Equipe de enfermagem do HRPN recebe treinamento sobre cirurgia segura

Ação visa reforçar o conhecimento das equipes e melhorar a qualidade de atendimento aos pacientes
Check-list proporciona a verificação dos pontos críticos da assistência durante o processo cirúrgico – Foto: André Araújo file_download

Profissionais da Enfermagem, que atuam no centro cirúrgico do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) estão recebendo treinamento sobre check-list de cirurgia segura. O objetivo da ação é reforçar o conhecimento e sensibilizar a equipe sobre a importância de atentar aos materiais utilizados.

De acordo com a coordenadora do centro cirúrgico, Zeneida Frota, “no treinamento a equipe irá conhecer a importância de verificar antes e confirmar se todos os materiais necessários estão disponíveis. O check-list da cirurgia segura é o instrumento que proporciona a verificação dos pontos críticos da assistência durante o processo cirúrgico”, disse.

Zeneida reforça que “é essencial que o profissional da enfermagem aprenda a avaliar todo o processo cirúrgico a fim de evitar riscos antes, durante e depois do procedimento. Esse tipo de conduta gera tranquilidade e confiança ao profissional que irá executar o trabalho, garantindo um procedimento seguro ao paciente”, diz.

Para enfermeira, Danielle Lopes, líder do projeto ‘Paciente Seguro no Centro Cirúrgico’ do HRPN “o check-list é de extrema importância devido o preenchimento dos dados do paciente e o procedimento proposto, no qual constitui um conjunto de regras que facilita na prática dos profissionais que atuam no setor”, enfatiza.

O que é checklist de Cirurgia Segura 

O checklist de cirurgia segura é um protocolo desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem três momentos: entrada, pausa e saída. Este protocolo consiste em uma lista formal utilizada para identificar, comparar e verificar o cumprimento das etapas críticas de segurança e, assim, minimizar os riscos evitáveis mais comuns que colocam em risco as vidas e o bem-estar dos pacientes cirúrgicos.

Por Governo do Tocantins