Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra influenza e a meta é imunizar 90% de dos públicos prioritários

Este ano, a vacinação contra a gripe será em duas etapas e com a convocação simultânea dos públicos-alvo.

 

A partir desta semana, o Ministério da Saúde (MS) intensifica a campanha de imunização contra a influenza, com o objetivo de prevenir as complicações decorrentes da doença, óbitos e o seu impacto na saúde pública, assim como reduzir os sintomas que geram muitas dúvidas na população, ao confundi-los com os sintomas da Covid-19.

Este ano, o MS está fazendo duas importantes mudanças na estratégia de imunização contra a infuenza, para adequar as necessidades da região Norte do país às particularidades das mudanças climáticas.

A sazonalidade da influenza levou o MS a adotar um calendário diferenciado para a Região Norte, especialmente, por conta do ciclo das chuvas que ocorre entre os meses de novembro e maio, e cujo período é conhecido como “inverno amazônico”. Com isso, a vacinação no Norte do país será no segundo semestre, entre os meses de novembro e dezembro. Nas demais regiões (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), a imunização será realizada nos meses de março e abril.

A outra mudança relevante é a mobilização simultânea dos grupos prioritários. Neste sentido, a campanha publicitária criada pela agência DeBrito Brasil contempla um conjunto de peças assertivas, cujas mensagens fortalecem a agenda de vacinação contra a influenza, ao mesmo tempo em que busca envolver e conscientizar a população sobre a importância de se vacinar e de contribuir para que a vacinação este ano alcance a meta de 90% de cobertura para cada um dos públicos prioritários.

Esta é uma conquista que se impõe como fundamental, sobretudo, porque em 2023, a despeito de todo esforço realizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), mais uma vez, a vacinação contra a gripe, como também é chamada, ficou abaixo das expectativas, com apenas 42,7% de cobertura dentre os grupos priorizados.

Este ano, a campanha de divulgação além de informar também procura sensibilizar os brasileiros, por meio de mensagens que incentivam à vacinação; esclarecem sobre a eficácia da vacinação, além de tratar do acolhimento do SUS, da empatia e do cuidado com o próximo.

Pra Vida Seguir em Frente, Eu Digo Sim Pra Vacina

Ao convocar os públicos-alvo da campanha a se vacinaram contra a influenza, o MS reafirma a eficácia da vacina como solução na prevenção e proteção contra várias doenças. Desta forma, a campanha também ensina que vacinar-se é um ato de respeito e compromisso com a sociedade. Quando a população diz “sim” para a vacina, o Brasil fica mais próximo da erradicação de várias doenças.

A partir dessa concepção, a campanha publicitária é lastreada no conceito: Pra Vida Seguir em Frente, Eu Digo Sim Pra Vacina. A mensagem comunica a importância da atitude de se vacinar. As vacinas salvam vidas, porque proporcionam a proteção que toda a população precisa para continuar a ter uma rotina mais segura. “Seguir em frente” é também uma referência ao fato de que o Movimento Nacional pela Vacinação não para de trabalhar para cuidar da saúde dos brasileiros.

Neste sentido, a campanha terá um foco regional (capitais do NE/CO/SE e Sul) e vai ampliar as estratégias e ações de comunicação já existentes, ao conscientizar, mobilizar e convocar o público prioritário para a vacinação contra a influenza.

Pra Vida Seguir em Frente, Eu Digo Sim Pra Vacina é o conceito que vai estar presente em todas as peças da campanha a ser veiculada entre os dias 26/03 e 25/04 pela internet (Vídeo, DCO e Display), mídias out-of-home (OOH – MUB, Metrô, Relógio e Painel de LED), além da TV (Vídeo e Merchan) e do rádio (spot).

E para garantir que a distribuição dos conteúdos seja efetiva, a estratégia adotada contempla os principais canais de penetração entre os públicos, assegurando a cobertura da mensagem. Para tanto, a campanha será reforçada com o uso de ferramentas que vão amplificar o volume e a visibilidade da campanha, como TIK TOK Creative Exchange, o X – Spotlight + Takeover (Lembrete Dia D, vamos convidar o público a dar um like para ser avisado quando chegar o dia), o canal Mega Curioso no Youtube (produção pelo canal Mega Curioso de um vídeo educativo a respeito da importância da vacinação contra a influenza), além do ZapMedia, cuja ferramenta  permite o disparo automático e massificado de mensagens/textos, imagens e vídeos para os usuários do whatsapp.

Com vistas à meta de cobertura vacinal de 90% para este ano, a campanha publicitária do MS adotará ações distintas para falar com a População geral; os Grupos prioritários; Profissionais de saúde, formadores de opinião e educadores, os quais somam cerca de 70 milhões de brasileiros.

As peças da campanha vão mostrar como esses públicos estão integrados e que agora podem se vacinar simultaneamente. Afinal, todos estão juntos quando dizem sim para o Movimento Nacional pela Vacinação.

Além disso, a campanha se conecta com a população, ao mostrar que a vacinação contra a gripe protege gestantes, previne casos graves da doença, inclusive, entre os idosos, e mais: que vacina salva vidas. Várias peças vão contar com a marca registrada do personagem Zé Gotinha, ícone do Programa Nacional de Vacinação e dos brasileiros e com a assinatura: Contra a gripe, eu digo sim pra vacina.

Acesso ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=tEkq31OqdeM

Fonte: Ministério da Saúde