ESP-MG realiza 4º encontro de Formação de Analistas Regionais e Analistas Centrais do projeto Saúde em Rede

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, promove entre os dias 06 a 08 de fevereiro, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte, o 4º encontro de Formação de Analistas Regionais e Analistas Centrais da 3ª e última onda de expansão do Projeto Saúde em Rede. Esta terceira onda abrange o restante do estado de Minas Gerais, sendo mais de 393 municípios e 37 microrregiões envolvidas nessa fase.

Nessa última formação dos Analistas Regionais e Analistas Centrais estão sendo abordados os conteúdos dos três últimos ciclos das oficinas tutoriais que serão realizadas nos municípios em 2024.

Dentre os temas abordados, destacam-se: eventos agudos e crônicos na Atenção Primária à Saúde (APS), modelo de atenção às condições crônicas (MACC), Saúde bucal da gestante, cuidado à gestante de alto risco, investigação de óbitos materno-infantil, cuidado aos usuários com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, dentre outros temas.

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Gestão Acadêmica da ESP-MG, até o momento, a Formação da 3ª onda conta com um total de 12.483 profissionais matriculados, sendo:  85 Analistas Regionais, 1.121 Tutores e 11.277 Trabalhadores da APS e AEE (Alunos das oficinas tutoriais).

Projeto Saúde em Rede

O projeto “Saúde em Rede”, do governo de Minas, é desenvolvido pela SES-MG, em parceria com a ESP-MG e tem como objetivo promover a reestruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio da qualificação dos processos de trabalho dos profissionais da atenção primária (APS) e da atenção ambulatorial especializada (AAE). Ao tornar as equipes e serviços de saúde mais eficientes, os cidadãos ganham em tempo, com a diminuição das filas; em qualidade, com a melhoria e reorganização dos centros de saúde; e em economia, pois com uma gestão mais inteligente de processos de atendimento, haverá também uma maior eficiência nos gastos de recursos públicos.

O Projeto foi iniciado em 2019, em sua etapa piloto, para a macrorregião Jequitinhonha e foi conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e com o Hospital Israelita Albert Einstein.

Já a expansão do Projeto, com as 1ª, 2ª e 3ª ondas, conta com a parceria da ESP-MG e tem como objetivo levá-lo para o restante do estado. A Escola é responsável por diversas atividades como: o desenvolvimento dos projetos educacionais e do modelo lógico para seleção dos municípios das ondas de expansão do projeto; pela elaboração de cursos introdutórios de alinhamento conceitual e dos materiais didáticos dos momentos formativos presenciais; pela preparação dos analistas centrais e pela certificação dos participantes.

A primeira onda de expansão aconteceu em maio de 2021 e atendeu a 142 cidades; já em novembro de 2021 foi iniciada a etapa de expansão da 2ª onda do projeto, contemplando 286 municípios e em novembro de 2022 foi iniciada a terceira e última onda de expansão do projeto, abrangendo 393 cidades. No total, 852 municípios do estado serão atendidos. Este é um projeto de grande complexidade e capilaridade no estado e está estruturado em distintos processos técnico-educacionais, com diferentes atores, com variadas inserções institucionais e diversos locais de desenvolvimento das intervenções educativas, tecendo uma verdadeira rede de processos formativos.

Por Ascom/ESP-MG