É com profundo pesar que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) recebe a triste notícia do falecimento do Dr. Antônio Carlos Figueira, renomado médico, ex-secretário de saúde do estado de Pernambuco e ex-presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Sua partida representa uma perda irreparável para a comunidade médica, para a saúde pública e para todos aqueles cujas vidas foram tocadas por sua dedicação incansável e comprometimento inabalável com o bem-estar coletivo.
Nos anos 2000, liderou a expansão do IMIP, incorporando o Hospital Pedro II e transformando o IMIP em um dos maiores complexos hospitalares do País 100% SUS, com 1.100 leitos hospitalares e mais de 5 mil funcionários. O reconhecimento do papel crucial do IMIP e de outras instituições filantrópicas no atendimento pelo SUS ocorreu em 2011, com a assinatura de portaria 100% SUS.
Como secretário de saúde, inaugurou o Hospital Pelópidas Silveira, o novo prédio do Hospital do Câncer, liderou o projeto do Hospital da Mulher de Caruaru e iniciou a construção do Hospital Mestre Vitalino de Caruaru. Além disso, concebeu e entregou várias unidades da rede de atendimento ambulatorial especializado, conhecidas como UPAE (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada).
Foi o primeiro representante do Conass na Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM), em 2011, e foi parceiro do Ministério da Saúde em vários projetos, como o o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e o Mais Médicos, além de ter colaborado com o SOS Emergência.
Neste momento de luto, o Conass se solidariza com familiares, amigos, colegas de profissão e todos os que foram impactados pela perda do Dr. Antônio Carlos Figueira. Que encontrem conforto na memória de sua vida exemplar e no legado transformador que deixou para a saúde pública brasileira.