Conass participa de consulta técnica global com países membros da OMS

O Conass participou hoje de consulta técnica global com os países membros sobre “Estimativas de Excesso de Mortalidade Associadas com a Pandemia de Covid-19”.

O Coordenador técnico Fernando Cupertino apresentou um relato sobre a experiência do CONASS em parceria com a Organização Global de Saúde Pública Vital Strategies e a ARPEN com o Painel sobre Excesso de Mortalidade.

A análise oportuna do excesso de mortalidade por causas naturais é uma estratégia que permite avaliar os efeitos diretos e indiretos da pandemia de Covid-19 nos países e territórios sub-nacionais.

A infecção por Sars-CoV-2 não é necessariamente a causa direta do excesso de mortalidade. Este excesso em relação ao esperado pode também ser reflexo de mortes provocadas, por exemplo, pela sobrecarga nos serviços de saúde, pela interrupção de tratamento de doenças crônicas ou pelo temor dos pacientes em buscar assistência à saúde, pelo medo de se infectar pelo novo coronavírus. Traz assim um indicador importante para o gestor dos serviços de saúde monitorar o impacto da pandemia e os resultados das intervenções realizadas para a organização da Rede de Atenção à Saúde durante a pandemia.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde representa o conjunto das 27 secretarias de saúde dos estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde agosto de 2020, em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, publica e atualiza em seu site, a cada 15 dias, um painel que apresenta a evolução do excesso de mortalidade para o país, suas grandes regiões e cada estado federado, segundo sexo e faixa de idade.

Em um universo de aproximadamente 1, 2 milhões de óbitos esperados para o país em cada ano, observou-se um excesso de 275.587 óbitos em 2020 e 510.813 óbitos em 2021.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000