Dia de combate às doenças relacionadas ao trabalho é nesta quinta-feira (28)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), comemora, nesta quinta-feira (28), o Dia Mundial de Combate às LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Para o coordenador do CEREST Estadual, Mário Duarte, a data traz a oportunidade para a discussão de estratégias de prevenção destas doenças e reforça a atuação do CEREST no apoio, capacitação e monitoramento dos CERESTs regionais, que atuam na realização de ações de saúde do trabalhador nos municípios.

Uma série de palestras, com o tema “Enfrentamento das LER/DORT: múltiplas visões e antigos desafios”, acontece durante toda a manhã de hoje (28), no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com representantes do Ministério Público, CEREST e UFRN.

O objetivo é discutir os aspectos da organização do trabalho e dos métodos gerenciais como determinantes da ocorrência das LER/DORT, além de analisar o papel do poder público nos casos de portadores destas doenças, debatendo sobre o acesso aos serviços de saúde, diagnóstico, incapacidade para o trabalho e reabilitação profissional; e promovendo reflexões sobre uma política que estimule ações que tenham impactos reais na diminuição dos agravos ocupacionais.

Doenças relacionadas ao trabalho
LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais e representam um grande problema de saúde pública.

As lesões ocorrem devido à sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular pela utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos com ou sem exigência de esforço localizado, seja pela permanência de segmentos do corpo em determinadas posições por tempo prolongado, particularmente quando essas posições exigem esforço, ou resistência das estruturas músculo-esqueléticas contra a gravidade.

Para assistência aos trabalhadores da região da Grande Natal, os servidores podem entrar em contato com o CEREST Natal pelo telefone 3232-4958. Mais informações também estão disponíveis no site www.cerest.rn.gov.br

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN