Movimenta APS: 2ª Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde aconteceu na quarta-feira (6)

Foto: Acervo da Secretaria de Saúde

Na última quarta-feira (6), a UAPS Catarina Evangelista de Sousa (Mutamba) recebeu a 2ª oficina do Planifica APS, onde ocorreu o giro pela unidade e conversa com os Agentes Comunitários de Saúde. A programação teve continuidade à tarde com a oficina sobre Território e Gestão de base populacional com a equipe da unidade formativa.

A ação faz parte do Projeto Movimenta APS, que tem como eixos ações de educação permanente; planificação da atenção à saúde – que consiste no planejamento e na organização dos processos de trabalho das unidades; e o aperfeiçoamento da força de trabalho.

Icapuí e Quixeré foram os municípios escolhidos entre os vinte da Região do Litoral Leste Jaguaribe, como unidades piloto do Programa, sendo chamados de Unidades Formativas (UF). Em Icapuí, foi escolhida a Unidade de Atenção Primária à Saúde Catarina Evangelista de Sousa I e II, da Mutamba, e os tutores municipais multiplicarão o programa para as outras sete Unidades de Saúde do município.

Participaram do dia de formações, as consultoras do CONASS, Sandra Denisse, Maria Aparecida e Mariana Barros, a Coordenadora da Atenção Primária do Estado, Thais Facó, técnicos da SESA, coordenadorias de saúde de Russas e Aracati, além de técnicos da saúde de Icapuí.

A qualificação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), e apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Associação Umane e secretarias municipais de saúde.

Prefeitura de Icapuí