocantins |

A Ouvidoria da Saúde é um meio de diálogo entre o cidadão e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e, no intuito de incentivar o elogio aos servidores que trabalham na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, foi criada uma campanha, nesta última quinta-feira, 16, para valorização desses profissionais.   A campanha tem Leia Mais..

Governo do Estado recebe medicamentos do Ministério da Saúde que integram o ‘Kit Intubação’
Santa Catarina |

O Governo de Santa Catarina recebeu neste sábado, 18, medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) que fazem parte do chamado “kit intubação”. Eles foram adquiridos em compra internacional e já começam a ser distribuídos para unidades hospitalares do Estado. Os insumos foram entregues ao centro de distribuição catarinense após complexa operação de transporte realizada Leia Mais..

Hospital Geral de Vitória da Conquista terá mais 20 leitos de UTI
Bahia |

O Hospital Geral de Vitória da Conquista, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado, contará com mais 20 leitos de terapia intensiva adulto (UTI) para assistência a pacientes com Covid-19, na região sudoeste do Estado. Deste total, 10 serão abertos na noite desta sexta-feira (17) e os demais começarão a receber pacientes até Leia Mais..

Amapá reduz 67% os casos de malária no primeiro semestre de 2020
Amapá |

As estratégias do ano de 2019 foram cruciais para a redução dos casos de malária nos municípios A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) apresentou dados sobre a malária nos municípios amapaenses no período entre 1° de janeiro e 30 de junho deste ano. Foram 1.526 casos, o que representou uma redução de 67% comparado Leia Mais..

Sesau vai prestar assistência psicológica a familiares de mortos pela Covid-19
Alagoas |

Além da dor de perder um ente querido, os familiares dos mortos pela Covid-19, em sua maioria, têm desenvolvido graves transtornos mentais, uma vez que são impedidos de concretizar o luto, já que os rituais fúnebres são limitados e não há contato com o falecido, devido ao risco de contaminação. Diante desta realidade, a Secretaria Leia Mais..

Avaliação de Riscos da Covid-19 na APS – a importância da medição da saturação de oxigênio, em pauta no Conass
Conass |

O Conass realizou nesta sexta-feira (17) o debate virtual Avaliação de Riscos da Covid-19 na APS – a importância da medição da saturação de oxigênio, com o objetivo de apresentar e detalhar a utilização dos aparelhos que medem a saturação de oxigênio do sangue, considerando que os oxímetros podem salvar vidas nos estágios iniciais da doença, Leia Mais..

Desafiada pela pandemia, a APS comprova sua capacidade de responder a emergências em todas as regiões do País
Opas/OMS |

Mais de 1,6 mil experiências, desenvolvidas pela Atenção Primária à Saúde em todos os estados do país, participam da iniciativa APS Forte no Combate à Pandemia, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde. As práticas demonstram a capacidade dos profissionais de reagirem à pandemia, oferecendo respostas adequadas à realidade Leia Mais..

Conass Informa n. 307/2020 – Cenários de regionalização para atenção ao COVID-19 no estado do Rio de Janeiro é tema de Nota Técnica do PROADESS
|

O Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde – PROADESS – publicou sua segunda Nota Técnica sobre a atenção ao COVID-19 no estado do Rio de Janero. Esta tem como objetivo avaliar como tem ocorrido a atenção aos pacientes com COVID-19 no estado, considerando recursos disponíveis ao SUS, municípios de ocorrência, e fluxos de pacientes para internação Leia Mais..

Escola de Saúde de Goiás lança cursos EaD contra Covid-19
Goiás |

Parceria da unidade do Governo de Goiás com a Opas e Conass visa capacitação dos profissionais de saúde e começa nesta semana ​ Uma das principais preocupações do Governo de Goiás durante a pandemia tem sido a capacitação de seus profissionais de saúde para o enfrentamento da Covid-19. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde Leia Mais..

Avaliação de Risco da Covid-19 na APS: a importância da medição da saturação de oxigênio
Covid-19 |

O Conass realiza nessa sexta-feira (17/07), às 17 horas, o Debate Virtual: Manejo da Covid-19 na APS – a importância da medição da saturação de oxigênio, com o objetivo de apresentar e detalhar a utilização dos aparelhos que medem a saturação de oxigênio do sangue e considerando que os oxímetros podem salvar vidas nos estágios Leia Mais..

Saúde Mental e Covid-19: Coletivo lançará site como estratégia de enfrentamento à pandemia
Divulgação |

Além do Conselho Federal de Psicologia, oito entidades integram a iniciativa. Ato virtual será no dia 16 de julho, às 17h, ao vivo pelo Facebook e Youtube do CFP O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoverá, na  próxima quinta-feira (16), um ato virtual para marcar o lançamento do site “Saúde Mental e Covid-19”. Além do Leia Mais..

Conass Informa n. 302/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1740 que estabelece o pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil considerando o resultado potencial de 100% (cem por cento) do alcance dos indicadores por equipe do Distrito Federal e municípios constantes no Anexo da Portaria nº 172/GM/MS, de 31 de janeiro de 2020, diante do contexto da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus (Covid-19)
|

PORTARIA GM Nº 1.740, DE 10 DE JULHO DE 2020 Estabelece o pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil considerando o resultado potencial de 100% (cem por cento) do alcance dos indicadores por equipe do Distrito Federal e municípios constantes no Anexo da Portaria nº 172/GM/MS, de 31 de janeiro de 2020, diante do contexto Leia Mais..

OMS e parceiros se unem para ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a largarem o tabaco para reduzir risco de COVID-19
Opas/OMS |

Uma nova iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros ajudará os 1,3 bilhão de usuários a largarem o tabaco. Parar de fumar é mais importante do que nunca, pois as evidências revelam que fumantes são mais propensos do que não fumantes a desenvolver a forma grave da COVID-19. O projeto Access Initiative for Leia Mais..

Curso “Infâncias em tempos de Covid-19”
Covid-19 / Capacitação |

Em comemoração ao ECA30,  Unicef lançou o curso “Infâncias em tempos de COVID -19”, em parceria com o Instituto da Primeira Infância  (Iprede/CE). O curso online estará disponível para inscrições a partir desta segunda-feira (13/07), e tem como objetivo capacitar Agentes Comunitários de Saúde (inclusive Agente de Endemias), lideranças comunitárias, visitadores domiciliares e demais interessados Leia Mais..

