CI n.140 – Fiocruz Brasília abre vagas para curso de Especialização em Direito Sanitário


FIOCRUZ Brasília abre vagas para curso de Especialização em Direito Sanitário

Até dia 5 de abril, interessados podem se inscrever para a sexta edição do curso, gratuito, que disponibiliza 30 vagas

As inscrições para o VI Curso de Especialização em Direito Sanitário já estão abertas. O Edital n° 01/2012, publicado pela FIOCRUZ Brasília no dia 1º de março, oferece um total de 30 vagas, sendo duas vagas destinadas para candidatos com residência permanente no exterior.

O curso, gratuito, é voltado para profissionais com Ensino Superior que desejam atuar na área de Direito Sanitário. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e entregar as documentações previstas no edital junto a uma carta de intenções na Secretaria Acadêmica da Escola de Governo em Saúde (EGS), localizada na FIOCRUZ Brasília. Os documentos também podem ser enviados exclusivamente por Sedex, respeitando o prazo de inscrição.

De acordo com o edital, a publicação da homologação das inscrições será no dia 9 de abril, no site da FIOCRUZ Brasília (www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br). O processo seletivo será realizado em três fases eliminatórias: prova escrita e redação, no dia 14 de abril; análise do Curriculum vitae, histórico escolar e carta de inteções entre os dias 19 e 20 de abril; e entrevista individual, última etapa que será realizada entre os dias 24 e 26 de abril.

Segundo o edital, não caberá recurso à Comissão de Seleção em nenhuma das etapas. O resultado final será divulgado no dia 27 de abril no site da FIOCRUZ Brasília. Os aprovados terão entre 30 de abril a 4 de maio para efetuar a matrícula. As aulas estão previstas para início em 10 de maio.

Informação sobre inscrições: www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br

VI Curso de Especialização em Direito Sanitário

O Curso de Especialização em Direito Sanitário tem o objetivo de capacitar profissionais para a construção de uma visão sistematizada do Direito e sua aplicabilidade à realidade sanitária brasileira. Com a promulgação da Constituição Brasileira de 1988, e o reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado, emerge uma discussão em torno de um novo direito – o direito sanitário, com interface no campo da saúde coletiva e afim.

Com o objetivo de sanar essa lacuna de conhecimento, a Fiocruz oferece o Curso de Especialização em Direito Sanitário com carga horário total de 466 horas. O aluno que concluir todas as etapas do processo de avaliação do curso fará jus ao título de Especialista em Direito Sanitário, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).