Debate 13/08 – Atenção Primária Forte (APS): estratégia central para enfrentar os desafios da pandemia


Há mais de cinco meses desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 no país, em 24 de fevereiro, profissionais e gestores da saúde aperfeiçoaram o conhecimento e as medidas adotadas para enfrentar a doença, desde ações de assistência hospitalar, laboratorial, vigilância, governança, entre outras atividades da rede de atenção à saúde. Devido a longa convivência do novo coronavírus na comunidade até a fabricação em massa de uma vacina efetiva, experiências internacionais mostram que a reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) é a estratégia central para reorganizar os serviços visando responder satisfatoriamente aos desafios postos pela Covid-19.

Para aportar conhecimentos sobre o papel da APS na resposta à Covid19 e para debater os desafios futuros para a saúde, três experiências de secretarias municipais de saúde participarão do próximo debate organizado pela iniciativa APSForte no combate à Covid19, no dia 13 de agosto (quinta-feira), às 17h, serão elas:

– SMS Niterói/RJ, com a experiência “Resposta à pandemia integrada com ações intersetoriais”, com a convidada Camila Franco, subsecretária da SMS.

– SMS Cajamar/SP, com a prática “A APS no centro da coordenação do cuidado frente à COVID-19”, com a participação da coordenadora da APS do município, Juliana Balbino.

– SMS Uberlândia/MG, com a experiência “A importância da continuidade do cuidado das condições crônicas na APS durante a pandemia”, apresentada por Poliana Bonati, coordenadora da APS do Setor Sanitário Central Norte da SMS.

O debatedor convidado será o pesquisador da Fiocruz, Jorge Barreto. A moderação será realizada por Mónica Padilla, coordenadora de Capacidade Humanas e Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS Brasil.

A atividade faz parte da agenda APS Forte no SUS, no combate à pandemia,  uma estratégia que estimula o debate e a divulgação de boas práticas da APS durante a pandemia. Foi proposta pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

Acompanhe o debate virtual no site do Portal da Inovação na Gestão do SUS:

https://apsredes.org/ ou no Facebook – @inovacaoemsaude

Envie perguntas para os convidados: https://apsredes.org/participe/