Luziânia debate Mais Saúde para Goiás

saudego
Foto: Divulgação

Os sete municípios que compõem a Regional Entorno Sul, da Secretaria da Saúde, começam a usufruir dos bons resultados obtidos pelo programa Mais Saúde para Goiás. Os avanços no atendimento direto à população estão sendo debatidos e apresentados, até a próxima quinta-feira, dia 29, em Luziânia, durante a Tutoria à Atenção Básica. A Regional de Saúde de Luziânia foi escolhida para o desenvolvimento do projeto piloto da Tutoria em função da densidade populacional e por abranger municípios tipificados como cidades-dormitórios.

Nesse evento, os técnicos continuam o processo de melhoria por meio do planejamento de todo o conhecimento teórico e da troca de experiência adquiridos durante as oficinas do programa Mais Saúde para Goiás. O encontro acontece no câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), localizado na Rua São Bartolomeu, Vila Esperança, Luziânia.

O Mais Saúde para Goiás é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS). A ação visa ampliar e melhorar a assistência à saúde no nível primário com a adoção de um atendimento eficaz e humanizado. Essa metodologia impacta na prevenção de doenças e agravos e na diminuição da quantidade de encaminhamentos para os serviços de saúde de média de alta complexidade.

“A atenção primária que se desenvolve nos municípios é a porta de entrada para o usuário do SUS. Ela resolve 85% dos problemas de saúde da população, evita o adoecimento e economiza recursos públicos”, salienta o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

Capacitação
O programa Mais Saúde para Goiás foi lançado em novembro de 2015. Por meio dele, todos os profissionais que atuam na área da saúde no território goiano – desde os mais simples aos mais graduados – estão sendo capacitados com a utilização de uma metodologia fundamentada na multiplicação de conhecimentos.

Antes e depois
Durante o evento estão sendo apresentados os resultados práticos do programa Mais Saúde para Goiás, entre os quais a mudança no acolhimento ao paciente, nos processos de trabalho e no ambiente da unidade de saúde. A gerente de Atenção à Saúde da SES/GO, Marisa Aparecida de Sousa e Silva, acentua que na Tutoria os técnicos saem da área do pensamento para a ação.

O desenvolvimento que resulta na melhoria de todos os processos de trabalho são coordenados por consultores do CONASS, com a participação direta de técnicos da Secretaria da Saúde do nível central e da Regional Entorno Sul e de representantes de uma unidade de saúde de cada um dos sete municípios da região – Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás.

A dinâmica da Tutoria da Atenção Básica é fundamentada na realização de reuniões para avaliação de problemas ou inconformidades, análise de fatores causais, priorização e elaboração de plano de ação, seguindo-se os passos do Ciclo de Melhoria.

Programação
A programação da Tutoria à Atenção Básica inclui também abordagens sobre Saúde Bucal, Mamãe e Bebê, Hipertensão e Diabetes. Os profissionais selecionados como facilitadores, em cada um desses municípios terão a tarefa de repassar todo o conhecimento aos colegas das unidades em que trabalham. Tais unidades serão caracterizadas como referência no município para a aplicação da metodologia nas demais unidades de saúde.

Marisa Aparecida de Sousa e Silva relata que os técnicos pretendem, a partir da prática dos processos de trabalho efetivados nas unidades de saúde, identificar as falhas, corrigi-las e propor novas ações para a melhoria na qualidade da assistência.

Mais informações: (62) 3201-3811

Fonte: SES/GO