No Piauí, ambulatório do HGV amplia em 20% o número de atendimentos em 2023

O ambulatório do HGV fechou o ano de 2023 com 134.220 consultas especializadas realizadas

 

O Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde, do Hospital Getúlio Vargas (HGV), fechou o ano de 2023 com 134.220 consultas especializadas realizadas. Um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 107.007 atendimentos. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (Niavs) do HGV.

De segunda a sexta-feira, centenas de pessoas procuram a unidade de saúde para receberem atendimento. Como é o caso do pedreiro A.R.C, 61 anos, morador da zona Norte de Teresina. Ele conta que há cinco anos passou por uma cirurgia de próstata, no próprio HGV. Desde então, anualmente ele consulta um médico urologista para saber do quadro atual.

“Agora vim para uma consulta de retorno para uma nova avaliação. Graças a Deus estou bem. O médico disse que não há alteração. É muito bom estar com a saúde em dia. Agradeço a todos que trabalham aqui pelo que fizeram por mim e fazem por muitas outras pessoas”, completa.

A diretora do Ambulatório Integrado, enfermeira Iolete Soares, explica que além das consultas, outros serviços também são disponibilizados na unidade como exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, atendimentos fisioterápicos, procedimentos odontológicos e pequenas cirurgias em diferentes áreas médicas.

“Contamos com diversas especialidades médicas e serviços. Todos reunidos aqui à disposição da população. Isso é motivo de grande satisfação para nós”, pontua a enfermeira.

O diretor técnico do HGV, Brenno de Andrade, destaca que esse aumento se deve ao apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em reestruturar e ampliar os serviços como por exemplo a linha do AVC e o ambulatório de transplante renal.

“Isso gerou um aumento no número de consultas e, consequentemente, de mais profissionais atuando e trazendo resultados positivos para a população. Para 2024, a proposta é ampliar esses indicadores do ambulatório que mais realiza consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Piauí”, conclui o gestor.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, comentou o desempenho do ambulatório. “Estamos trabalhando para garantir mais investimentos e melhorar ainda os atendimentos à nossa população”, declarou.

 

Fonte: Secretaria de Saúde do Piauí