Em Brasília, Tocantins participa de reunião sobre cuidado materno e neonatal

O objetivo foi alinhar estratégias para melhorar a assistência no Sistema Único de Saúde tocantinense
O objetivo foi adquirir estratégias para melhorar o cuidado materno e neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde tocantinense

Com intuito de promover melhorias e qualidade ao cuidado materno e neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participaram na terça-feira, 02, das 08h às 11h, de reunião dedicada à segurança na atenção obstétrica e neonatal. A ação da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente ocorreu no auditório do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), em Brasília.

Participaram da reunião, profissionais que atuam na Diretoria de Qualidade Hospitalar (DQH); Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS); Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP) e Gabinete da SES-TO.

Na ocasião, houve trocas de experiências entre gestores e especialistas, discussão de evidências científicas atualizadas e análise de estratégias voltadas à redução da mortalidade materna e neonatal. A programação terá impacto direto na assistência às mais de 20 mulheres e bebês que nascem anualmente no Tocantins.

“Ao reunir gestores, especialistas e representantes das secretarias estaduais de saúde, o evento possibilitou a troca de experiências exitosas, a discussão de evidências científicas atualizadas e a construção de estratégias conjuntas voltadas à redução da mortalidade materna e neonatal”, afirmou a diretora de Qualidade Hospitalar da SES-TO, Ariana Coelho.

Para a chefe de gabinete da SES-TO, Débora Okabayashi, “Essa iniciativa do Conass fortalece a qualificação das práticas assistenciais nas maternidades do SUS e contribui para a consolidação de uma atenção mais segura, efetiva e humanizada para mães e recém-nascidos. Esta é uma preocupação do Governo do Tocantins e, por isso, estamos participando ativamente dos debates”.

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

por Ananda Santos/Governo do Tocantins