Governo realiza mutirão de cateterismo durante o feriado prolongado

Exames de Cataterismo no Feriado Prolongado Ascom Sesau1

Com o intuito de diminuir a demanda de pacientes eletivos que aguardam por exame de cateterismo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar os procedimentos no Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem durante o feriado de Tiradentes.

A ação acontece nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de abril, a partir das 7 horas. Ao todo, 10 pacientes serão atendidos pela unidade, que fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3.510, bairro Aeroporto (ao lado do Hemoraima).

De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Dr. Edson Castro, a regularidade desses exames faz com que a unidade consiga zerar a demanda reprimida no Estado, acabando assim com fila de espera pelo procedimento.

“Tínhamos uma demanda reprimida devido a pandemia e com a diminuição dos casos epidemiológicos da covid-19, estamos retornando com os atendimentos eletivos. Com o planejamento da Sesau, conseguimos prestar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade para a população”, enfatizou.

Exames de Cataterismo no Feriado Prolongado Ascom Sesau

CATETERISMO

O Cateterismo é um procedimento que analisa os vasos sanguíneos e do coração, para detectar anomalias em veias e artérias por meio de um cateter – uma espécie de tubo flexível.

O procedimento dura de 20 a 30 minutos e depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação. Caso não apresente alteração, o mesmo é liberado em seguida.

INVESTIMENTOS EM MEDICAMENTOS E EQUIPAMENTOS

Em dezembro de 2021, o Governo de Roraima também investiu na compra de medicamentos indicados para o tratamento do infarto agudo do miocárdio, além de manter o estoque de fármacos em regularidade.

Além disso, adquiriu 12 aparelhos de anestesia com monitorização de agentes anestésicos; dois desfibriladores cardioversor, com funções adulto; 10 eletrocardiogramas; 54 monitores multiparâmetro, dois microscópios cirúrgicos para uso em neurocirurgias no HGR; dois sistemas de cirurgias guiadas por imagens, neuronavegador e 30 desfibriladores, totalizando 114 equipamentos.

Outro grande esforço do Governo foi a contratação de mais médicos especialistas. Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 15 cardiologistas e empregou mais sete profissionais por meio de seletivo, sendo três especialistas em arritmologia, responsáveis pela realização do diagnóstico, prevenção e tratamento de pacientes com arritmia.

Fonte: SES/RR