“Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”, é o slogan da campanha do Maio Amarelo por um trânsito mais seguro no Estado

No ano de 2022 foram registradas 38.311 ocorrências com vítimas de acidentes de transporte terrestre; 73,8% correspondem a acidentes de moto

Este ano, o Maio Amarelo chega à 10ª edição com um mês inteiro de ações por todo o Estado. O intuito é conscientizar a população sobre os riscos de acidentes no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento internacional para redução dos números alarmantes de sinistros. Somente no ano passado (2022), foram registradas mais de 38 mil notificações de vítimas de acidentes de transporte terrestre em Pernambuco. Para reduzi-los, o Estado realiza a Operação Lei Seca, formada por agentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Para dar início a campanha de 2023, será realizada uma ação educativa, nesta terça-feira (02/05), às 9h, no 2º Jardim, em Boa Viagem (Recife), que também contará com material educativo e midiático.

“O Maio Amarelo é um mês muito especial para o trânsito, principalmente pelo número de acidentes que podem ser evitados. O trânsito é um ambiente vivo, dinâmico e de riscos. Pensando nisso, realizaremos ações de educação e orientação de prevenção de acidentes e promoção de saúde. Teremos orientações para motociclistas, panfletagem no trânsito, blitz educativa da Lei Seca, participação de muletantes e cadeirantes envolvidos em acidentes de trânsito para dialogar sobre suas vivências e, principalmente, explicar os riscos de pilotar e dirigir sob efeito do consumo de álcool”, reforça a Coordenadora Executiva do  Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), Jackeline Diniz.

Além da questão da saúde e da prevenção, o Diretor Geral do Detran-PE, André Trajano, destaca a necessidade de conhecimento das leis de trânsito. Para ele, um mês inteiro de conscientização é fundamental para despertar a consciência do condutor para o respeito às leis de trânsito. Uma delas inclui nunca ingerir álcool antes de dirigir.

“Cuidar de gente é a nossa prioridade e no trânsito não é diferente. Com a campanha – Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade – queremos reforçar que a bebida e a direção não combinam, que o celular não deve ser usado quando estiver dirigindo e a importância de usar os equipamentos de segurança como capacete, na moto ou bicicleta, e cinto de segurança”, alertou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

NÚMEROS – A frequência de acidentes de trânsito, principalmente aqueles com motocicletas, apresenta números alarmantes no Brasil e em Pernambuco. Seu impacto afeta e sobrecarrega as grandes emergências dos hospitais, aumentando as despesas da saúde pública e causando mortes evitáveis ou sequelas irreversíveis. Levantamento da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, no ano de 2022 houve 38.311 notificações de vítimas de acidentes de transporte terrestre (ATT) nas 17 Unidades Sentinela de Informação presentes em diversas regiões do Estado. Deste total, 28.257 casos (73,8%) correspondem a acidentes de moto.

Ainda em 2022, o perfil predominante dos acidentados foi de homens (77,4%), na faixa etária entre 10 a 39 anos (65,2%). Quanto aos fatores relacionados aos acidentes, 5.206 (20,6%) ingeriram bebida alcoólica, 5.735 (22,1%) tinham excesso de velocidade e 8.352 (32,4%) não usavam capacete. Avaliando a gravidade dos acidentes de moto, 117 casos evoluíram para óbito, 1.695 tiveram traumatismo cranioencefálico e 76 amputaram membros.

Entre janeiro e fevereiro de 2023 já ocorreram 6.356 notificações de vítimas de acidentes de transporte terrestre, sendo 4.861 (76,5%) relacionados às motos, com aumento do percentual em relação a 2022.

VANGUARDA – Pernambuco é pioneiro na implantação de uma vigilância sentinela de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), criada em 2010, e o único Estado no País que tornou a notificação obrigatória em 21 unidades de saúde, chamadas de unidades sentinelas. Em 2011 criou o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM), em virtude de os acidentes de moto serem considerados uma epidemia na saúde pública. Entre as ações de promoção da saúde estão as atividades de educação diária em escolas, praças e eventos, realizadas pela Operação Lei Seca.

Fonte: SES/PE