I Encontro Regional de Segurança do Paciente: debate, desafios e avanços no território de Presidente Dutra/MA

Em Presidente Dutra/MA, cerca de 80 profissionais de saúde participaram do I Encontro Regional de Segurança do Paciente: Desafios e Avanços no Território. O evento, que contemplou 16 municípios da região e teve como principal objetivo retomar a discussão sobre segurança do paciente nesses territórios, representou uma oportunidade importante de retomar o diálogo sobre a instituição dos núcleos municipais de segurança do paciente.

O encontro contou com a presença dos representantes do Cosems/MA, Thiago Andrade, da Secretaria Estadual de Saúde, Sabino Neto, da Secretarias Municipais de Saúde, Micherlli Fernandes, do Sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde, Adalto Sousa, do Projeto Emanuela da Organização Pan-Americana da Saúde, Elias Duarte, de tutores da Planificação da Atenção à Saúde, da Beneficência Portuguesa (BP), além da participação online da assessora técnica do Conass,  Carla Ulhoa, que reforçou o caráter interinstitucional e colaborativo da iniciativa.

Conduzido pela tutora estadual do Planifica Maranhão, Thátila Brito, e pelos tutores municipais, Maylon Lima, Mariane Mota e Ionara Monsita, dos municípios de Joselândia, Gonçalves Dias e Tuntum, respectivamente, o encontro destacou o compromisso coletivo com a qualidade da assistência e a segurança do paciente.

Na ocasião, a consultora da Benefiência Portuguesa, Érika Souza, ministrou uma palestra magna em que troux reflexões sobre os desafios e responsabilidades compartilhadas entre gestores e profissionais de saúde em relação à Segurança do Paciente.

Já a mesa redonda mediada pela facilitadora da BP, Larissa Maciel, abordou a Segurança do Paciente na Região de Saúde de Presidente Dutra, com participação dos coordenadores dos Núcleos de Segurança do Paciente da Policlínica e do Hospital Macroregional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra-MA, e promoveu a troca de experiências e o alinhamento das práticas locais.

O encontro contou ainda com um momento de reflexão conduzido por Andréia Almeida, facilitadora da Planificação da APS (BP) na PAS, que apresentou estratégias para prevenção de riscos e promoção da qualidade assistencial nos núcleos de segurança do paciente.

O I Encontro Regional de Segurança do Paciente representou um passo importante no fortalecimento do diálogo interinstitucional, da articulação entre diferentes níveis de atenção e do desenvolvimento de estratégias concretas de segurança do paciente. O evento e os desdobramentos no período pós-evento, com as estruturas municipais, foram fundamentais para orientar e apoiar a instituição dos núcleos municipais de segurança do paciente, reforçando o compromisso com uma atenção integral, humanizada e equitativa e consolidando boas práticas que podem servir de referência para outras regiões.

Assessoria de Comunicação do Conass