Higienização das mãos no Crea: ação alerta para a propagação da Covid-19

Higienizar as mãos com água e sabão é considerada pelo Conselho Federal de Química (CFQ) uma das medidas mais eficientes para se proteger de vírus e bactérias. Mas, apesar de ser um hábito básico, a lavagem das mãos nem sempre é feita da forma correta. Para alertar pacientes e cuidadores sobre a importância do ato no combate a diversas doenças, como a Covid-19, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) está reforçando as ações de higienização.

As atividades abordam a higiene pessoal como um todo e simula a maneira correta de higienizar as mãos teve participação ativa dos idosos e idosas que se animaram e compartilharam seus cuidados e hábitos. “Gostei muito! Eu sempre tive o costume de lavar as mãos pra qualquer coisa que vou fazer, mas não sabia que tinha um jeito certo, aprendi agora e quero sempre me lembrar de fazer”, declarou Valdelice Batista de Assis, 86 anos, paciente do Creasi.

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação de infecções com gripe, herpes, conjuntivite, diarreia causadas por falta de higiene. Sem a lavagem correta das mãos, atos simples como tocar nos olhos; nariz e boca; preparar ou ingerir alimentos e bebidas; tocar numa superfície ou em objetos sujos ou contaminados com as mãos sujas; assoar o nariz, tossir ou espirrar e usar as mãos como anteparo e depois tocar nas mãos de outras pessoas ou em objetos comuns são algumas das formas de transmitir vírus e bactérias.

Fonte: Ascom do Creasi