IV Seminário Nacional de Vigilância e Saúde Ambiental

O IV Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, em formato virtual. Promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a edição deste ano tem como objetivo compartilhar experiências, fortalecer a Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) no Brasil e promover a reflexão e a integração da atuação dos componentes da VSA.

A Vigilância em Saúde Ambiental e é organizada a partir dos seguintes componentes: a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Substâncias Químicas; e a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos.

A qualidade da água que a população brasileira consome é monitorada constantemente pela Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, de modo a proteger a saúde das pessoas de possíveis contaminações químicas e biológicas. As empresas que prestam serviços de abastecimento de água devem cumprir procedimentos e exigências da Vigilância, de acordo com a Norma brasileira de potabilidade da água, e prestar informações sobre o abastecimento e sobre a qualidade da água periodicamente para o SUS e para a população.

A exposição humana a substâncias químicas perigosas pode causar uma série de problemas de saúde, desde intoxicações leves até câncer e óbito. A Vigilância de populações expostas a substâncias químicas busca informações sobre a utilização dessas substâncias no território brasileiro para evitar que a exposição humana aconteça e notifica todo e qualquer caso suspeito de intoxicação por essas substâncias.

Os poluentes atmosféricos são riscos ambientais que afetam consideravelmente a saúde humana, causando problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e até câncer. A Vigilância em saúde ambiental e qualidade do ar se encarrega de mapear as principais fontes poluidoras para identificar populações expostas a esses poluentes, gerando recomendações a população e ao SUS sobre como reduzir ou eliminar essa exposição e seus efeitos à saúde.

A experiência de 2021 mostrou a potencialidade dos eventos virtuais ao contar com mais de 4 mil inscritos e estimulou os territórios a se aproximarem desse ambiente de troca e construção, tornando-o o maior evento de saúde ambiental já realizado no Brasil.

O IV Seminário de Vigilância em Saúde Ambiental reunirá diversos especialistas e pretende fomentar temas relevantes como: Vigilância em Saúde Ambiental e o território, Controle social e Vigilância participativa e popular em Saúde Ambiental, Emergências em Saúde Pública e a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental, debater sobre Clima e Saúde Ambiental, entre outros.

Além disso, a programação do dia 19 conta com um período dedicado à realização de Oficinas Autogestionadas de VSA, as quais foram propostas por estados, municípios, regionais de saúde, instituições de pesquisa e outras organizações pertinentes. O objetivo da iniciativa é propiciar espaço aberto e autogestionado para trocas de experiências exitosas ou reflexões sobre a prática da VSA nos territórios. Espera-se que sejam momentos de contribuição para a prática inter e intrasetorial, interdisciplinar e participativa em VSA.

As inscrições ao evento serão abertas ao público através de uma plataforma específica do seminário: https://seminariovsa2022.com.br.

Em caso de dúvidas ou eventuais esclarecimentos, envie um e-mail para seminariovsa@saude.gov.br.