Ministério da Saúde, Conass e Conasems retomam a discussão dos Núcleos de Economia da Saúde

A reestruturação dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) das secretarias estaduais e municipais de saúde foi o tema da reunião realizada no Conass, nesta sexta-feira (02), com representantes do Conass, Conasems e do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho, do Ministério da Saúde (Desid/MS).

Participaram da reunião o coordenador de Administração e de Finanças do Conass, Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior; os assessores técnicos do Conasems, Blenda Leite e Daniel Faleiros, além da coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde, Jamyle Calencio Grigoletto e da equipe do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho, do Ministério da Saúde (Desid/MS).

Os Núcleos de Economia da Saúde são espaços de referência em Economia da Saúde nos estados ou nos municípios onde se encontram e atuam na disseminação local das ações deste campo de conhecimento, com vistas a subsidiar os gestores no processo de tomada de decisão que proporcione o melhor uso dos recursos disponíveis, a partir da aplicação do conhecimento e das ferramentas da economia da saúde.

De acordo com Jamyle Grigoletto, o primeiro passo para a reestruturação é realizar um diagnóstico da situação atual desses núcleos, bem como das ferramentas e instrumentos da economia da saúde, como o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), o Banco de preços em Saúde (BPS) e o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS). “Precisamos saber como está a implementação desses núcleos, se estão formalmente instituídos nas secretarias, quais atividades têm sido desenvolvidas no âmbito da economia da saúde, quais instrumentos estão sendo utilizados. Precisamos identificar os problemas e as potencialidades para definirmos o curso de ação que será adotado”, analisou.

 

 

A partir desse diagnóstico, segundo a coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde, serão desenvolvidas estratégias para fortalecer esses espaços de referência em Economia da Saúde nos estados e nos municípios.

Antonio Carlos Rosa de oliveira Junior, coordenador de Administração e de Finanças do Conass, ressaltou a importância da retomada do diálogo do tema economia da saúde, com o foco nos Núcleos de Economia da Saúde, fortalecendo, assim, instrumentos como o SIOPS, o BPS e o ApuraSUS. De acordo com o coordenador, isso possibilita avançar em discussões como o financiamento da saúde, por exemplo. Para Antonio Junior, a participação dos estados e municípios na retomada desse processo é fundamental para o fortalecimento dessa política.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000