Defesa do diálogo é destaque na abertura da 10ª edição da Conferência Estadual de Saúde

Governador Elmano de Freitas participou da abertura da 10ª CES

A importância da escuta para o processo democrático e para as melhorias da saúde perpassou os discursos de abertura da décima edição da Conferência Estadual de Saúde (10ª CES). O evento, realizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), com o apoio da Secretaria da Saúde do Ceará, no Centro de Eventos, tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e segue com programação nestes dias 30 e 31, durante todo o dia.

Em sua fala, o governador do Estado, Elmano de Freitas, destacou o compromisso com a Conferência como um importante espaço de debate sobre as políticas públicas de saúde. “O governo do Estado do Ceará tem um compromisso político com a Conferência Estadual da Saúde. Não se faz saúde pública com uma única categoria, mas com todas elas juntas, trabalhando e sendo valorizadas, para construir um sistema. Temos muito a construir e nós só vamos fazer isso ouvindo todas, todos e todes. A conferência acontece quando nós pensamos diferente e nos dispomos a construir consensos daquilo que é prioridade”, disse.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, discursou na abertura da Conferência 

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, chamou a atenção para a importância de escuta, nesse processo de construção de propostas. “Eu não acredito que a gente possa descobrir uma saúde coletiva, se não ouvirmos as pessoas. Por isso, esse momento é tão importante, tão fundamental. Juntos, nós vamos construir, sim, uma saúde melhor para o Estado do Ceará. O Brasil voltou! Viva o Sus! ”, ressaltou.

Para o conselheiro Estadual da Região de Fortaleza, Alex Alencar, que representou os profissionais da saúde na cadeira ocupada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), a expectativa para o evento é a melhor possível. “As conferências sempre são momentos importantes de definição das Políticas Públicas de Saúde. Esperamos que tragam as mudanças que almejamos, assim como também avanços com o que o SUS alcançou até a presente data”.

Segundo a conselheira municipal de Saúde em Sobral, Márcia Mesquita, o momento é de aprendizado com as diversas realidades dos conselheiros de todo o Estado. “O espaço da conferência é de discussão e para se manifestar de verdade, discutindo com os trabalhadores e gestores e buscando um pouco de transformação. Pra nós, é um momento de ganho”.

As Conferências de Saúde são espaços que reúnem todos os segmentos representativos da sociedade para debater e avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas três esferas de governo. Os eventos são convocados pelo Poder Executivo ou pelo Conselho de Saúde, quando 50% + 1 dos integrantes do Colegiado conclamam as conferências, que devem acontecer a cada quatro anos e serem realizadas nas esferas municipal, estadual e federal. Esses eventos se consolidaram como espaços de debate, formulação e avaliação das políticas de saúde e estão previstas na Lei nº 8.142/90 da Constituição Federal.

Comenda Chico Passeata

Durante a cerimônia de abertura da 10ª CES foram homenageados com a Comenda Chico Passeata de Mobilização Social dez personalidades que contribuem com a valorização e defesa do SUS.

Entre os agraciados, estava a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira. “Receber essa comenda é importante por conta do nosso trabalho de combate ao racismo, porque a gente sabe que é um fenômeno planetário, que adoece. Quem faz a saúde não pode abandonar o eixo da igualdade racial. Estou feliz e grata pelo reconhecimento do meu trabalho”, agradeceu.

Instituído em 2011, o título é concedido a personalidades com trabalho e compromisso focadas na interferência positiva dos determinantes sociais, promovendo melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense.

A comenda é uma homenagem in memoriam a Francisco das Chagas Dias Monteiro – Chico Passeata. Além de médico e defensor do Sistema Único de Saúde, ele foi um poeta inspirado nas causas e transformações sociais. “Há um caminho novo em cada beco sem saída” é um de seus trechos poéticos mais populares.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Fotos: Carlos Gibaja (Governo do Estado)