Fisioterapia aquática auxilia na reabilitação de crianças com deficiências

A terapia, complementar ao tratamento convencional, utiliza a piscina aquecida e contribui para a melhoria da qualidade de vida

Um dos grandes diferenciais dos serviços ofertados pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é o complexo aquático totalmente equipado com piscinas cobertas, acessíveis e aquecidas. Com isso, as crianças com deficiências atendidas pelo Centro realizam a fisioterapia aquática, terapia que utiliza a água no processo de reabilitação.

A atividade é indicada para pacientes com disfunções neuromusculoesqueléticas, pneumopatias e cardiopatias. “A fisioterapia aquática é uma terapia complementar à terapia de solo e que possibilita diversos benefícios aos pacientes aqui tratados. Através dos princípios físicos da água e da temperatura dela conseguimos realizar manuseios que promovem adequação tônica, facilitação de movimentos e posturas e recrutamento muscular. Além disso, o meio líquido é um ambiente bastante lúdico, o que acaba despertando o interesse e motivação das crianças, porque elas percebem que conseguem fazer movimentos que são difíceis de serem realizados fora da água” destaca a fisioterapeuta neuropediátrica do CER IV, Luana Karina Nascimento.

Além das crianças com acometimento neuromusculoesquelético, a hidroterapia também acolhe pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Além do foco na reabilitação do movimento, a terapia também pode contribuir com a interação e socialização. No CER IV também contamos com os estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que nos auxiliam bastante na ampliação dos atendimentos”, salienta a fisioterapeuta.

Pedro Davi Borges, 7 anos, nasceu com microcefalia causada pelo Zika Vírus e possui baixa visão. No CER IV, o paciente recebe acompanhamento fisioterapêutico, fonoaudiológico e com terapeuta ocupacional. Entre as atividades realizadas pelo usuário está a fisioterapia aquática. “Eu sonhava que ele iniciasse esta atividade porque acredito nos benefícios da hidroterapia, e que ela ajudaria bastante no desenvolvimento dele. Em poucas sessões, já vejo evolução. Cada dia é uma conquista para o meu Pedro. Ele já começou a interagir com a profissional, mexer e também abrir as perninhas”, comenta Evaneide Borges, mãe do usuário.

Os exercícios terapêuticos realizados na hidroterapia auxiliam na facilitação do movimento e da coordenação motora, além de aumentar a amplitude de movimento. Outros benefícios são a melhoria da estabilidade postural e do equilíbrio, o alívio de dores e o aumento no desenvolvimento motor.

Parceria com a UFS

No CER IV, os estudantes do curso de Fisioterapia da UFS realizam a disciplina de Fisioterapia Aquática e estágio supervisionado em Fisioterapia Aquática. “A parte aquática contribui de forma grandiosa para a formação dos alunos, porque é um campo de atuação amplo e eles acabam atendendo pacientes de diferentes idades. Então, eles adquirem bastante conhecimento. A parceria com o CER IV tem um valor gigantesco para os nossos acadêmicos, além de beneficiar pessoas com deficiência do nosso estado”, enfatiza a docente e responsável pela disciplina e estágio, Rosemeire Dantas.

A gestora operacional da Reabilitação Física do CER IV, Ana Carolina de Jesus, destaca a importância da parceria do Centro com a UFS. “Tem sido uma parceria muito exitosa e relevante. Além de contribuir com a formação acadêmica dos estudantes e trazer crescimento profissional, a parceria amplia a nossa capacidade de atendimento e de acesso à comunidade, oferecendo uma reabilitação de qualidade com recursos terapêuticos diferenciados”, garante.

CER IV

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV é referência no estado de Sergipe e realiza diagnóstico e avaliação, orientação e estimulação precoce, reabilitação/habilitação funcional de pessoas com deficiência para sua autonomia e independência. Trata-se do primeiro centro de especialidades estadual voltado à reabilitação de todos os tipos de deficiência, como visual, física, auditiva e intelectual/TEA.

Fonte: SES/SE