Gestantes e puérperas vão poder se vacinar com a bivalente nesta segunda

Prossegue a aplicação para os imunocomprometidos e idosos a partir dos 60 anos. Confira as 92 salas de vacinação no DF

Grávidas ou puérperas que tenham tido filhos há até 45 dias poderão receber a vacina bivalente contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (20). São 92 salas de vacinação com funcionamento das 8h às 17h. A lista completa está disponível no site da Secretaria de Saúde do DF.

Grávidas ou puérperas que tenham tido filhos há até 45 dias poderão receber a vacina bivalente contra a covid-19 a partir de segunda (20). A orientação é comparecer com cartão de vacina e documento de identificação. Foto: Geovana Albuquerque – Arquivo Agência Saúde-DF

A orientação é comparecer com cartão de vacina e documento de identificação. Em caso de necessidade, é possível comprovar a gestação com cartão de pré-natal, prescrição médica ou exames. As puérperas devem levar a certidão de nascimento da criança. É preciso ter pelo menos quatro meses desde a última dose da vacina contra a covid-19.

A gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, destaca que os locais de vacinação já estão abastecidos e com servidores treinados, pois havia a expectativa do início desta nova fase da campanha. “A vacinação contra a covid-19 durante a gravidez e puerpério tem sido recomendada amplamente para prevenir doença grave e mortes nesta população”, afirma.

Proteção para mães e bebês

De acordo com a diretora substituta de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Priscilleyne Reis, em 2022 houve 893 casos e dois óbitos registrados de gestantes por covid-19 no Distrito Federal. Em 2023, até agora, foram 32 casos. Apesar da queda da contaminação, ela recomenda a busca pela vacinação bivalente. “A doença nessa população está associada a um aumento da mortalidade quando a gente compara com as demais mulheres”, explica.

Priscilleyne Reis destaca ainda a importância da dupla vacinação. “Quando a mulher está grávida e toma a vacina, ela está protegendo não só a si, mas também ao bebê. Ela vai transferir os anticorpos para o bebê no seu ventre”, acrescenta. Além disso, a bivalente oferece proteção tanto contra as versões originais do vírus original da covid-19 quanto para as variantes posteriores, como a ômicron.

Outros grupos

Nos mesmos 92 locais de aplicação de vacina, os imunizantes bivalentes contra a covid-19 continuam disponíveis para todas as pessoas a partir dos 60 anos, moradores de instituições de longa permanência (ILP) com 12 anos ou mais e os funcionários desses locais, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos com pelo menos 12 anos de idade.

Até sexta-feira (17), mais de 83 mil pessoas receberam a vacina bivalente no Distrito Federal.

Fonte: Humberto Leite, da Agência Saúde-DF