Governo do Estado cria 570 novos leitos de UTI e reforça medidas de prevenção à doença
Santa Catarina |

O Governo do Estado tem atuado de maneira permanente para ampliar o atendimento e fazer o enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina. Desde o início, foram criados 570 novos leitos de UTI para atender aos pacientes em estado grave da doença. Eles estão distribuídos por todas as regiões catarinenses. Além disso, o Estado tem acompanhado Leia Mais..

COMBATE AO CORONAVÍRUS – Sesau recebe doação de EPIs da Codesaima
Roraima |

O esforço conjunto de órgãos públicos tem sido fundamental para o reforço das ações de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). Na manhã desta quarta-feira, dia 8, a Sesau (Secretaria de Saúde) recebeu da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) a doação de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Entre os itens doados estão protetores faciais, óculos de Leia Mais..

Celeridade no projeto do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia continua mesmo com a Covid-1
Rondônia |

O governo de Rondônia se mobiliza, através das Secretarias de Saúde (Sesau), de Finanças (Sefin), de Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog) e de Licitações (Supel), em conjunto com a Casa Civil e a  Procuradoria Geral do Estado (PGE), para maior celeridade e eficiência do projeto do novo Hospital de Emergência e Urgência (Heuro), que conforme Leia Mais..

Sesap disponibiliza plano de assistência ao paciente domiciliar com Covid-19
Rio Grande do Norte |

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), está disponibilizando, no site da Secretaria e no Portal Covid-19, o Plano Operacional para Assistência a Paciente Domiciliar com Covid-19 com orientações aos profissionais de saúde para os atendimentos domiciliares quanto aos casos de pacientes suspeitos ou confirmados pelo Leia Mais..

Em 90 dias, AL internou quase 4 mil pacientes de Covid-19 pelo SUS
Alagoas |

O Estado de Alagoas tem se notabilizado pela forma transparente como vem tratando o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Ainda em fevereiro, quando não existiam registros da doença em solo alagoano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já havia elaborado um Plano de Contingência e o colocado em prática para apresentar a população Leia Mais..

Governo do Amapá distribui 6 mil testes rápidos para covid-19 aos municípios
Amapá |

Ampliação da testagem vai auxiliar o Estado na decisão de novas medidas para o controle da doença O Governo do Amapá iniciou a distribuição de 6 mil testes rápidos para a detecção de anticorpos do novo coronavírus às secretarias de saúde dos 16 municípios. A iniciativa amplia a testagem e faz parte de um conjunto de ações Leia Mais..

Pesquisa vai avaliar impactos sociais da pandemia
Divulgação |

A pandemia de Covid-19 tem implicações que vão além das questões de ordem biomédica e epidemiológica, provocando efeitos, também, nos campos social, econômico, político, cultural e histórico. É com o olhar voltado para todos esses aspectos que pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do país estão envolvidos em um estudo que irá investigar os impactos Leia Mais..

Governo de Goiás implanta guia para enfrentar Covid-19 nos municípios
Goiás |

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde  (SES-GO), promoveu na terça-feira, 7, o encontro virtual “Oficina do Momento 2 da Organização RAS Covid-19 em Goiás”. O encontro repassou orientações às equipes regionais para subsidiarem os municípios na implantação do instrumento Orientador para Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) Leia Mais..

Conass Informa n. 301/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 398 que altera a RDC nº 355, de 23 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão dos prazos processuais afetos aos requerimentos de atos públicos de liberação de responsabilidade da Anvisa em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2
|

RDC ANVISA Nº 398, DE 7 DE JULHO DE 2020 Altera a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 355, de 23 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão dos prazos processuais afetos aos requerimentos de atos públicos de liberação de responsabilidade da Anvisa em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada Leia Mais..

Conass Informa n. 298/2020 – Publicada a Lei n. 14.023 que altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para determinar a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019
|

LEI Nº 14.023, DE 8 DE JULHO DE 2020 Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para determinar a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, durante a emergência de saúde Leia Mais..

Parceria da SES com o Dados do Bem permitirá triplicar testagem de Covid-19
Rio de Janeiro |

Com aplicativo cedido gratuitamente ao Governo do Estado, posto do Largo do Machado passará a realizar 1 mil testes imunosorológicos por dia A Secretaria de Estado de Saúde (SES) assinou um termo de cooperação com o Dados do Bem, iniciativa sem fins lucrativos desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Leia Mais..

Bombeiros recebem da SES mais de 40 mil equipamentos de proteção individual
Minas Gerais |

O trabalho em conjunto envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG), tem gerado bons frutos. Muitos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e material de higienização pessoal foram doados à Corporação, para auxílio no enfrentamento à Covid-19, especialmente no transporte de casos suspeito e confirmados Leia Mais..

Conass Informa n. 296/2020 – Publicada a Lei n. 14.021 que dispõe sobre medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da Covid-19 nos territórios indígenas; cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas; estipula medidas de apoio às comunidades quilombolas, aos pescadores artesanais e aos demais povos e comunidades tradicionais para o enfrentamento à Covid-19; e altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, a fim de assegurar aporte de recursos adicionais nas situações emergenciais e de calamidade pública
|

LEI Nº 14.021, DE 7 DE JULHO DE 2020 Dispõe sobre medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da Covid-19 nos territórios indígenas; cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas; estipula medidas de apoio às comunidades quilombolas, aos pescadores artesanais e aos demais povos e comunidades tradicionais Leia Mais..

Saúde do Idoso e Cuidados nas Instituições de Longa Permanência no enfrentamento à Covid-19
Conass |

  O Conass realiza nessa sexta-feira (10/07), às 17 horas, o Debate Virtual: Saúde do Idoso e Cuidados nas Instituições de Longa Permanência no enfrentamento à Covid-19. O debate irá apresentar o manejo adequado e a atenção aos idosos e àqueles que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) – como cuidar dessa população, considerando Leia Mais..

Municípios do Litoral devem adotar medidas mais restritivas
Paraná |

Os sete municípios que compõem a 1ª Regional de Saúde, do Litoral, também terão que se adequar às limitações impostas pelo decreto estadual 4942/20 que restringe o funcionamento de atividades econômicas consideradas não essenciais e a circulação de pessoas em locais públicos por 14 dias para conter o avanço da Covid-19. A determinação consta em Leia Mais..

Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia recomenda internação precoce de pacientes com coronavírus
Bahia |

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) recomendou, nesta segunda-feira (6), que os pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus (Covid-19) sejam internados mais precocemente. A medida, assinada pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, visa prevenir o agravamento de quadros clínicos, especialmente em relação aos casos com comorbidades associadas. De Leia Mais..

Taxa de retransmissão de covid-19 no Amapá é a terceira menor do país
Amapá |

No dia 1° de julho, a taxa era de 0,94, o que demonstra redução no contágio. Medidas como o lockdown foram fundamentais para alcançar o resultado. O Amapá iniciou o mês de julho com a terceira menor taxa de retransmissão de covid do país: 0,94. É o que apontam dados produzidos por meio de uma Leia Mais..

Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário aborda aspectos jurídicos para o enfrentamento da pandemia
Divulgação |

A segunda edição de 2020 do Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) já está disponível. As más condutas no meio acadêmico, como plágio, falsificação de dados e fraudes é um dos temas abordados na publicação. “A epidemia de coronavírus trouxe inúmeras consequências, entre elas a retomada da discussão sobre más práticas no meio acadêmico científico”, Leia Mais..

Ferramentas digitais viabilizam acesso à APS durante a pandemia
Divulgação |

Com o auxílio de tecnologias digitais, equipes de saúde superam um dos principais desafios da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia: o acesso aos serviços de saúde, quando o atendimento presencial representa um risco de contaminação. Três experiências, desenvolvidas nos estados de Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, foram apresentadas durante a live APS Leia Mais..

Editora Fiocruz promove roda de conversa on-line sobre tabagismo e pandemia
Divulgação |

Ampliar o acesso ao conhecimento científico e a informações de qualidade a partir do debate sobre temas de saúde pública em meio à pandemia do novo coronavírus. Com esse intuito, a Editora Fiocruz promove, no dia 7 de julho (terça-feira), a roda de conversa on-line Tabagismo em Tempos de Pandemia. O debate integra a agenda cultural Leia Mais..

Secretaria de Saúde pede que MPE notifique cidades classificadas como risco muito alto”
Mato Grosso |

Como forma de auxiliar a conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) encaminhou ao Ministério Público do Estado (MPE) um pedido para que o órgão notifique os prefeitos das cidades que apresentam risco “muito alto” de contaminação pela Covid-19. A solicitação – encaminhada às Promotorias de Juína Leia Mais..

Ceará já realizou mais de 280 mil testes para Covid-19
Ceará |

A testagem em massa da população é uma das marcas do enfrentamento ao coronavírus no Ceará. Até esta quinta-feira (2), foram realizados 288.366 testes para Covid-19 no Estado, entre testes rápidos e exames de biologia molecular. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou 99% de testes rápidos e Leia Mais..

Novo relatório detalha ampla resposta da OPAS à pandemia de COVID-19 nas Américas
Opas/OMS |

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) continua e acelera seu trabalho em áreas-chave para apoiar os países das Américas a manejarem os graves efeitos sociais e à saúde da pandemia de COVID-19. Em um novo relatório, o organismo internacional detalha sua ampla resposta em mobilização e apoio técnico à emergência desde que os primeiros casos Leia Mais..

Como você viveu ou está vivendo a quarentena? Pesquisa quer conhecer o impacto dessa situação para um melhor planejamento das ações
Divulgação |

Você fez ou está fazendo quarentena? Se você vive no Brasil, tem mais de 18 anos e respondeu “sim” ou “não” a essa pergunta, então está convidado(a) a participar da pesquisa “Impacto Social do Confinamento pelo Surto de Coronavírus Covid-19 na América Latina – Brasil”. A participação consiste no preenchimento de um formulário online que busca conhecer Leia Mais..

Conass Informa n. 291/2020 – TCU acompanha o Centro de Coordenação de Operações do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19
|

TCU acompanha o Centro de Coordenação de Operações do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 Trata-se do Acórdão 1616/2020 – Plenário que indica que a ausência de diretriz estratégica clara de enfrentamento à Covid-19, com a respectiva gestão de riscos, bem como a ausência de um plano de comunicação coordenado Leia Mais..

Conass Informa n. 290/2020 – TCU realiza levantamento sobre a sustentabilidade do SUS
|

TCU realiza levantamento sobre a sustentabilidade do SUS O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler, ao Ministério da Saúde que institua um conjunto de indicadores globais para medir e avaliar a qualidade e o nível de cobertura assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), nas esferas federal, Leia Mais..

Estado impõe medidas mais restritivas para conter pandemia da Covid-19
Paraná |

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (30) uma série de medidas mais rigorosas para conter a evolução da pandemia do novo coronavírus no Paraná. As ações constam do decreto 4.942/2020 e passam a valer nesta quarta-feira (1/07). O documento define parâmetros mais rígidos de controle da circulação de pessoas e de funcionamento de atividades Leia Mais..

Conass Informa n. 287/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1666 que dispõe sobre a transferência de recursos financeiros aos Estados, Distrito Federal e Municípios para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Coronavírus – COVID 19
|

PORTARIA GM Nº 1.666, DE 1º DE JULHO DE 2020 Dispõe sobre a transferência de recursos financeiros aos Estados, Distrito Federal e Municípios para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Coronavírus – COVID 19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos Leia Mais..

Governo do RN investe para conter a pandemia
Rio Grande do Norte |

O Governo do Rio Grande do Norte investiu em uma série de atividades, como previsto no  Plano de Contingência para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, a fim de desacelerar o avanço da doença no estado. Uma das medidas apresentadas dentro do projeto para conter o coronavírus, foi o Plano Assistencial da Covid-19, adotado por Leia Mais..

Aberturas graduais devem ter abordagens em fases e ser baseadas em dados para controlar novos surtos de COVID-19, afirma OPAS
Opas/OMS |

30 de junho de 2020 – A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, afirmou nesta terça-feira (30) que os países que planejam relaxar as medidas de saúde pública devem adotar uma abordagem em fases, com base nas condições locais, e estar preparados para impor medidas preventivas novamente se a situação epidemiológica mudar. Leia Mais..

Debate Virtual: Manejo Clínico da Covid-19 na APS
Covid-19 |

O Conass realiza nessa sexta-feira (03/07), às 17 horas, o Debate Virtual: Manejo Clínico da Covid-19 na APS. O debate irá apresentar como manejar adequadamente os casos iniciais da Covid-19, tendo em vista a interiorização da pandemia. Cerca de 80% dos casos podem ser resolvidos na APS. A iniciativa faz parte da implantação do Guia Leia Mais..

