Nota do Conass a respeito da vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade contra a Covid-19

No dia 16 de setembro, a Anvisa autorizou a ampliação do uso da vacina Comirnaty, fabricada pela Pfizer, em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, para imunização contra Covid-19. A aprovação permite ampliar a vacinação contra a Covid-19 para as crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, tendo em vista que a vacinação das crianças com 3 ou mais anos de idade já havia sido iniciada com a vacina Coronavac.

Cabe destacar a importância da vacinação desse grupo etário, tendo em vista que, conforme destaca o Boletim InfoGripe, da Fiocruz, no que se refere aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pela Covid-19, na última semana epidemiológica 43 – referente aos dias 23 a 29 de outubro, as crianças de 0-4 anos foram “o grupo com maior risco, considerando-se a população até 60 anos de idade”.

Neste sentido, o Conass defende a compra imediata de doses suficientes para vacinar toda a faixa etária incorporada e que a vacinação seja oferecida para esse grupo sem restrições como a que está definida na Nota Técnica Nº 114 / 2022 – DEIDT/SVS/MS, na qual incluiu somente as crianças com comorbidades. Esta posição institucional foi expressada em todos os fóruns com participação de representantes do Conass. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicaram nota técnica conjunta onde endossam a recomendação da Câmara Técnica Assessora do Programa Nacional de Imunizações (CTAI-PNI) pela oferta imediata do imunizante para essa parcela da população, independentemente da presença de comorbidades.

Brasília, 10 de novembro de 2022.

Nésio Fernandes de Medeiros Junior
Presidente do Conass

*Texto atualizado às 18:45.

Versão PDF