“Março Lilás”: se vacinar contra HPV é ato de amor à vida

O papilomavírus Humano, comumente conhecido por HPV, é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais contagiosas do mundo. Um dos tipos, ainda, mais frequentes entre as mulheres, sendo o principal causador do câncer de colo uterino, doença que, mesmo prevenível, mata uma paciente por dia, em Pernambuco. Assim, como forma de conscientizar a sociedade e combater esta neoplasia que destrói muitas famílias do Estado, do Brasil e do mundo, é que neste mês celebra-se o “Março Lilás”.

Para um maior entendimento dos meios que protegem as mulheres do câncer de colo do útero, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) destaca a importância da vacina contra o HPV, disponível na rede pública para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.

Mais do que isso, também podem ser imunizados homens e mulheres imunossuprimidos, dos 9 aos 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Vale destacar: quanto mais cedo se tomar a vacina do HPV, mais a sua efetividade aumenta. E, numa reação em cadeia, mais mulheres vão se afastar do risco de adoecer de câncer de colo uterino, doença que mata, inclusive, pacientes em plena fase reprodutiva e produtiva – e não apenas pessoas das faixas etárias mais elevadas.

O câncer de colo do útero é uma doença evitável por meio da prevenção primária, driblando a infecção pelo vírus HPV com a vacinação e uso do preservativo (camisinha), e prevenção secundária, com diagnóstico precoce, através do exame citopatológico ( papanicolau) para tratamento em tempo oportuno das lesões precursoras, bloqueando a evolução da doença.

Fonte: SES-PE