Ministério da Saúde visita Policlínica Regional do Ceará; modelo oferece atenção especializada à população das Regiões de Saúde

Visita ocorreu na Policlínica Regional em Maracanaú

O modelo das policlínicas regionais do Ceará foi apresentado ao Ministério da Saúde na última terça-feira (16). A unidade de Maracanaú recebeu a visita do secretário de Atenção Especializada do MS, Adriano Massuda, que foi acompanhado pela secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

“É uma estrutura muito interessante, que tem como foco oferecer atenção especializada à população. Esse exemplo pode servir para o resto do Brasil, em regiões que não têm estrutura da Atenção Especializada. É o Sistema Único de Saúde (SUS) sendo fortalecido em todas as suas etapas”, comentou.

A secretária da Saúde destacou a importância do momento. “Eu estou muito feliz de recebê-lo numa policlínica. A intenção do Governo do Ceará é fortalecer cada vez mais esse tipo de equipamento e que sirva de modelo para todo o Brasil”, disse.

Atualmente, a Sesa conta com 22 policlínicas distribuídas nas cinco Regiões de Saúde. A de Maracanaú atende a população de oito municípios (Acarape, Barreira, Guaiúba, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Palmácia e Redenção).

Até março de 2024, a Policlínica Regional em Maracanaú realizou mais de 18 mil atendimentos. Os pacientes podem ser consultados por médicos especialistas em Neurologia, Reumatologia, Cardiologia, Traumato-ortopedia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Gastroenterologia. Também é oferecido atendimento multiprofissional nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social.

LEIA TAMBÉM: Ceará regionaliza aplicação de injeção intraocular com implementação de protocolo na Policlínica Regional em Maracanaú 

Além da policlínica que fica em Maracanaú, ainda existem estruturas semelhantes em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Crato e Canindé.

O diretor executivo do Consórcio Público de Saúde da Região de Maracanaú, Bruno Eloy; o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso; e a assessora executiva da Sesa, Raquel Carvalho, também participaram da visita.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
Texto e fotos: Fátima Holanda