Pesquisa: impactos do coronavírus nos profissionais de saúde
Divulgação |

Pesquisa tem o objetivo de compreender as condições de trabalho dos profissionais de saúde A Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getúlio Vargas está realizando a segunda pesquisa sobre os “Impactos do coronavírus nos profissionais do serviço público”. O objetivo é compreender em quais condições os profissionais de saúde pública estão trabalhando frente à Leia Mais..

Medicamentos contra hepatite C inibem replicação do novo coronavírus em laboratório
Fiocruz |

Compartilhar:    Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou que medicamentos atualmente usados no tratamento da hepatite C inibem a replicação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em experimentos realizados com células. Os experimentos identificaram especialmente o potencial do antiviral daclastavir, que atuou contra o vírus em três diferentes linhagens celulares investigadas, além de reduzir a Leia Mais..

Novo serviço da Central de Regulação do Ceará vai melhorar assistência aos pacientes
Ceará |

A partir desta segunda-feira (29), a Central de Regulação do Estado, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passa a contar com novo serviço para prestar assistência aos pacientes provenientes do interior e da capital. O serviço terá um médico neurologista de plantão para avaliar os casos neurológicos. A proposta é oferecer melhorias à assistência Leia Mais..

Covid-19: Fiocruz firmará acordo para produzir vacina da Universidade de Oxford
Covid-19 |

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmará acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina para Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. O acordo será resultado da cooperação entre o governo brasileiro e a biofarmacêutica, anunciado neste sábado (27/6) pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma encomenda tecnológica em Leia Mais..

#Covid19 – Municípios apresentam estratégias para APS se conectar com a comunidade na resposta à pandemia
Divulgação |

Três experiências demonstram como a capilaridade do primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) contribui na resposta à pandemia de Covid-19 ao se conectar com os usuários no território. Crato/CE, Teresina/PI e Sorocaba/SP priorizam o contato com a população mais vulnerável socioeconomicamente, levando em consideração aspectos clínicos elegíveis para casos graves de Leia Mais..

Conass Informa n. 283/2020 – Publicada a Resolução Normativa Anvisa n. 458 que altera a Resolução Normativa – RN nº 428, de 07 de novembro de 2017, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar a cobertura obrigatória e a utilização de testes sorológicos para a infecção pelo Coronavírus (COVID-19), em cumprimento a determinação judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 0810140-15.2020.4.05.8300
|

RN ANVISA Nº 458, DE 26 DE JUNHO DE 2020 Altera a Resolução Normativa – RN nº 428, de 07 de novembro de 2017, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar a cobertura obrigatória e a utilização de testes sorológicos para a infecção pelo Leia Mais..

Conass Informa n. 279/2020 – Retificação da Portaria GM n. 1521 que autoriza a habilitação de leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19
|

RETIFICAÇÃO No art. 2º da Portaria nº 1.521/GM/MS, de 15 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 113, de 16 de junho de 2020, Seção 1, página 34, Onde se lê: Art. 2º A habilitação dos leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar está condicionada à solicitação do Gestor estadual, do Distrito Leia Mais..

Conass Informa n. 278/2020 – Conass e Conasems lançam Instrumento de Avaliação de Risco para a Covid-19
|

Conass e Conasems lançaram hoje (25), o Instrumento de Avaliação de Risco para a Covid-19, uma ferramenta para auxiliar estados e municípios na definição de ações de resposta à doença, como medidas de distanciamento social e retomada gradual de atividades.  Preparado a partir da análise de um conjunto de indicadores que avaliam a capacidade de Leia Mais..

Documento auxilia estados e municípios na definição de ações de resposta à Covid-19
Covid-19 |

Conass e Conasems lançaram hoje (25), o Instrumento de Avaliação de Risco para a Covid-19 (edição atualizada em 23/09/2020), uma ferramenta para auxiliar estados e municípios na definição de ações de resposta à doença, como medidas de distanciamento social e retomada gradual de atividades.  Preparado a partir da análise de um conjunto de indicadores que Leia Mais..

Secretário da Saúde participa de seminário sobre ações de enfrentamento à pandemia
Ceará |

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, participou nesta quarta-feira (24) do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020. Na abertura do debate sobre a gestão pública neste momento de pandemia, Dr. Cabeto destacou, em transmissão via redes sociais, as ações de enfrentamento à Covid-19, ressaltou também a Leia Mais..

A APS digital: ferramentas tecnológicas para auxiliar o trabalho da atenção primária
Divulgação |

Na próxima quinta-feira (25/06), representantes de três experiências municipais vão participar do debate virtual “A APS digital: ferramentas tecnológicas para auxiliar o trabalho da atenção primária”. A Unidade de Saúde da Família em Jaboatão dos Guararapes, a Atenção Primária regional da Zona Sul da cidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde de Leia Mais..

Debate Virtual: Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde
Conass |

O Conass realiza nessa sexta-feira (26/6), às 17 horas, o Debate Virtual: Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, elaborado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a partir da preocupação da Atenção a saúde das pessoas em especial as condições crônicas, frente Leia Mais..

Conass Informa n. 272/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1579 que credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19)
|

PORTARIA GM Nº 1.579, DE 19 DE JUNHO DE 2020 Credencia temporariamente municípios a receberem incentivos financeiros referentes aos Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das Leia Mais..

Conass Informa n. 269/2020 – Nota “Contra o veto de repasse financeiro para o SUS”
|

NOTA CONTRA O VETO DE REPASSE FINANCEIRO PARA O SUS   Na primeira semana de junho, ganhou repercussão no país o veto presidencial ao Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória-PLV 10/2020, com a suspensão de R$ 8,6 bilhões destinados à saúde. Tal iniciativa, repassando para a saúde recursos sem uso, em disponibilidade das autoridades financeiras, é Leia Mais..

Lançada cartilha de apoio aos Agentes Populares de Saúde
Divulgação |

Foi lançada nesta terça-feira (16/06) a Cartilha de Apoio dos Agentes Populares de Saúde,  fruto do projeto Mãos Solidárias/Periferias Vivas, a cartilha é parte do material didático do Curso de Formação de Agentes Populares de Saúde: ajudando minha comunidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19. O projeto é mais uma iniciativa dos movimentos sociais, sindicais e estudantis do Leia Mais..

