Governo do Estado entregou 69 respiradores a hospitais localizados em oito municípios

Em uma semana, o Governo do Estado entregou 69 respiradores pulmonares a hospitais localizados em oito municípios. A ação visa ampliar o número de leitos de UTI em oito regiões de Santa Catarina. 

As operações iniciaram na segunda-feira, 27, com a entrega de 20 ventiladores adquiridos pelo Governo do Estado, junto à empresa WEG, e 20 monitores multiparâmetros ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, na região Nordeste.

No dia seguinte, terça-feira (28), foi a vez de Araranguá, Fraiburgo, Lages e Chapecó receberem os equipamentos. Uma ação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Defesa Civil e escolta da Polícia Militar, entregou 10 ventiladores pulmonares WEG ao Hospital Regional de Araranguá e seis respiradores ao Hospital Fraiburgo, na região Sul. Outro lote com 10 respiradores pulmonares foi levado ao Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, na Serra Catarinense. E finalizou os trabalhos em Chapecó, no Oeste, com a entrega de três respiradores WEG ao Hospital Regional do Oeste.

A região Norte recebeu os equipamentos na quarta-feira, 29. Foram disponibilizados mais cinco respiradores pulmonares WEG, para o Hospital São Vicente de Paula, em Mafra. Outros cinco respiradores foram entregues ao Hospital Santa Cruz, no município de Canoinhas.

No final da tarde de quinta-feira, 30, o Governo do Estado realizou mais uma grande mobilização, por meio da SES e Defesa Civil, entregando um lote com 10 respiradores pulmonares WEG para o Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, na Grande Florianópolis.

O Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, voltou a reforçar a necessidade de apoio da população no combate ao Coronavírus, seja usando máscara, passando álcool em gel e, claro, com o devido isolamento social. “A nossa atenção está focada no diálogo com os municípios, no abastecimento da rede hospitalar e na garantia dos serviços, mas é imprescindível que exista a consciência de que a manutenção de leitos de UTI é a última etapa no enfrentamento. Precisamos contar com a ajuda de todos para maior prevenção”, lembrou Ribeiro.

O diretor da Defesa Civil, João Batissra Cordeiro Junior destacou o trabalho integrado o órgão e a SES para o atendimento ao cidadão.”A Defesa Civil desde o primeiro dia da operação COVID-19, trabalha com para integração de esforços de múltiplas agências para apoio a SES, inclusive na logística de distribuição dos respiradores em todo o Estado”.

Fonte: SES/SC
Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.brn