Marcos Gadelha é o novo secretário da Saúde do Ceará: ‘Meu primeiro compromisso é trabalhar para que todo cidadão cearense seja vacinado’

Foto: Ascom/Casa Civil

Anuncio foi feito pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (19)

O governador Camilo Santana anunciou, nesta quinta-feira (19), quem irá comandar a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) após saída de Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), que esteve à frente da pasta por 2 anos e 7 meses. A partir de agora, o médico Marcos Antônio Gadelha Maia é o novo titular da Secretaria. Gadelha já integrava o quadro da Sesa, atuando, desde janeiro de 2019, como secretário executivo de Políticas em Saúde. Antes, foi secretário-adjunto da Saúde do Ceará de agosto de 2015 a dezembro de 2018.

“[Gadelha] terá a missão de ampliar as melhorias nessa área, tão importante para todos os cearenses”, disse o governador em suas redes sociais. “Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha nessa nobre missão e reafirmo minha gratidão ao Dr. Cabeto, que fez um grande trabalho. A Saúde terá sempre meu apoio e será sempre prioridade absoluta em nosso Governo”, continuou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com o novo secretário de Estado, é “uma honra e desafio enormes para um gestor assumir uma pasta relativa ao setor da Saúde”, mas que dará continuidade ao projeto que já vinha sendo desenvolvido pelo seu antecessor. “Esse projeto inclui uma Plataforma de Modernização da Saúde e que, nela, a gente trabalha com alguns valores  para que o cidadão cearense tenha conhecimento. A gente tem que trabalhar com transparência, valorizando as pessoas; trabalhar de forma eficiente e com o cuidado centrado no cidadão”.

Marcos Gadelha também ressalta seu empenho em dar prosseguimento à regionalização da assistência em saúde “para que a gente faça com que o cidadão cearense não precise se deslocar cada vez que ele precise ter acesso a algum tipo de serviço”.

Em relação à pandemia de Covid-19, o agora secretário afirma seu compromisso para que todos os cearenses sejam vacinados contra a doença. “O primeiro compromisso que eu, como secretário de Estado, quero assumir (…) é trabalhar para que todo cearense seja vacinado, porque a gente acredita na ciência”.

Quem é Marcos Gadelha

Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcos Gadelha é pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e em Cardiologia pelo Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), onde foi coordenador da Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, do Núcleo de Segurança do Paciente e, posteriormente, diretor-geral da unidade.

Titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), também tem especialização em Medicina Intensiva pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS) e em Segurança do Paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz).

Fonte: SES/CE