Conass Informa n. 268/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1565 que estabelece orientações gerais visando à prevenção, ao controle e à mitigação da transmissão da COVID-19, e à promoção da saúde física e mental da população brasileira, de forma a contribuir com as ações para a retomada segura das atividades e o convívio social seguro
|

PORTARIA GM Nº 1.565, DE 18 DE JUNHO DE 2020 Estabelece orientações gerais visando à prevenção, ao controle e à mitigação da transmissão da COVID-19, e à promoção da saúde física e mental da população brasileira, de forma a contribuir com as ações para a retomada segura das atividades e o convívio social seguro O Leia Mais..

Conass Informa n. 267/2020 – Anvisa atualiza orientações para empresas de alimentos
|

Foram atualizadas as orientações e medidas que devem ser adotadas pelas empresas de alimentos durante a pandemia de Covid-19. Embora não haja comprovação de transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) por produtos alimentícios, os materiais destacam e reforçam a importância da adoção de boas práticas de fabricação e de manipulação dos produtos, além de orientar sobre o uso adequado de máscaras e luvas pelos trabalhadores. Há também a publicação Leia Mais..

Conass Informa n. 266/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 395 que altera a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC n° 352, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre a autorização prévia para fins de exportação de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto farmacêutico acabado destinados ao combate da COVID-19
|

RDC ANVISA Nº 395, DE 9 DE JUNHO DE 2020 Altera a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC n° 352, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre a autorização prévia para fins de exportação de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto farmacêutico acabado destinados ao combate da COVID-19 A Diretoria Colegiada Leia Mais..

Conass Informa n. 265/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 396 que altera o art. 1º da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 364, de 1º de abril de 2020
|

RDC ANVISA Nº 396, DE 9 DE JUNHO DE 2020 Altera o art. 1º da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 364, de 1º de abril de 2020 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 15, III e IV, aliado ao art. 7º, Leia Mais..

Conass Informa n. 264/2020 – Publicada a Portaria SAES n. 510 que inclui leito e habilitação de Suporte Ventilatório Pulmonar no CNES e procedimento de diária na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19
|

PORTARIA SAES Nº 510, DE 16 DE JUNHO DE 2020 Inclui leito e habilitação de Suporte Ventilatório Pulmonar no CNES e procedimento de diária na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19 O SECRETÁRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA À SAÚDE, no uso de suas atribuições Leia Mais..

Ministério da Saúde investe R$ 8,9 milhões para habilitar 499 leitos em Hospitais de Pequeno Porte
Ministério da Saúde |

Unidades devem receber pacientes para tratamentos que não estão relacionados ao coronavírus. Objetivo é permitir que os hospitais de referência possam concentrar as internações por COVID-19 O Ministério da Saúde segue investindo no fortalecimento e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de assegurar o cuidado a saúde de todos, promover e Leia Mais..

Debate 19/06 – A APS conectada com a comunidade
Divulgação |

O tema do debate virtual da próxima sexta-feira (19/06), às 17h, será “A APS conectada com a comunidade: estratégias de comunicação, busca ativa e monitoramento do território no contexto da pandemia”. Participam três experiências que se inscreveram na iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia e chamaram a atenção por mostrar ações Leia Mais..

Comunicadores Populares e o novo coronavírus é tema do Conexão Fiocruz Brasília
Divulgação |

Quais iniciativas ajudam a população a se identificar com uma informação e atuar para mudanças em seu território? De que forma a comunicação pode ser uma importante estratégia no enfrentamento à covid-19? Que ações podem resultar em  maior conscientização em meio à pandemia do novo coronavírus? Estas são algumas das questões a serem destacadas na Leia Mais..

Conass Informa n. 263/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1521 que autoriza a habilitação de leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19
|

PORTARIA GM Nº 1.521, DE 15 DE JUNHO DE 2020 Autoriza a habilitação de leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e tendo Leia Mais..

Conass Informa n. 262/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1514 que define os critérios técnicos para a implantação de Unidade de Saúde Temporária para assistência hospitalar – HOSPITAL DE CAMPANHA – voltadas para os atendimentos aos pacientes no âmbito da emergência pela pandemia da COVID-19
|

PORTARIA GM Nº 1.514, DE 15 DE JUNHO DE 2020 Define os critérios técnicos para a implantação de Unidade de Saúde Temporária para assistência hospitalar – HOSPITAL DE CAMPANHA – voltadas para os atendimentos aos pacientes no âmbito da emergência pela pandemia da COVID-19 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE INTERINO, no uso das atribuições Leia Mais..

Brasil e Uruguai constroem Plano de Contingência conjunto para a área de fronteira
Rio Grande do Sul |

Autoridades da área da Saúde brasileiras e uruguaias estão trabalhando em conjunto para combater a epidemia da Covid-19 na área de fronteira entre os dois países. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu nesta quarta-feira (10), em videoconferência, com representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil e do Uruguai, para discutir a formação de Leia Mais..

Governo do Mato Grosso do Sul e OPAS elaboram plano de ajuste de medidas não farmacológicas no estado
Opas/OMS |

O governo do Mato Grosso do Sul e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estão trabalhando juntos na elaboração de um plano e critérios para ajuste de medidas não farmacológicas, como distanciamento social e restrição de viagens, para resposta à COVID-19 no estado. “O objetivo é implementar ações tanto para o cenário atual quanto para Leia Mais..

Conass Informa n. 261/2020 – Republicada a Portaria SAES n. 245 que inclui procedimento na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, para atendimento exclusivo de pacientes com diagnóstico clínico de COVID-19 e altera o Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH/SUS) para permitir o registro de ações relativas ao enfrentamento da COVID-19
|

PORTARIA SAES Nº 245, DE 24 DE MARÇO DE 2020 (*) Inclui procedimento na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, para atendimento exclusivo de pacientes com diagnóstico clínico de COVID-19 e altera o Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH/SUS) para permitir o registro de ações relativas ao enfrentamento da Leia Mais..

Carta dos Governadores do Nordeste
Divulgação |

“Não é invadindo hospitais e perseguindo gestores que o Brasil vencerá a pandemia” Os governadores de Estado têm lutado fortemente contra o coronavírus e a favor da saúde da população, em condições muito difíceis. Ampliamos estruturas e realizamos compras de equipamentos e insumos de saúde de forma emergencial pelo rápido agravamento da pandemia. Foi graças Leia Mais..

