Hemoal inicia a partir desta quarta (1), Campanha Junho Vermelho para conscientizar sobre doação de sangue

 

Campanha Junho Vermelho visa conscientizar sobre a importância da doação voluntária de sangue

A partir desta quarta-feira (1º), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove a Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue. A iniciativa, que irá contar com coletas externas na capital e no interior, além de sortear um ingresso para uma excursão à edição 2022 do Festival de Inverno de Garanhuns (PE), ocorre em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.

A Campanha Junho Vermelho acontece no mês em que, historicamente, também é registrado aumento da demanda de transfusões sanguíneas. Isso porque, neste período, tradicionalmente os nordestinos realizam as festas juninas, quando ocorre o aumento de internações hospitalares, seja de pacientes que sofrem acidentes de trânsito ou que se ferem em decorrência de queimaduras, provocadas pelas fogueiras ou fogos de artifício.

“O Junho Vermelho visa conscientizar sobre a importância da doação voluntária de sangue, uma vez que no próximo dia 14 ocorre o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Nordeste e, especialmente, em Alagoas, além de conscientizar e homenagear, nossa iniciativa visa garantir um estoque de sangue estratégico para atender a demanda de transfusões, que aumenta neste período”, ressaltou a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.

Excursão – Para concorrer ao sorteio do ingresso da excursão ao Festival de Inverno de Garanhuns, basta doar sangue nas Unidades Maceió e Arapiraca do Hemoal até o dia 30 deste mês, preencher um cupom com o nome completo, bem como o número do telefone, e depositá-lo em uma urna. No dia 1º de julho o sorteio vai ocorrer às 11h, no Posto de Coleta do Hemoal Maceió e o nome do doador contemplado será divulgado nos Instagrans @hemoalagoas, @PartiuExcursões e no portal www.saude.al.gov.br .

O doador contemplado poderá escolher um dos dias da programação do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano, que será divulgada pela organização do evento no fim deste mês. A excursão será realizada pela Agência Partiu Excursões, que é parceira do Hemoal na Campanha Junho Vermelho.

“Renovamos a parceria com o Hemoal e iremos possibilitar que os doadores de sangue que participarem da Campanha Junho Vermelho possam concorrer ao sorteio de um ingresso para conferir uma noite da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, por meio de uma de nossas excursões destinadas a este evento, que integra o calendário cultural do Nordeste”, destacou o empresário Keyner Alcântara, proprietário da Agência Partiu Excursões.

Coletas Externas – E além de se candidatar à doação de sangue nos Postos de Coleta de Maceió (Trapiche e Hospital Veredas), Arapiraca e Coruripe, os voluntários de doação terão acesso a várias coletas externas durante a Campanha Junho Vermelho. Nesta quarta-feira (1º), das 9h às 16h, a ação itinerante ocorre no Instituto Amadal, localizado no Alto da Alegria, no bairro Benedito Bentes, em Maceió.

Já na quinta-feira (2), o Hemoal promove coleta externa em Girau do Ponciano e na sexta (3), em São Miguel dos Milagres. No sábado (4), na terça (7) e na quinta (9), a ação itinerante ocorre em Arapiraca e na quarta (8) e no sábado (11), em Maceió, respectivamente no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e na Igreja Batista da Pajuçara.

Critérios para Doação – Para doar sangue é necessário, segundo o Ministério da Saúde (MS), ter boa saúde, peso mínimo de 50 quilos e, ao se deslocar até o Hemoal, estar usando máscara e portando um documento de identificação oficial e original com foto. Caso tenha entre 16 e 17 anos de idade, o voluntário deve estar acompanhado do pai ou da mãe e portando um documento de identificação oficial e original de um responsável legal.

Com relação às mulheres, ficam proibidas de praticar o gesto solidário se tiverem contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. E, caso sejam doadoras regulares, só podem realizar nova doação de sangue após três meses da última doação. No caso dos homens, o intervalo entre uma doação e outra é de dois meses.

Quanto aos candidatos à doação infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se os voluntários tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, a doação de sangue está liberada.

Quanto às vacinas contra a Covid-19, os voluntários devem aguardar um intervalo de 48 horas para doar sangue, caso tenham sido vacinados com a CoronaVac. Com relação aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias e, no caso da vacina contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Repórter: Josenildo Törres/ Ascom Hemoal
Repórter Fotográfico: Olival Santos