A equipe alemã, composta por médicos e enfermeiros especializados em traumas, focou na exploração de diversas instituições locais, incluindo o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escolas e secretarias de assistência social e educação do município.

O diretor do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Evandro César, enfatizou a importância da visita para a adaptação do projeto às necessidades específicas da região. “Esse projeto tem duas vertentes: a primeira é treinar equipes multiprofissionais na abordagem de trauma, tanto no atendimento pré-hospitalar quanto no hospitalar. Isso inclui o treinamento das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da UPA e do Hospital. A segunda vertente é voltada para a prevenção, envolvendo famílias em situação de vulnerabilidade, escolas e as secretarias municipais de Educação e Assistência Social”, explicou o diretor.

O Projeto PRACTICE-Trauma Infantil é um esforço conjunto que busca, promover a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes da região. A ideia é treinar profissionais de saúde para lidar eficazmente com situações de trauma, ao mesmo tempo em que se trabalha na prevenção de acidentes por meio de parcerias com instituições educacionais e de assistência social.

“Neste primeiro momento o grupo veio conhecer a região e buscar com os parceiros desenvolver as primeiras ações do projeto, que pretende conscientizar alunos e pais sobre os perigos no trânsito e capacitar profissionais para o atendimento de urgência/emergência”, explica o coordenador da Rede de Urgências e Emergências da Sesapi, Telmo Mesquita.

A execução do projeto está programada para fevereiro de 2024, quando a equipe alemã retornará para São Raimundo Nonato a fim de iniciar o treinamento e implementar as diversas etapas do projeto.

“Esse projeto vai focar em diminuir os acidentes em crianças e adolescentes nessa região. A causa de morte mais relevante para pessoas de até 29 anos é o acidente de trânsito. Isso acontece no mundo inteiro. É um problema relevante para a saúde pública . Vamos juntos nessa união de esforços diminuir o impacto desses acidente e evitar o trauma”, afirmou Uwe Felipe Weibrechtm coordenador internacional do Projeto PRACTICE.

Fonte: Ascom SES/PI