OPAS disponibiliza em português novo guia da OMS sobre máscaras cirúrgicas e de tecido
Covid-19 |

9 de junho de 2020 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disponibilizou nesta terça-feira (9) a versão em português do novo guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre máscaras cirúrgicas e de tecido. O documento foi atualizado para incorporar as descobertas mais recentes de pesquisas científicas e fornecer conselhos práticos. As principais mudanças estão Leia Mais..

Live: Como a Planificação da Atenção à Saúde auxilia o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e o manejo da Covid-19
Covid-19 |

O Conass realiza nessa sexta-feira (12/6), uma live para detalhar como a Planificação da Atenção à Saúde (PAS), implantada nos estados brasileiros, está auxiliando o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e o manejo da Covid-19. A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma metodologia utilizada pelo Conass para apoiar as Secretarias Estaduais de Leia Mais..

Testagem para a Covid-19 é intensificada na Atenção Primária
Distrito Federal |

A rede pública de saúde do Distrito Federal conta com 172 unidades básicas de saúde, em todas as regiões administrativas, que oferecem acolhimento e atendimento para os casos suspeitos de Covid-19. Para avaliar o cenário epidemiológico do DF  diante da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde intensificou a testagem para a doença, em pessoas Leia Mais..

Conass Informa n. 257/2020 – Nota Técnica Abrasco: Apagão de Dados no enfrentamento à pandemia de Covid-19
|

Nota Técnica Abrasco: Apagão de Dados no enfrentamento à pandemia de Covid-19 O Governo Bolsonaro, em sua errática estratégia de enfrentamento à pandemia da Covid-19, vem destruindo os esforços de especialistas do próprio governo, dos governos estaduais e municipais, das instituições de pesquisa e da sociedade civil que, de forma responsável e ética, têm se dedicado a salvar Leia Mais..

“Se fosse feita revisão, os números seriam maiores do que os que existem”, diz presidente do CONASS
Covid-19 |

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Alberto Beltrame, comentou em entrevista a José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, a confusão promovida pelo Ministério da Saúde com os dados da covid-19 no Brasil. Na última semana, o ministro Eduardo Pazuello anunciou que o governo pretende fazer uma recontagem dos óbitos e casos do coronavírus Leia Mais..

Covid-19: o papel estratégico da Comunicação da Fiocruz
Covid-19 |

O ano de 2020 começou diferente, com uma série de restrições em todo o mundo por conta do novo coronavírus (Sars-Cov2, causador da Covid-19). Com a pandemia instaurada e novidades frequentes, a doença logo tomou conta dos noticiários, que trazem a cobertura diária de suas complexidades para o público. Designada referência para a Organização Mundial Leia Mais..

Icict/Fiocruz promove (10/6) webinar sobre acesso a dados de saúde durante a pandemia
Divulgação |

O PPGICS (Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde), em parceria cospectiva da pandemia. O evento online será no dia 10 de junho (quarta-feira), das 14 às 15 horas. Raphael Saldanha, doutorando do PPGICS/Fiocruz, e Álvaro Justen, desenvolvedor de software e diretor da Pythonic Café, apresentarão, respectivamente, a experiência com a plataforma MonitoraCovid19, Leia Mais..

Pesquisa: Uso de alcóol e COVID-19
Divulgação |

O consumo de álcool é principalmente uma atividade social, geralmente realizada em público, em locais públicos, festivais, eventos esportivos. A disponibilidade de álcool nesses locais tem diminuído com a implementação da quarentena e outras medidas para conter a propagação do COVID-19. É importante saber o que mudou nos hábitos da população, para que possamos melhor Leia Mais..

CONASS repudia acusação de manipulação de dados sobre Covid-19
Nota Oficial |

O CONASS repudia com veemência e indignação as levianas afirmações do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard. Ao afirmar que Secretários de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da Covid-19 em busca de mais “orçamento”, o secretário, além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a Leia Mais..

“Não podemos nos dar ao luxo de ignorar conhecimentos, seja de tratamento, seja de vigilância”, afirma presidente do Conass
Conass |

O presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Alberto Betrame, participou na noite desta sexta da Live Contribuições dos Conselhos do SUS, promovida pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (Inaff). Durante o encontro virtual, Beltrame destacou a importância do diálogo entre as três esferas de governo e da coerência das mensagens Leia Mais..

Conass Informa n. 255/2020 – CNS e outras instituições convocam entidades para Marcha Virtual pela Vida no dia 9 de junho
|

Com atividades transmitidas pelas redes sociais, na próxima terça-feira (09/06), ocorrerá a Marcha Virtual pela Vida. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) convida todas as entidades e movimentos que o compõem, além dos conselhos municipais, estaduais e distrital de Saúde para divulgar e participar das atividades. Especialmente, com realização e organização de ações próprias e/ou em conjunto Leia Mais..

CNS e outras instituições convocam entidades para Marcha Virtual pela Vida no dia 9 de junho
Divulgação |

  Com atividades transmitidas pelas redes sociais, na próxima terça-feira (09/06), ocorrerá a Marcha Virtual pela Vida. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) convida todas as entidades e movimentos que o compõem, além dos conselhos municipais, estaduais e distrital de Saúde para divulgar e participar das atividades. Especialmente, com realização e organização de ações próprias e/ou em Leia Mais..

Conass Informa n. 254/2020 – Conass lança Painel de Monitoramento de Habilitações de Leitos SRAG/UTI Covid-19
|

O Conass lançou nesta sexta-feira (05), o Painel de Monitoramento de Habilitações de Leitos SRAG/UTI Covid-19. O objetivo da ferramenta é suprir o pleito dos secretários de saúde que enfrentam a morosidade das informações demandadas pelo nível federal. A iniciativa permite aos gestores e equipes técnicas acompanharem em tempo hábil, a quantidade de leitos habilitados no Leia Mais..

Conass lança Painel de Monitoramento de Habilitações de Leitos SRAG/UTI Covid-19
Conass |

O Conass lançou nesta sexta-feira (05), o Painel de Monitoramento de Habilitações de Leitos SRAG/UTI Covid-19. O objetivo da ferramenta é suprir o pleito dos secretários de saúde que enfrentam a morosidade das informações demandadas pelo nível federal. A iniciativa permite aos gestores e equipes técnicas acompanharem em tempo hábil, a quantidade de leitos habilitados Leia Mais..

