Referência nacional em atendimento à mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos completa, nesta terça-feira (09), sete anos de inauguração.
Dos mais de 3,5 milhões de atendimentos médicos, multiprofissionais, além de exames e procedimentos realizados durante o período, a paciente Liliane Silva foi uma das acompanhadas pelo Serviço de Oncologia Clínica (Tratamento com Amor) e expressou sua felicidade em fazer parte da história do Hospital da Mulher.
“Nunca pensei em chegar em um hospital e ser tratada como sou aqui. Todos os médicos, enfermeiros, atendentes, até a menina que tira meu sangue, tira com amor. Só tenho o que agradecer. Me sinto maravilhosamente bem por estar aqui”, compartilhou. “Que continue assim, que as pessoas continuem fazendo o trabalho delas com amor. Através desse amor e desse carinho, fui curada”.
Acolhendo pacientes dos 417 municípios, a unidade, certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), dispõe de serviços de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral, reprodução humana e endometriose, bem como mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME.
Ainda em 2024, a unidade, habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), passará a contar com o Serviço de Radioterapia, ampliando a capacidade de internamento para 243 leitos.
Para além da qualidade dos serviços prestados na assistência, o Hospital da Mulher é destaque pelo ensino e pesquisa, com o fomento de pesquisas cujo foco é o estudo do câncer na Bahia e participações em programas de destaque nacional, através de parcerias com o Ministério da Saúde, a Beneficência de São Paulo (BP) e Sociedade Internacional de Mastologia. Em 2023, a unidade foi selecionada como um dos cinco principais hospitais do Brasil para o tratamento da endometriose.
A instituição também é reconhecida pela adoção de práticas sustentáveis, com certificação concedida pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), devido às medidas para prevenção de desperdício, promoção de reciclagem e uso mínimo de materiais descartáveis, além de possuir o selo Green Kitchen, um reconhecimento à qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em todo o processo de produção de alimento, bem como no estímulo à alimentação saudável no ambiente hospitalar.
Fonte: Secretaria de Saúde da Bahia