Espírito Santo recebe 1ª Oficina de Comunicação em Saúde promovida pelo Conass

Cerca de 40 pessoas, entre diretores de hospitais, superintendentes de áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, como vigilância, vacinação, DST/Aids e profissionais de comunicação participaram ontem (6/11), da 1ª Oficina de Comunicação em Saúde. Promovida pelo Conass, a capacitação teve como público alvo o primeiro escalão da SES/ES, com o objetivo de sensibiliza-los a respeito da importância da comunicação. A iniciativa faz parte do Projeto de Apoio às Assessorias de Comunicação das SES desenvolvido pelo Conselho.

O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Ricardo Oliveira, destacou que debater a comunicação do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para a sua consolidação, pois a população precisa conhecer a importância dos serviços que o sistema presta e assim, defendê-lo.

A coordenadora do Canal Saúde da Fiocruz, Márcia Corrêa e Castro falou sobre Comunicação e Saúde e observou que a comunicação ganhou uma importância maior do que aquela imaginada no  século 20. “Esse é o momento para quem quer fazer saúde pública de verdade de estar incorporando a comunicação não apenas como ferramenta, mas também como metodologia, como processo na construção de uma saúde pública melhor”.

Reunidos em grupos, os participantes da oficina elaboraram estratégias de comunicação a partir de casos que foram apresentados a fim de que pudessem compreender o trabalho das Assessorias de Comunicação e a pressão pela agilidade da informação.

As fotos da oficina estão disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/conass/


Assessoria de Comunicação do Conass
(61) 3222-3000
ascom@conass.org.br