ES: Profissionais da saúde recebem capacitação para uso da ferramenta Go.Data

A capacitação, que ocorreu nessa terça-feira (16), foi ministrada por consultores nacionais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

 

Profissionais da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) receberam a primeira capacitação para o uso da ferramenta “Go.Data”, que auxilia no suporte da coleta de dados e investigação de casos e contatos de possíveis surtos de agravos. A capacitação, que ocorreu nessa terça-feira (16), em Vitória, foi ministrada pelos consultores nacionais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Rodrigo Said, Felipe Vasconcelos e Priscila Leal.

“Ter esta capacitação no Estado é uma das estratégias para o fortalecimento da vigilância quanto à Monkeypox no Espírito Santo, apresentando aos profissionais as ferramentas que podemos trabalhar no enfrentamento desta questão de saúde pública”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

O encontro contou com a presença de profissionais da Vigilância em Saúde Estadual, representantes das superintendências regionais e de municípios da Grande Vitória.

 

Presente em 65 países, o “Go.Data” é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com a Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN) e se centra em dados de casos e contatos, incluindo dados laboratoriais, e no acompanhamento e visualização de cadeias de transmissão.

“O Go.Data é uma ferramenta adaptável, que cria informações essenciais e com a possibilidade também de consolidar informações importantes para o rastreamento de contatos. Sabemos da particularidade do Estado, com o uso do sistema e-SUS VS, e na capacitação poderemos utilizar os próprios formulários do e-SUS, além de alinhar com a Secretaria e os municípios as informações a serem trabalhadas”, pontuou o consultor Nacional da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta à Emergência, da OPAS, Rodrigo Said.

 

 

A capacitação acontece para o fortalecimento da vigilância, em especial, contra a Monkeypox, como uma estratégia, a fim de ajudar na investigação de casos e fornecer aos profissionais uma rápida coleta de dados. No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde definirá os próximos passos para implementação da ferramenta à gestão estadual e municipais, além da ampliação da capacitação da ferramenta a todos os municípios.

Durante a capacitação, os consultores puderam apresentar o “Go.Data” e tirar dúvidas sobre sua utilização. Em um outro momento, os participantes puderam aprender na prática o seu uso.

 

Fonte: SESA/ES