Hospital da Criança implanta protocolos assistenciais que visam a segurança do paciente

Objetivo é orientar profissionais e padronizar a rotina hospitalar

Alinhado à missão de promover assistência pediátrica de qualidade à população sergipana, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem implantando diversos protocolos assistenciais que visam a minimização dos riscos e possíveis danos aos pacientes, além de dinamizar a rotina hospitalar.

Dessa forma, a unidade que é referência em atendimentos pediátricos de baixa e média complexidade promove, periodicamente, várias capacitações sobre os protocolos assistenciais. O objetivo é orientar e conscientizar a equipe multidisciplinar, responsável por atender os pequenos no HC, sobre a importância de zelar pela segurança do paciente.

Entre os protocolos assistenciais utilizados no Hospital da Criança estão: Precauções e Isolamento, que visa a prevenção e o controle das infecções no ambiente hospitalar; Higienização das mãos, que tem o objetivo orientar e padronizar a rotina de higienização das mãos com o intuito de prevenir e controlar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Além de protocolos mais específicos, tais como: Medidas de Prevenção da Pneumonia associada à Ventilação Mecânica (PAV); e a Antibioticoprofilaxia em cirurgias pediátricas, que é utilização de um conjunto de procedimentos e recursos para prevenir e evitar as infecções cirúrgicas e também a resistência bacteriana.

A superintendente do HC, Catharina Costa, explica a importância de seguir esses protocolos e ressalta que os resultados são bastante positivos. “Nosso objetivo é promover processos mais eficientes e seguros, para melhor atender os usuários e o resultado dessas ferramentas é visualizado nos principais indicadores assistenciais da unidade, como por exemplo, o índice de óbitos que se encontra zerado desde dezembro de 2022”, completou.

Fonte: SES/SE