Versão em português do aplicativo da Academia da OMS para profissionais de saúde já está disponível
Divulgação |

Já está disponível para download gratuito a versão em português do aplicativo da Academia da OMS (WHO Academy). A ferramenta foi projetada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar profissionais de saúde a ampliarem suas habilidades de salvar vidas no combate à pandemia da COVID-19. O aplicativo fornece aos profissionais de saúde orientações, cursos Leia Mais..

Parlamentares debatem o papel da Atenção Primária em Saúde e dos Agentes Comunitários de Saúde na pandemia
Conass |

A assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, participou no último dia 03, de Audiência Pública que debateu a Atenção Básica e a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde na Covid-19, promovida pela Comissão Externa de Ações contra o Coronavírus, da Câmara dos Deputados. Na ocasião, ela falou sobre o Guia Orientador para o enfrentamento Leia Mais..

Em Audiência Pública, Conass alerta para a falta de medicamentos para sedação
Conass |

Em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (03), o assessor do Conass, Heber Dobis, participou do debate sobre tabelamento de preços e requisição de medicamentos sedativos e outros, promovido pela Comissão Externa de Ações contra o Coronavírus e ressaltou ser oportuno o momento desta discussão, pois a mesma tem sido pautada pelo Conass Leia Mais..

Debate 05/06 – A APS não pode parar! Formas de organização para continuidade do cuidado na APS
Divulgação |

Este é o tema do debate virtual que reúne três experiências participantes da iniciativa APS Forte no combate à pandemia Covid-19, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. O debate será realizado na próxima sexta-feira (05/06), às 17h, com transmissão no Portal Leia Mais..

Coronavírus, sistemas de cura e SUS são alguns dos temas da programação de junho da VideoSaúde
Divulgação |

A VideoSaúde continua ao seu lado neste período de pandemia! Disponibilizamos para você e sua família uma programação relevante, rica em experiências e que desperta a vontade de aprender. Este mês faremos vários destaques. Começaremos com uma produção da Fiocruz. O documentário faz uma abordagem sobre o coronavírus, suas características e  estratégias de enfrentamento. Ainda Leia Mais..

Conass Informa n. 253/2020 – Segunda fase da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”
|

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, a respeito da realização da segunda fase da pesquisa“Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, cuja segunda fase acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho. Como feito na primeira etapa, será aplicado um questionário sobre Leia Mais..

Profissionais do SUS já podem contar com suporte psicológico
Ministério da Saúde |

Projeto TelePSI contará com uma central de atendimento que prestará serviço de teleconsulta aos profissionais até setembro de 2020   Já está disponível o serviço de suporte psicológico para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19 em todo o país. O projeto TelePSI, desenvolvido pelo Ministério da Saúde Leia Mais..

Atenção Primária à Saúde passa a contar com Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19
|

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (01/06), no Diário Oficial da União, uma portaria que institui os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e incentivo financeiro federal adicional per capita, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância Leia Mais..

Governo de Alagoas chega a mil novos leitos abertos para Covid-19
Alagoas |

Em visita à cidade de Palmeira dos Índios, na manhã dessa sexta-feira (29), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o Governo de Alagoas chegou a mil novos leitos abertos, em dois meses de pandemia. O número foi alcançado após a entrega de 24 leitos exclusivos para tratamento de casos da Covid-19 Leia Mais..

Participe da pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”
Divulgação |

Por iniciativa da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, está em desenvolvimento a pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”. A pesquisa tem por objetivo identificar os principais problemas e as estratégias de reorganização da Leia Mais..

Conass Informa n. 249/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1445 que institui os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19).
|

PORTARIA GM Nº 1.445, DE 29 DE MAIO DE 2020 Institui os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, Leia Mais..

Conass Informa n. 248/2020 – Publicada a Portaria GM n. 1444 que institui os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), e estabelece incentivo para custeio dos Centros Comunitário de Referência para enfrentamento à covid-19 e incentivo financeiro federal adicional per capita, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional
|

PORTARIA GM Nº 1.444, DE 29 DE MAIO DE 2020 Institui os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), e estabelece incentivo para custeio dos Centros Comunitário de Referência para enfrentamento à covid-19 e incentivo financeiro federal adicional per capita, em caráter excepcional e temporário, considerando Leia Mais..

NOTA EXPLICATIVA: CNS nunca recomendou Práticas Integrativas em Saúde como tratamento medicamentoso de Covid-19
Divulgação |

O CNS segue reafirmando a importância da verdade em meio a um cenário onde notícias falsas podem comprometer a saúde da população O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reforça aos veículos de comunicação que a recomendação n° 41/2020, publicada em 21 de maio, pede ao Ministério da Saúde (MS) que proceda ampla divulgação das evidências Leia Mais..

Fumantes têm 45% mais chances de complicações com a Covid-19, revela estudo
Divulgação |

A pessoa que fuma, ao entrar em contato com a Covid-19, torna-se ainda mais vulnerável, com 45% mais chances de sofrer complicações de saúde. A ciência explica que o cigarro não produz um efeito protetor contra a Covid-19, pelo contrário, aumenta a produção de uma célula que facilita a penetração do coronavírus nos pulmões, favorecendo Leia Mais..

MS, Conass e Conasems visitam serviços de saúde no Amazonas e no Pará dedicados ao enfrentamento da Covid-19
Covid-19 |

Nesta terça (26) e quarta (27) o Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, o assessor técnico do Conass, Leonardo Vilela, e o Secretário Executivo do Conasems, Mauro Junqueira, visitaram serviços de saúde do Amazonas e do Pará inaugurados como parte das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 na região Norte. No Amazonas, os representantes Leia Mais..

Conass Informa n. 241/2020 – Publicada a RN Anvisa n. 457 que altera a Resolução Normativa – RN nº 428, de 07 de novembro de 2017, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar a cobertura obrigatória e a utilização de testes diagnósticos para a infecção pelo Coronavírus (COVID-19)
|

RN ANVISA Nº 457, DE 28 DE MAIO DE 2020 Altera a Resolução Normativa – RN nº 428, de 07 de novembro de 2017, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar a cobertura obrigatória e a utilização de testes diagnósticos para a infecção pelo Leia Mais..

