Municípios capixabas aderem ao Programa SUS Digital do Ministério da Saúd

Municípios do Espírito Santo estão se engajando na política de transformação digital por meio do Programa SUS Digital, uma iniciativa liderada pelo Ministério da Saúde. O propósito principal é aumentar a acessibilidade da população aos serviços e ações de saúde, promovendo a adoção de tecnologias emergentes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e estimulando a capacitação contínua em saúde digital para os profissionais da área.

Dessa forma, o programa abrange áreas como telessaúde, teleassistência, telediagnóstico, teleducação, inovação, monitoramento e avaliação de dados, sistemas de informação, plataformas e desenvolvimento de aplicativos.

A ação conjunta entre a Secretaria da Saúde (Sesa), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo mobilizou os 78 municípios e 100% deles aderiram à primeira etapa do programa, que prevê a elaboração dos Planos de Ação Saúde Digital por macrorregião de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, participou da coletiva do Ministério da Saúde, realizada nessa segunda-feira (08), em que um dos temas apresentados foi o avanço do SUS Digital.

“Compartilhamos a excelente notícia de adesão dos 78 municípios capixabas ao Programa SUS Digital. Essa iniciativa chega para beneficiar o cidadão, profissionais de saúde e gestores, e vai aumentar a acessibilidade dos serviços de saúde por meio da adoção de tecnologias, em parceria com instituições locais e regionais. Estamos elaborando os Planos de Ação Saúde Digital por macrorregião para alcançarmos uma saúde pública mais eficiente e acessível a todos”, pontuou Miguel Duarte.

Para o subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias da Silva, o Programa SUS Digital traz uma perspectiva integradora em nível nacional e de avanços para o SUS no processo de transformação digital, a fim de incorporar novas tecnologias assistenciais e qualificar o acesso aos serviços e o atendimento ao usuário.

“Poderemos garantir maior aporte de recursos federais para implementar as ações já em desenvolvimento em telessaúde, gestão de informações estratégicas, informatização da rede ambulatorial e hospitalar, além de inovação em saúde e regulação, entre outras”, comemorou Francisco José Dias.

Outros objetivos do Programa SUS Digital dizem respeito à conscientização e ao engajamento para o tratamento adequado dos dados pelos atores do SUS, fomentando a cultura da saúde digital e a proteção de dados pessoais, além do fortalecimento da participação social e do protagonismo do cidadão na criação de soluções digitais inovadoras.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, reforça que a transformação digital vai além da incorporação de tecnologias, mas também diz respeito à mudança de cultura e de processos para solucionar os desafios do SUS. “Passar pela transformação é investir no futuro e fortalecer os princípios de universalidade, equidade e integralidade do sistema de saúde, proporcionando melhorias e inovação no cuidado e assistência aos usuários e ainda na gestão da saúde”, completou Fabiano Ribeiro.

A coordenadora do Apoio Institucional, Manuella Riquieri, detalhou que os profissionais do projeto, que fazem parte do ICEPi, e do Cosems/ES se reuniram com os municípios para orientar o processo de adesão e explicar os benefícios do Programa SUS Digital. “Os gestores compreendem a importância de mais esse avanço e estão empenhados em passar por cada etapa do programa para que possam alcançar resultados para a população capixaba”, explicou.

Entenda o programa

O Programa SUS Digital foi instituído pelas portarias nº 3.232 e nº 3.233, de 1º de março deste ano, pelo Ministério da Saúde. A iniciativa se aplica ao campo da saúde como um todo, pois inclui a atenção integral, a vigilância em saúde, a formação dos profissionais, a gestão do SUS em diferentes níveis e esferas, o planejamento, a pesquisa e a inovação.

Para o exercício do direito à atenção integral, é preciso criar estratégias para superar barreiras econômicas e sociais que ainda se interpõem entre os usuários e o sistema de serviços de saúde. Por isso, um dos focos da expansão da saúde digital é articular o atendimento especializado nos locais de difícil acesso, fomentando a articulação entre a atenção primária e secundária.

Mais informações sobre o SUS Digital: https://portalfns.saude.gov.br/instituicao-do-sus-digital/

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br