Encontro discute implementação da política estadual de educação permanente em saúde coletiva

Foto: Ana Imperatore/SES-RS

A Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), realiza nesta semana o VI Encontro Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva. As atividades acontecem nesta quarta (28) e quinta-feira (29) no auditório do prédio 32 da Pontifícia Universidade Católica (PUC), reunindo servidores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul.  

A temática do encontro é a implementação da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva, que foi instituída pela Portaria 1.112/2022 na ocasião dos 60 anos da ESP em 2022. “Esse encontro é um espaço de informação e aprendizado, uma forma de estarmos juntos e qualificar a nossa atuação”, destacou a secretária-adjunta da SES, Ana Costa. Segundo Terezinha Valduga, diretora da ESP, o encontro tem como objetivo fomentar as discussões e fortalecer a política de educação permanente em saúde coletiva para o ano de 2014. 

Representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o assessor técnico Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, ressaltou a importância da educação permanente em saúde coletiva ser encarada como uma política de Estado. “A ESP, no Rio Grande do Sul, é uma das três escolas estaduais de saúde anteriores ao SUS, e esse histórico é fundamental para a manutenção das políticas públicas, que devem ter caráter de Estado”, disse Haroldo. 

Também participaram da mesa de abertura Gustavo Buss, assessor técnico regional da Fiocruz-RS, e Cacildo Delabary, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).  

 Políticas nacional e estadual

A primeira mesa de discussão do encontro debateu as interfaces entre as políticas nacional e estadual de educação permanente em saúde coletiva, que teve como palestrante a coordenadora-geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Lívia Méllo. Ela defendeu a necessidade de articulação dos processos educacionais com metodologias ativas e inovadoras, fortalecendo o SUS como escola através de estratégias de integração entre ensino, serviço e comunidade. 

Confira a programação completa

Fonte: SES/RS