Ministério da Saúde investe R$ 3,2 milhões para habilitar 179 leitos em Hospitais de Pequeno Porte
Covid-19 |

Unidades vão receber pacientes para tratamentos que não estão relacionados ao coronavírus. Objetivo é permitir que os hospitais de referência possam concentrar as internações por COVID-19 O Ministério da Saúde continua investindo no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de destinar recursos, atenção e habilitações de leitos, equipes e serviços para coronavírus, a pasta também Leia Mais..

Sesau contratará novos profissionais de saúde para reforçar o enfrentamento ao Coronavírus
Roraima |

Diante de um momento delicado, em que todo o país corre contra o tempo para vencer a guerra contra o Novo Coronavírus (COVID-19), o Governo do Estado, por meio da  Sesau (Secretaria de Saúde) adotará novas ações para reforçar o Plano de Enfrentamento à doença em Roraima. Entre as medidas está a contratação de mais Leia Mais..

Conass Informa n. 239/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 392 que define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a aplicação de excepcionalidades a requisitos específicos das Boas Práticas de Fabricação e de Importação de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, em virtude da emergência de saúde pública internacional decorrente do novo Coronavírus
|

RDC ANVISA Nº 392, DE 26 DE MAIO DE 2020 Define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a aplicação de excepcionalidades a requisitos específicos das Boas Práticas de Fabricação e de Importação de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, em virtude da emergência de saúde pública internacional decorrente do novo Coronavírus A Diretoria Colegiada Leia Mais..

Conass Informa n. 238/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 391 que altera a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 326, de 3 de dezembro de 2019, que estabelece a lista positiva de aditivos destinados à elaboração de materiais plásticos e revestimentos poliméricos em contato com alimentos e dá outras providências, para ampliar o prazo de adequação aos requisitos definidos, em virtude da emergência de saúde pública internacional provocada pelo SARS-CoV-2
|

RDC ANVISA Nº 391, DE 26 DE MAIO DE 2020 Altera a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 326, de 3 de dezembro de 2019, que estabelece a lista positiva de aditivos destinados à elaboração de materiais plásticos e revestimentos poliméricos em contato com alimentos e dá outras providências, para ampliar o prazo de Leia Mais..

Conass Informa n. 237/2020 – Publicada a RDC Anvisa n. 389 que Dispõe sobre os requisitos temporários para caracterização e verificação do risco de redução da oferta de medicamentos durante a pandemia do novo Coronavírus
|

RDC ANVISA Nº 389, DE 26 DE MAIO DE 2020 Dispõe sobre os requisitos temporários para caracterização e verificação do risco de redução da oferta de medicamentos durante a pandemia do novo Coronavírus A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere o art. 15, III e IV, Leia Mais..

Conass Informa n. 234/2020 – Publicada a Lei Complementar n. 173 que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e dá outras providências
|

LEI COMPLEMENTAR Nº 173, DE 27 DE MAIO DE 2020 Estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e dá outras providências O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I Leia Mais..

Fiocruz busca vacina contra Covid-19
Covid-19 |

A Fiocruz promoveu nesta segunda-feira (25/5), dia em que completou 120 anos, o debate virtual Em defesa da vida, que contou com a participação do ministro interino da Saúde e de representantes de instituições do setor e da sociedade civil (assista abaixo). O evento, realizado de forma online devido à pandemia do novo coronavírus, foi acompanhado Leia Mais..

Hospital de campanha do Mané Garrincha já funciona com pacientes da Covid-19
|

Local está suprido com medicamentos, EPIs e conta com profissionais de saúde para prestar a melhor assistência O primeiro hospital de campanha para pacientes exclusivos com coronavírus do DF, montado no Estádio Mané Garrincha, já está atendendo pacientes desde a última sexta-feira (22). Nesta segunda-feira (25), tinham 19 pacientes internados. O local possui todos os Leia Mais..

Covid-19: CNS recomenda divulgação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na assistência ao tratamento
CNS |

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, nesta sexta (22/05), uma recomendação para o Ministério da Saúde, conselhos estaduais e municipais de Saúde e do Distrito Federal pela inclusão e divulgação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na assistência ao tratamento para combater a Covid-19. O documento considera as evidências cientificas produzidas pela Rede de Leia Mais..

Bahia investe mais de R$ 500 milhões em obras na saúde
Bahia |

O Governo da Bahia está investindo cerca de R$ 500 milhões em mais de 200 obras de construção, ampliação, reforma, manutenção e convênios na área da saúde. Somente em intervenções voltadas para a abertura de novos leitos em unidades de coronavírus (Covid-19), o montante supera os R$ 41 milhões. De acordo com o secretário da Leia Mais..

Conass Informa n. 231/2020 – Publicado o Decreto n. 10360 que dispõe sobre a forma de identificação das autorizações de despesas relacionadas ao enfrentamento de calamidade pública nacional decorrente de pandemia e de seus efeitos sociais e econômicos
|

DECRETO Nº 10.360, DE 21 DE MAIO DE 2020 Dispõe sobre a forma de identificação das autorizações de despesas relacionadas ao enfrentamento de calamidade pública nacional decorrente de pandemia e de seus efeitos sociais e econômicos O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, Leia Mais..

Experiências dos estados no combate à Covid-19 são debatidas na reunião da Câmara Técnica de Direito Sanitário do Conass
Conass |

A Câmara Técnica de Direito Sanitário do Conass reuniu-se virtualmente neta quinta-feira (21), para trocar experiências relacionadas à pandemia do novo coronavírus no Brasil, como a aquisição de leitos hospitalares e de UTI, sobrepreço nas aquisições,  compra internacional de respiradores, transparência nas informações sobre a pandemia e distanciamento social. No Maranhão, o destaque foi para Leia Mais..

OPAS, FAO e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lançam campanha para promover alimentação escolar durante a pandemia
Covid-19 |

Brasília, 20 de maio de 2020 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável somam esforços para defender o Programa Nacional de Alimentação Escolar brasileiro e a garantia do direito humano à alimentação adequada do público escolar. Para isso, iniciam nesta quarta-feira, Leia Mais..

Paraná tem menor taxa de crescimento da Covid-19 do Brasil
Paraná |

O Paraná foi o Estado que apresentou a menor taxa de crescimento de casos de Covid-19 entre 11 e 18 de maio. No período, a variação foi de 27,6% no número de registros confirmados da doença, enquanto a média nacional bateu em 51%. No mesmo período, a taxa de crescimento do número de óbitos causados Leia Mais..